A melhor resposta 22 JAN 2018

No fundo você sabe que a resposta para essa pergunta é não, mas provavelmente vive conflitos em relação aos outros que fazem com que se sinta culpado. Sociedades menos evoluídas tem dificuldade em aceitar as diferenças de cada um. Se possível busque terapia para trabalhar esses conflitos e fortalecer seu estado emocional. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

23 JAN 2018

Por que você seria culpado por ser gay? Quais os conflitos que te deixam na dúvida sobre o sentimento de culpa?
Não pude compreender muito o que acontece para que você levante essa hipótese, mas acredito que deve haver marcas que talvez te levaram a duvidar e até mesmo a sentir culpa. Se isso que hoje é uma questão para você está lhe atrapalhando em suas atividades ou mesmo se você deseja desdobrar esse assunto e buscar algumas respostas, procure ajuda profissional, o psicólogo poderá auxiliar no seu processo de autoconhecimento.
Espero ter ajudado e me coloco a disposição para maiores esclarecimentos.

Núbia Cristina Farias Barbosa Psicólogo em Fortaleza

49 respostas

22 JAN 2018

Olá! Essa é uma pergunta bastante comum, pois infelizmente vivemos numa sociedade preconceituosa. Sugiro que você procure a ajuda de um psicólogo para em primeiro lugar aceitar a si mesmo, conseguindo isso será mais fácil lidar com as questões externas. Boa sorte e abraços.
Psicóloga Daniela Lima

Psicóloga Daniela Lima Psicólogo em Osasco

8 respostas

22 JAN 2018

Olá, Ejcff.
Ninguém tem culpa de ser o que é, é natural ser homossexual, assim como é natural ser heterosexual. Acontece que por crenças religiosas, o homossexualismo foi visto com algo errado, mas isso são crenças por preconceitos e precisam ser quebradas.
Sugiro que busque por ajuda psicológica, para conseguir entender melhor você e as relações e o meio em que está inserido.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo

547 respostas

21 JAN 2018

Ejcff, boa noite! Você não é culpado pela sua orientação sexual mas entendo que vivemos em uma sociedade preconceituosa e muitas vezes a questão da homosexualidade ainda é estigmatizada dessa forma. Seria muito importante conhecer o contexto social e familiar aonde você cresceu para melhor compreensão desse conceito de culpa. De toda maneira, sugiro que inicie uma psicoterapia para discutir essas questões e se fortalecer dentro da sua escolha. Estou à disposição. Att, Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

21 JAN 2018

EJCFF, a “culpa” entre os homossexuais envolve uma comunidade poderosa (governo, sistema judiciário, professores, pais etc.) que julga (categoriza) um determinado comportamento como ilegal (inadequado) e o condena, de acordo com a lei ou as regras do grupo social (pune-o)”. A culpa aqui é entendida como um sentimento, porém os sentimentos não são causas de comportamentos, mas sim comportamentos, portanto os sentimentos sempre são derivados de uma série de contingências vividas pelo indivíduo. Neste caso as contingências de controle do comportamento de culpa estão relacionadas com o controle coercitivo, ou seja, pela presença de punição, que está constantemente presente na vida do homossexual sendo que ele NÃO TEM CULPA DE ABSOLUTAMENTE NADA.
Procure um psicólogo que junto com você, envolva fazer uma avaliação de suas crenças e do ambiente social em que vive, identificando as mensagens que obteve sobre si, sua sexualidade e sua homossexualidade, com o objetivo de explicar as dificuldades em relação à auto-aceitação e construir novas crenças; consolidar uma identidade gay positiva, que pode ser também através de livros ou filmes, com o objetivo de uma melhora em sua auto-estima; trabalhar as evidências sobre as atitudes da família e dos amigos, identificando evidências reais e fantasiosas; e desenvolva uma rede social de amigos gays e heterossexuais.
Lhe desejo boa sorte e conte sempre comigo.

Isaac Bruno de Melo Silva Psicólogo em Fortaleza