Suspeito que posso ser autista.

Feita por >Daniel · 3 mai 2024 Autismo

Sou uma pessoa bem antisocial pois não gosto de contato humano adoro ficar sozinho, tenho várias esteriotipias como sacudir as mãos de forma inconsciente, sou muito hiperativo, adoro separar objetos por cores tamanhos formas assim adoro fazer listas e anotações que nem são úteis, tenho dores de cabeça e dores nos ouvidos quando ouso sons altos além de que tenho muito medo de locais movimentados e abertos, meus olhos e olfato também são muito sensíveis, tenho nessesidade constante de rotinas além de ser impossível eu entender ironia e muitas piadas, em geral tenho esses sintomas desde a infância assim suspeito que posso ter autismo o que devo fazer?
Existe algum médico em específico que eu deva procurar?

A melhor resposta 4 MAI 2024

Oi Daniel
Não há nada de errado contigo. O que voce sente são características da tua personalidade. Cada um é diferente, mas a sociedade, o sistema educativo quer que todos sejam iguais, quer que todos se “socializem”... Existem pessoas que simplesmente não suportam contato humano, ou melhor, não suportam ser manipuladas, não gostam de pegação, preferem ficarem sozinhas, elas criam um “mundo paralelo” e se refugiam nele quando se sentem ameaçados.
Mesmo que sejas autista, não há nenhum mal em ser autista; antes, é um privilégio porque tens habilidades extremamente superiores aos normais. Tudo o que voce relatou: adora ficar sozinho, hiperatividade separar coisas por formas, cores... sensibilidade alta dos olhos e ouvidos, prefere estar com pessoas verdadeiras, foge das irônicas... todas estas, são habilidades, qualidades superiores, não precisa de nenhum médico.
Precisa sim cair fora desses ambientes que não sabem lidar com pessoas superiores como você. A sociedade, o sistema educativo não sabe lidar com inteligências diferentes e superiores. Eles apenas sabem lidar com pessoas medíocres, as que estão na média; Os que estão acima da média são consideradas por eles doentes, ou problemáticas.
Não compre esta avaliação para ti mesmo.
O que pode fazer é Terapia para se conhecer e criar estratégias de como se defender desse meio e como realizar-se.
Abraços e estou à tua disposição!

5943 respostas

4 MAI 2024

Daniel, é compreensível que você esteja buscando respostas para os sintomas que está enfrentando e suspeitando que possa ser autista, dada a sua descrição. É importante reconhecer que buscar ajuda é um passo significativo em direção ao entendimento e cuidado com sua saúde mental.

Para investigar suas suspeitas e obter um diagnóstico preciso, o primeiro passo seria consultar um profissional de saúde especializado em transtornos do espectro autista (TEA). Um médico que frequentemente lida com diagnóstico e tratamento de autismo é um psiquiatra ou um psicólogo especializado em saúde mental infantil e transtornos do desenvolvimento. No entanto, é crucial encontrar um profissional com experiência específica em avaliação e diagnóstico de autismo.

Ao agendar uma consulta, você pode explicar seus sintomas e preocupações ao médico, que poderá conduzir uma avaliação detalhada. Isso geralmente envolve entrevistas clínicas, observação comportamental e, às vezes, questionários ou testes específicos para avaliar os sintomas e determinar se há um diagnóstico de autismo.

Além disso, se possível, pode ser útil reunir informações sobre seu desenvolvimento desde a infância, incluindo quaisquer relatórios escolares ou avaliações anteriores, para fornecer ao médico um quadro mais completo de sua história.

Lembre-se de que obter um diagnóstico de autismo pode ser um processo complexo e levar tempo. No entanto, é um passo importante para entender melhor seus sintomas e receber o suporte e tratamento adequados.

Se você estiver enfrentando dificuldades para encontrar um médico especializado em TEA, pode ser útil entrar em contato com organizações locais de autismo ou centros de saúde mental, que podem fornecer orientações e recursos para encontrar profissionais qualificados em sua área.

Estou aqui para oferecer apoio e orientação durante todo o processo, então não hesite em me procurar se tiver mais dúvidas ou precisar de mais informações.

Atenciosamente
Tayhana Queiroz

Tayhana Queiroz Psicólogo em Fortaleza

35 respostas

4 MAI 2024

Ola Daniel, seria importante você buscar uma avaliação com um psicólogo.

Kenia Marjori Cunha Dickow Psicólogo em Curitiba

3 respostas

4 MAI 2024

Bom dia, Daniel! Obrigado por escrever. Que bom que você escreveu. Inicie tendo a certeza de que você é um ser humano rico de possibilidades e potencialidades, com coerências e incoerências, com confortos e desconfortos, como os demais. A grande avaliação que se deve fazer, que modifica mesmo as coisas, é o autoconhecimento, o entendimento mais amplo possível da natureza humana. Diagnósticos são partes das pessoas, não se sobrepõem às pessoas, não podem sobrepor.
A alternativa para o autoconhecimento envolve o grande especialista em ti, que é você mesmo, que deve procurar por um psicólogo profundo; vindo você, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.
Estarei a disposição para maiores esclarecimentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8769 respostas

4 MAI 2024

Olá Daniel, primeiramente aconselho que você procure um médico neurologista que lhe avalie e e recomende o acompanhamento necessário para você, como por exemplo o acompanhamento psicológico.

Herica Thallya Araujo Barroso Psicólogo em Sobral

1 resposta