Será que esse relacionamento era amor ou apenas um apego emocional?

Feita por >Ariane silva · 1 ago 2024 Abordagem psicológica

Bom, ele é um homem extremamente inseguro.
Na hora da raiva, ele me insulta, cria coisas que não existem, se tiro minha foto do perfil, ele fala que estou com vergonha de está com ele e que faço isso para homens me enviarem mensagens.
Fala que tenho que sempre consulta-lo para fazer isso.
E a maior, ele passava 24 horas ligado nas minhas redes sociais.
Olhando que eu seguia, o por que de eu está online e etc...
Essa insegurança toda, aconteceu quando peguei seu celular, e vi ele mandando mensagem pra várias mulheres.
Eu não gostei e fiquei muito magoada!
Mas pra distorcer a situação toda, ele viu o número do meu amigo, de muito tempo, salvo com um simples coração.
Ele distorceu toda história e ficou sempre com ciúmes excessivos com isso, achando que eu poderia fazer o mesmo que ele fez.
Mas a angústia depois que terminamos, é que mesmo que ele me insulta a e falava coisas que me magoavam, ele me elogiava como ninguém! Ele sempre tentava me por pra cima, me falava o quanto eu era linda, sempre me mimava e me dava muito amor.
Estou confusa, não sei o que fazer.

A melhor resposta 9 AGO 2024

Oi Ariane, tudo bem?
Parece que você está lidando com sentimentos muito complexos e conflitantes em relação ao seu ex-namorado. O comportamento dele, que mistura insegurança, controle, insultos e elogios, pode causar muita confusão emocional. O fato dele te insultar, criar situações que não existem, controlar suas redes sociais e distorcer a realidade são sinais de um comportamento emocionalmente abusivo. Esse tipo de atitude pode desgastar sua autoestima e deixar você em um estado constante de ansiedade e insegurança.
O amor saudável é baseado em confiança, respeito mútuo e apoio emocional, enquanto o apego emocional pode estar enraizado em dependência e medo de ficar sozinho. O apego emocional pode manter você em uma relação prejudicial, onde o medo de perder os momentos bons ofusca os muitos sinais de alerta.
É normal sentir falta dos aspectos positivos de um relacionamento, mas é importante lembrar que um relacionamento saudável não deve te fazer sentir constantemente angustiada, controlada ou insultada. Se precisar de ajuda para entender melhor seus sentimentos, a terapia pode ser um recurso valioso.
Se precisar estou à disposição.
Marília - Psicóloga.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

3 AGO 2024

Olá... Ariane, tudo bem contigo?
Primeiramente, imagino que  essa situação te levou a grande sofrimento e uma relação de vínculo, ainda mais de namoro, não necessita ser assim. É necessário saber teus limites, e até onde a ''luta'' pela relação está saudável no teu contexto, até que ponto estaria disposta a enfrentar esses acontecimentos e qual decisão tomar em prol do teu futuro. Caso quisesse falar um pouco mais sobre isso ou marcar um horário, estou à disposição.

Bruno Machado - Psicólogo Clínico

Bruno Gularte Machado Psicólogo em Pelotas

18 respostas

3 AGO 2024

Oi Ariane
Conseguirá saber o que fazer quando amadurecer mais e não permitir que ninguém interfira na tua vida, nas tuas decisões e escolhas.
Cada um é responsável por si mesmo. Cada um é um ser livre e responsável pelas escolgas, decisões e resultados.
Você fez apenas uma experiência e pelos resultados viu que não te agradavam... não fique duvidando de ti.
Passado é passado, aprendeu, siga em frente.
O que ele manifestava não era amor, era interesse, dominação, submissão!

Abraços

6351 respostas

2 AGO 2024

Oii.. Ariane
Como vai? Espero que bem.
Então ao ler um pouco sobre essa situação percebo que precisa compreender um pouco mais sobre como realmente se sente com tudo isso e até que ponto estaria disposta a enfrentar esses acontecimentos e outros que ainda possam surgir. São questões precisam ser entendias.

Caso queria falar um pouco mais sobre isso estou a disposição. Sou Fabiana Maciel psicóloga Clínica

Tenha um ótimo dia

Fabiana Janaína Maciel de Oliveira Psicólogo em Maceió

4 respostas

2 AGO 2024

Bom dia, Ariane! Obrigado por escrever. Vocês não estão prontos para namorar. Redes sociais são seleções artificiais, superficiais com representações idealizadas, distantes da realidade, que permite a pessoas que ainda não estão maduras para a vida real, como ela é, não aceitando a si mesmas, disfarce ou escolha o diferente de si, depois carregue o peso de saber que não sustenta essa apresentação virtual falsa. De outro lado, o perfil que você traça dele, é reprovador. tua angústia depois do término associado a elogios, sugere que você precisa de validação externa.
Você, antes de namorar, precisa amadurecer, ser namorada de si mesma, desenvolver autonomia, aprofundar entendimento da natureza humana, da cultura. Isso se faz com turmas de colegas e conhecidos éticos e saudáveis, com esportes coletivos de contato, com estudos consistentes, com trabalho comprometido, com participação em grupos tais como de teatro, estudos, escola de circo, arte, cultura, viagens, excursões, etc.
Vamos amadurecer.
Atenciosamente,