Qual a solução pra um término de 6 anos ?

Feita por >Samuel · 12 abr 2023 Separação

Bom, tenho 30 anos ela tem 23 ja terminamos. Umas vez passamos 4 meses longe ... Da vez quer terminamos teve um desgaste muito grande. Onde ambos de machucam muito. Com o tempo vimos que o problema não era nosso e sim de quem estava ao nosso redor.
Desta vez ela terminou comigo, alegando que faltava carinho , amor falta de compreensão; aceitei tudo o que ela tinha para falar, escutei como nunca tinha escutado ela. Quando chegou a minha vez de verbalizar as minhas falas, eu me senti que não estava sendo ouvido e tudo que falava parecia que não estava sendo escutado.
Ambos estamos passando por transições ela no lado profissional , terminando faculdade teve um problema familiar feio em que ela acabou saindo de casa por ordem judicial, a vida dela estava uma bagunça e eu como namorado estava ali dei todo o suporte. Falei pra ela depois disso tudo que iria passar por transições onde eu precisava melhorar algumas coisas na minha profissional e principalmente financeira que eu não estaria bem por um tempo, mais acho q não fui respeitado essa minha transição ruiu, muitas brigas começou a ter desconfiança que não existiam, ela pontuava ações minhas que eu já tinha explicado que não tava vivendo um momento legal .
Resumindo sempre fui muito bom pra ela tanto emocionalmente como financeiramente e vários outros aspectos .. mais acho q ela não aceitou a minha mudança para procurar ser alguém melhor mais evoluído e quando ela precisou de mim eu estava lá, vi suas mudanças, respeitei. Resumindo tô muito triste.

A melhor resposta 25 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

16 ABR 2023

Samuel
Percebe que, antes de querer estar junto com alguém, ter uma companheira, precisa se realizar? Precisa focar a tua realização, ou pelo menos estar claro do que voce quer e o que precisa fazer?
A primeira tarefa é estar de acordo consigo mesmo: saber quem é, conhecer a si mesmo e saber do teu objetivo de vida.
Se não tiver certeza disso ou espera ver isso depois de casado, os papéis vão se misturar e um acusa o outro pela não realização pessoal.
Os dois, ainda estão na primeira fase... não há como dar certo se voces não cuidarem antes, da realização de si mesmos.
Primeiro, precisa ser verdadeiro consigo mesmo e defender a realização de si mesmo; depois, buscar uma pessoa que também esteja neste estado de consciência e de busca.
Se estão juntos, o estar junto nao pode ser às custas do fucocamento do outro.
Ambos precisam viver, precisam voar.
Apele para a Psicoterapia para serem ajudados.
Abraços

5826 respostas

13 ABR 2023

Oi Samuel! Obrigado por escrever. Se ela tem vinte e três anos e vocês namoraram por seis, ela começou namoro com dezessete. É idade extremamente nova para durar seis anos. Embora você tenha trinta, quando começou tinha vinte e quatro. A sociedade atual é muito complexa. Antes dos vinte e cinco anos de idade, os namoros precisam permanecer secundários a questões como as turmas de colegas e conhecidos, estudos sérios e consistentes, comprometimento com o trabalho ou preparação para o mesmo, prática de esportes coletivos de contato, grupos de teatro, viagens, artes, cultura em geral. Assim sendo os namoros precisam ser muito mais para se conhecer e para amadurecer. Não podem automaticamente gerarem a expectativa de permanência longa. Nessas idades (antes dos vinte e cinco), as pessoas se modificam muito, amadurecem muito. Para casamento duradouro é preciso convicção, flexibilidade e maturidade consistente.
Vocês não formaram. Sugiro que você invista nos grupos, nos colegas e conhecidos, nos estudos, nos esportes.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8654 respostas

13 ABR 2023

Samuel. Um relacionamento de seis anos já deve ter algum desgaste. Parece q a comunicação entre vcs está muito ruim. Pelo a vc diz, parece que você está se doando mais do que sua parceira. Se vcs pensarem em voltar sugiro uma terapia de casal. É um tratamento voltado para a relação afetiva que ajuda muito a harmonizar o casal. Se vcs não voltarem q tal vc buscar ajuda terapêutica e assim vc vai lidar melhor com seu emocional.

Mariangela Mantovani Psicólogo em São Paulo