Terapia de regressão

Feita por >Laís Duarte · 19 mar 2015 Regressão

Terapia de regressão é o mesmo que hipnose?

A melhor resposta 31 MAI 2015

Olá Laís!
A Terapia de Regressão é uma técnica extremamente eficaz para resolução de conflitos mas, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é utilizada com a aplicação da Hipnose Clássica. Este tipo, que deixa o cliente em estado inconsciente, geralmente, é utilizado pelos profissionais de Odontologia para a realização de alguns procedimentos, nos quais, o paciente (como as grávidas) não
pode receber anestesia. Em Psicologia é utilizado a Hipnose Ericksoniana, na qual, o cliente fica apenas em estado alterado de consciência e totalmente lúcido e consciente, pois precisará narrar suas percepções ao seu terapeuta durante o processo. A Hipnose é regulamentada pelo CFP - Conselho Federal de Psicologia conforme Resolução CFP número treze, barra zero zero de vinte de Dezembro de dois mil. Mas, apenas os psicólogos que fizeram o Curso de Formação específico podem utilizar-se da técnica. Infelizmente, alguns profissionais que desconhecem a metodologia e a regulamentação, transmitem informações incorretas sobre o assunto, por este motivo citei o número da regulamentação para que não haja dúvida.
Desejo-lhe boa sorte!

Cristina Santos Psicólogo em Recife

40 respostas

1 JUN 2015

Olá Laís,
A Terapia de Regressão é uma técnica extremamente eficaz para resolução de conflitos mas, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é utilizada com a aplicação da Hipnose Clássica. Este tipo, que deixa o cliente em estado inconsciente, geralmente, é utilizado pelos profissionais de Odontologia para a realização de alguns procedimentos, nos quais, o paciente (como as grávidas) não pode receber anestesia. Em Psicologia é utilizado a Hipnose Ericksoniana, na qual o cliente fica apenas em estado alterado de consciência e totalmente lúcido e consciente, pois precisará narrar suas percepções ao seu terapeuta durante o processo. A Hipnose é regulamentada pelo CFP - Conselho Federal de Psicologia - conforme Resolução CFP N.º 013/00 de 20 de Dezembro de 2000. Mas, apenas os psicólogos que fizeram o Curso de Formação específico podem utilizar-se da técnica. Infelizmente, alguns profissionais que desconhecem a metodologia e a regulamentação transmitem informações incorretas sobre o assunto, por este motivo citei o número da regulamentação para que não haja dúvida. Desejo-lhe boa sorte!

Cristina Santos Psicólogo em Recife

40 respostas

26 MAR 2015

A hipnose é uma técnica utilizada para você entrar em transe, atingir um relaxamento profundo, o qual é necessário para a regressão.

20 MAR 2015

A hipnose é uma das formas de realizar a regressão, mas não é a única.

Thereza Christina Telles Psicólogo em Rio de Janeiro

14 respostas

20 MAR 2015

A hipnose é utilizada para a realizar a regressão, mas não é uma prática psicológica, embora psicólogos a realizem, porque não é científica. A regressão supostamente faz o indivíduo voltar a estágios anteriores do desenvolvimento, o que é interpretado como imaginação para os cientistas, e até vidas passadas, fato esse que não pode ser provado nem testado empiricamente, portanto não é validado como prática cientifica, portanto pode haver repressão pelos Conselhos de Psicologia caso o terapeuta ou a pessoa que o faça divulgue isso como prática psicológica.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza