Sinto que estou enjoado do meu relacionamento

Feita por >Augusto · 26 jun 2023 Abordagem psicológica

Estou namorando há quase 2 anos, amo minha namorada, mas sinto que estou enjoado do namoro, gostaria de conhecer pessoas novas e abrir o relacionamento não é uma opção para ela.

Gosto muito da companhia dela mas sinto que o relacionamento não vai para frente, não consigo me ver fazendo planos de longo prazo como casamento, filhos etc.

Tenho me sentido também uma péssima pessoa, pois não quero machucar minha namorada de forma alguma

A melhor resposta 4 JUL 2023

Olá, Augusto.
Entendo que pelo carinho que sente por ela esteja precisando de um tempo para elaborar todos os sentimentos que te despertam para o término.
Imagino também que você reconheça que eticamente o ideal seria compartilhar com ela o que sente e sustentar sua decisão. No entanto, na prática, esta parece uma tarefa muito mais complicada e é legítimo seu sentimento de dúvida.
Sendo assim, recomendo o auxílio de um processo psicoterápico para que possa explorar, para além desta questão pontual, sua própria história. Digo isso, pois sustentar a decisão de um término pode ser mais fácil ou dificil a depender de sua criação, de suas experiências afetivas até então, de como o vínculo com ela foi criado.. enfim, há uma série de fatores que influenciam sutilmente, para além do que conseguimos ter clareza.
Se tiver interesse, estou à disposição.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

28 JUN 2023

Olá, Augusto!
Sua sinceridade é muito válida. Já conversou com ela sobre como se sente?
Quando vc diz que sente que o relacionamento não vai para frente, vc se refere á que? Está tudo muito vago.
A orientação que posso dar a vc é: seja assertivo com ela, converse, troque ideias. Se os dois quiserem podem fazer dar certo o relacionamento, e sair da rotina ajuda e muito.

Crisângela N. De Menezes Costa Psicólogo em Manaus

24 respostas

27 JUN 2023

Augusto
Voce não está sendo coerente, está se contradizendo.
Diz que ama sua namorada, mas não gosta da companhia dela...
Voces não estão sendo sinceros um com o outro; são dois fingidos, fazem de conta que conversam, mas não expressam sentimentos.
Dessa forma, realmente não há relacionamentos positivos e tudo corre para terminar.
Precisam aprender a se comunicarem, expressarem seus sentimentos de como estão, como percebem as coisas, a si mesmo, o que querem na vida, como querem viver juntos...
Se realmente querem ter um relacionamento duradouro, que pode terminar em constituir família, podem até fazerem Psicoterapia juntos, para remover bloqueios emocionais, carências, dependências...
Namoro é tempo de conhecer a si mesmo e a outros e de investir nos relacionamentos.
Abraços

5899 respostas

27 JUN 2023

Olá Augusto! Obrigado por escrever. Parabéns pela ideia! Namoro é experiência, muito mais para se conhecer, amadurecer, do que para viver continuidade, embora se comece sempre com o desejo e posicionamento de que se deve vivê-lo de forma a enriquecer até seu máximo.
A maior parte das pessoas deve namorar aproximadamente outras cinco pessoas no processo de amadurecimento. Em paralelo a isso, como questão principal, devem contar com turmas de colegas e conhecidos, com grupos de esportes coletivos de contato, com grupos de teatro, artes, cultura, serviços comunitários, dentre outros. O principal, até mais ou menos os vinte e cinco anos, deve ser os grupos e não o namoro. Isso não quer dizer desrespeito e desvalorização do namoro. Apenas quer dizer, que antes de decidir forma família estável de longo prazo, antes é preciso conhecer a cultura, desenvolver autonomia, maturidade.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.