Relacionamento com os pais

Feita por >Priscila Fernandes · 15 fev 2021 Terapia familiar

Sempre tive um bom relacionamento com meus pais, porem de uns anos pra cá, sinto dificuldade de me relacionar com eles,moro do lado deles, e as vzs fico semanas sem ir na casa deles. As vzs sinto que eles me sobrecarregam, me chamam muito, as vzs em horas inoportunas e peddm varios favores. Eles não me criaram com habitos de contatos fisicos, então beijos e abracos so em datas comemorativas. As vzs acabo tratando mal e sinto uma culpa imensa depois, me sinto uma péssima filha, mas sinto que me sufocam tbm. Parece que eu criei um bloqueio deles. Queria saber de onde vem isso. As vzs sinto que é por minha mãe ter me deixado ser criada pela minha avó até os 8 anos e mentido sobre varias coisas da minha vida. Mas pq só de uns anos pra cá isso piorou? Isso tem me matado por dentro.

A melhor resposta 17 FEV 2021

Olá Priscila.
Fazer psicoterapia poderá te ajudar a entender melhor os teus sentimentos e a se relacionar de maneira mais assertiva com seus pais.
Este bloqueio que diz parecer ter criado, pode ser um tipo de defesa por tudo que viveu, saber o que causa este afastamento, o que não quer ou não consegue enfrentar pode te trazer maior liberdade nesta relação, e poderá te ajudar a responder com mais autoconfiança as dificuldades que tem tido.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

17 FEV 2021

Oi Priscila Fernandes,
Mora muito perto dos teus pais, precisa se afastar mais, precisa adquirir vida própria, longe da influência deles.
Não foi porque foi criada pela avó ou empregada ou...
Deve entender que voce veio através dos pais mas não é deles, veio para realizar a si mesma e ser feliz, viver do teu modo e não adaptada ao que eles querem. Tudo bem se em familia não tinham costume de abraços e beijos, não podiam manifestar os sentimentos, as emoções... Agora, longe da família pode reaprender e ousar ser voce mesma: abraçe, beije, chore, expresse teus sentimentos... agora pode ser mãe e pai de ti mesma. Eles já cumpriram com a missão deles que era de te cuidar.
Agora voce precisa ser voce mesma. Gratidão aos pais, mas agora precisa dar máxima atenção a ti mesma. Vai morar em outro local, outra cidade, outro estado, no lugar onde se sente livre para viver a vida que voce quer.
Possivelmente outros problemas e conflitos irão surgir devido a adaptação sofrida, mas isto voce resolve depois... mate os leões que aparecerem, não precisa procurar eles...
Se precisar de ajuda, conte com a Psicoterapia que é especialmente para isso.

5948 respostas

16 FEV 2021

Priscila, a culpa tem te feito assim, análise até onde vai o q vc sente, se é real ou um pensamento distorcido automático por querer ser uma boa filha.
Uma coisa está indo contra a outra. E por isso vc se sente culpada.
A terapia te ajudará com esses preços e sentimentos.
Se interessar conhecer sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

16 FEV 2021

Priscila, entendo sua angústia, esse seu sentimento de culpa vem dessa cobrança em ser uma filha melhor para seus pais, mas pelo seu relato, há questões que precisam ser resolvidas nessa relação, seria importante começar a fazer terapia, um conjunto de fatores que ocorrem durante nossa infância, são o que nos constroem como adultos, busque ajuda e se entenderá melhor.

Estou a disposição - Carolina Ovalle - Psicóloga Clínica

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

16 FEV 2021

Olá Priscila! Creio que é a mesma Priscila da raiva. Há vários fatores que fazem com que filhos e pais experimentem algumas dificuldades para interagir:
- Pais querem filhos livres, autônomos e independentes, mas concebem isso a partir da geração deles pais, ao mesmo tempo em que acreditam que não prepararam tanto seu filho para essa autonomia;
- Filhos querem a proteção dos pais, mais lutam para viver com total liberdade quando ainda não sabem de muitos perigos;
- A sensibilidade de cada parte, que os faz ver as limitações humanos deles, os fazem misturar papeis de controle, medo (pais), rebeldia e impulsividade, oposição (filhos).
Dá a impressão de que não querem se ajudar mutuamente, mas o que mais querem e se ajudar. Somente precisam dialogar, conversar, amadurecer, cooperar.
Será bastante enriquecedor você passar por uma caminhada científica com um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8780 respostas

16 FEV 2021

Olá Priscila, vamos lá. Pelo seu relato, muitas vezes você precisa colocar limites em seus pais, pois mesmo morando ao lado, você tem a sua vida e seus afazeres. Colocar limites, não tem problema algum, muito pelo contrário, é muito importante. Não se sinta culpada quanto a isso. Quanto a não conseguir expressar seus sentimentos e as vezes os tratar mal, sim, na maioria das vezes, trazemos questões de nossa infância, que quando não trabalhadas lá, impactam ao longo da nossa vida. Você consegue fazer várias associações importantes do por que você tem agido desta forma é isso é muito benéfico. Penso, que neste momento, uma ajuda especializada com psicólogo iria te ajudar bastante, pois poderia te auxiliar a enxergar algumas coisas de forma mais clara e também a deixar a culpa para trás. A terapia não muda o passado, mas faz com que possamos ressignificar o que ocorreu e deixar de nos afetar tanto.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul