O que posso fazer para controlar melhor minhas emoções e pensamentos maliciosos?

Feita por >Emília Sampaio · 27 fev 2023 Abordagem psicológica

Meu nome é Emília, tenho 18 anos e tenho problemas para controlar minhas emoções. Acho que o meu problema é relaxar, talvez seja muito estresse acumulado ou raiva reprimida, não sei. Não entendo. Acontece que, recentemente isso tem piorado. Antes eu conseguia reprimir estas emoções, mas agora é difícil. Atualmente, tem essa pessoa que vou chamar de 'X'. X é minha amiga, ela é legal e simpática, sempre conversamos e etc. Porém, toda vez que penso nela, vejo ela ou troco palavras com ela eu sinto algo ruim. Penso em coisas ruins. Em outras palavras, sinto um ódio sem sentido por X. A maioria desses pensamentos é sobre matá-la. De alguma forma, ela me irrita. Eu tento não sentir isso, mas no final sempre termino pensando nas mesmas coisas.
Eu não quero continuar pensando esse tipo de coisa. Por isso vim aqui em busca de conselhos. Eu não quero fazer algo ruim.

A melhor resposta 9 MAI 2024

Oi Emília.
O que te falta é entender o significado das emoções, por enquanto você está sendo refém das emoções, não sabe o significado de cada uma e não sabe decidir o que melhor fazer.
Por qual motivo, quando você fala, vê ou pensa em X sente irritação, raiva, sente algo não bom?
Será que precisa ter ela como amiga? Teu corpo nunca mente, precisa melhores decisões.
Antes dos 18 anos voce conseguia reprimir, agora não mais porque agora voce iniciou o nascimento do teu verdadeiro Eu. Agora é o nascimento psicológico onde voce se responsabiliza pelos tuas escolhas e decisões, precisa superar as tuas dificuldades até ser dona de si mesma, dona das suas emoções e não ser conduzida por elas. A pressão aumentará até voce resolver.
Você está aqui para se resolver, se realizar.
Para melhores detalhes, só quando em processo psicoterapêutico.
Abraços... aproveita a oportunidade, compreendendo as emoções, pode controlá-las, caso contrário ficará refém delas.