Esposa com ciúme obsessivo a ponto de proibir as coisas é normal?

Feita por >José · 4 fev 2018 Ciúmes

Minha esposa tem ciúme obsessivo ao ponto de proibir que eu assista filmes e até mesmo de jogar um joguinho de carro que gosto, então me sinto privado de pequenos prazeres da vida, além disso qualquer coisinha ela fica com raiva, tentar mantê-la calma é uma tarefa difícil, mas que eu tenho conseguido, fora tudo isso o orgulho que ela tem é muito grande, ela nunca admite que estar errada, mesmo que eu demonstre isso com amor para ela. Juntando todas estas pessas: Cíume, proibições, ameaças de ir embora com muita facilidade (e por idiotices), tomada de decisões por mim, raiva muito fácil, e um orgulho incrível, com tudo isso tenho me sentido muito mal, mas aprendi a tratar o mal que ela faz com o bem, pois mal por mal, já evidenciei que só piora as coisas. Uma coisa ela teve uma família completamente desestruturada, sendo a mãe dela o tipo de pessoa mais orgulhosa da face da terra, aquele tipo de pessoa que sai atrás do filho com facão, em fim eu tenho certeza que isto é de família. Depois de tudo isso vem a minha pergunta, isto que ela tem é alguma patologia? É possível resolver isso com a ida ao psicólogo? Por favor alguém me ajude.

A melhor resposta 4 FEV 2018

José, boa tarde! Respondendo a sua pergunta, sim sua esposa pode ser ajudada com psicoterapia e lidar com essas questões dela que tem impactado o relacionamento de vocês, mas para isso é importante que ela queira se tratar. Você não fala sobre a percepção dela dessas situações, se depois ela acha que agiu errado ou se desculpa, esse é um ponto importante, ou seja, como ela avalia o próprio comportamento dela. Estamos à disposição para ajudá-la se ela estiver disposta a fazer psicoterapia.

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

5 MAR 2018

Olá, José!
No seu relato, percebo que há insatisfação e certa inquietude sobre o tipo de relação que vocês vivenciam. Relacionamento a dois sempre é passível de diferenças, uma vez que são duas subjetividades implicadas e co-responsáveis. Nesse contexto, vem a tona mecanismos de defesas, resistências e projeções que conduziram o nível comunicação e aceitação do outro. Oriento começar pelo estreitamento do diálogo, como forma de perceber e entender que o mais importante será buscar formas saudáveis de convivência a dois. A ajuda de um psicólogo será de suma importância nesse processo de dissolução de certos rótulos e paradigmas da relação.

Encontro-me á sua disposição,
Sara Rodrigues
____________________________
Psicóloga / Recife-PE

Sara Rodrigues Psicólogo em Recife

82 respostas

5 FEV 2018

José, imagino como deve estar sendo difícil para você. Eu costumo dizer nas minhas aulas e para meus pacientes que todo comportamento exagerado demais, gritante demais é indício de que algo está muito errado. Somente com uma avaliação daria para entender bem o que está se passando com sua esposa, ciúmes excessivos podem ser reflexo de muitas outras coisas. Sim, a família e o contexto que ela cresceu podem favorecer comportamentos patológicos. O ideal é tentar conversar com ela e acompanha-la num atendimento com um psicólogo. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

5 FEV 2018

jose, te recomendo buscar ajuda de um psicologo que seja terapeuta de casal, ok?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

5 FEV 2018

Oi, José! A psicoterapia pode ser um espaço de bastante auxílio para sua esposa, onde ela poderá aliviar suas angústias e compreender-se melhor, a partir disso os reflexos poderão ser sentidos no rrelacionamento familiar.
Porém é importante que ela queira começar a terapia e se sinta a vontade nesse ambiente, isso é fundamental para qualquer processo funcionar. Aproveite a sua disponibilidade em cuidar dela e do relacionamento de vocês e tenha uma conversa sobre a ida dela a um psicólogo.
Me coloco a disposição para ajudar.

Att, Núbia Barbosa.

Núbia Cristina Farias Barbosa Psicólogo em Fortaleza