Qual a diferença entre o psicólogo e o psicanalista?

Feita por >Adriana Barcelos · 13 abr 2016 Psicanálise

Oi. Sempre ouço falar de psicólogos e psicanalistas, mas não sei a diferente entre os dois profissionais. Existe?

A melhor resposta 14 ABR 2016

Olá, Adriana. Existe diferença sim. Na Psicologia o profissional pode escolher em que abordagem atuar e uma delas é a de base analítica, que tem seus princípios embasados na psicanálise. O profissional que atua como psicanalista não precisa ser necessariamente psicólogo, mas é necessário que tenha, além de um curso de graduação, um vínculo com alguma associação, escola ou sociedade de psicanálise. É uma formação específica pautada no estudo teórico, supervisão e análise pessoal.
Espero que tenha lhe ajudado.

Lugar Psicanalítico Psicólogo em Recife

12 respostas

20 ABR 2016

Prezada Sra. (Srta.) Adriana Barcelos,
Boa noite!
Há muitas Psicologias (Behaviorista, Cognitivo-Comportamental, Humanista, Bioenergética, Psicanálise, Analítica Junguiana, etc.). Cada uma delas parte de uma visão de mundo, de homem e de "cura". Assim, a teoria e a técnica subjacente a cada abordagem da Psicologia é atravessada por um viés diferenciado pelo olhar de cada escola teórica. Portanto, o estudante de nível superior poderá optar durante a faculdade - por identificação com os pressupostos - com uma das abordagens teóricas. A Psicanálise é a única psicologia profunda, pois cuida das causas (inconscientes) do sofrimento mental, o "conhece a ti mesmo que é infindável". O Psicólogo poderá atuar na abordagem psicanalítica embasado no conhecimento obtido na Faculdade de Psicologia, entretanto, estará apto a realizar uma Psicoterapia, como todas as demais abordagens mencionadas acima. Já o Psicanalista de Formação reconhecida (especialização empreendida após ser portador de curso superior, geralmente Psicólogo ou Médico) permitirá melhor organização e ampliação da mente do indivíduo. Em suma, a Formação em Psicanálise é uma especialização que equivale a um doutorado e em Centro de Formação reconhecidos em competência haverão exigências maiores ou não nos pré-requisitos não somente de graduação e exercício profissional, mas também de análise pessoal, supervisão, etc. Gosto da analogia que compara o sintoma (queixa de sofrimento mental) a uma rachadura em uma parede. Usando esta metáfora: as psicoterapias poderão aliviar o sofrimento breve e focal do indivíduo, tal qual o passar massa corrida e pintar em seguida restabelecendo a ordem previamente conhecida. Já a análise, empreendida por um Psicanalista competente, buscará os motivos (múltiplas causas psíquicas... quer seja o solo, alicerce, levantamento da estrutura, etc. ) que estão fazendo o edifício rachar. Assim, a psicanálise objetiva solucionar os determinantes psíquicos promovendo integração psíquica (melhor organização e ampliação da mente do sujeito). A Psicanálise demanda - em tese - maior tempo e investimento (financeiro e afetivo), pois "se abre baú e vai olhando o que há dentro" e reorganizando os recursos interno até o momento que a pessoa deseje se conhecer e expandir suas possibilidades de vir a ser. Desejo sucesso em buscar a melhor ajuda para o seu momento, realidade e disponibilidade afetiva. Importante é se permitir estar bem!!! Sucesso!!! Abraços.

Eliane Pereira Lima Psicólogo em Americana

3 respostas

19 ABR 2016

Olá, Adriana.
Psicólogo é o profissional que se formou em Psicologia, em uma universidade e tem registro no Conselho Regional onde atua, e que pode fazer uma formação em diversas áreas da psicologia. Já o psicanalista não precisa ser necessariamente um psicólogo; o psicanalista deve ter curso superior, e curso de formação em psicanálise (uma das áreas da psicologia). Ambos tem capacidade de acompanhar pacientes em terapia/ análise.
Espero ter ajudado!

Ticiana Araújo Carnaúba Psicólogo em Salvador

40 respostas

15 ABR 2016

Boa tarde.
Adriana, um psicólogo pode ser psicanalista, faz seus estudos e supervisão com base na linha da psicanase.
Um psicanalista, não precisa ser formado em psicologia.
Néia Armando

Psicóloga Valdineia S. Armando Psicólogo em Barueri

25 respostas

15 ABR 2016

A psicanálise é uma espécie de especialização. Para fazer formação em psicanálise, o profissional não precisa ser necessariamente um psicólogo, pode ser um médico. Entretanto, para a formação em psicanálise, é necessário que o profissional faça análise, além do estudo teórico e supervisão. O que difere a psicoterapia, por exemplo, da psicanálise, é que o objeto da psicanálise é o inconsciente. A psicoterapia tradicional e outras abordagens, levam em conta alguns aspectos inconscientes, mas não o inconsciente. Tudo isso é feito através da associação livre, o paciente é convidado a falar livremente daquilo que desejar e por onde quiser começar.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

15 ABR 2016

o psicologo tem formaçao em psicologia e pode ser um psicanalista tb. o que difere é a formaçao, tempo de estudo, e a forma de trabalhar. ambos podem ajudar e tratar pessoas com problemas emocionais.....sou sandra elena carosio-psicologa-sexologa-hipnologa

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

14 ABR 2016

O psicólogo é o profissional graduado em Psicologia, com habilitação específica no estudo dos fenômenos psicológicos e comportamentais em diversas abordagens teóricas, ou seja, diferentes formas de compreender como os seres humanos se comportam. O psicólogo pode até atuar com base na teoria psicanalítica e/ou pode também ser um psicanalista.
A psicanálise é o estudo do psiquismo humano e seu funcionamento com base na ideia de que os comportamentos das pessoas têm motivos inconscientes. Não existe graduação em Psicanálise no Brasil e sim cursos de formação. Esse processo acontece ao longo de cinco ou seis anos, é composto do estudo das teorias psicanalíticas, análise ( o aluno é analisado por outro analista em sessões clínicas) e supervisão ( o aluno atende outras pessoas com a supervisão de outro analista experiente).

Etiene Macedo Psicólogo em Goiânia

10 respostas

14 ABR 2016

A psicanálise é uma ciência criada por um médico neurologista chamado Sigmund Freud ultilizada para a compreensão das demandas do inconsciente, com o objetivo de trazer para o consciente as causas que trazem o conflito gerado no indivíduo para buscar o equilíbrio do ser. O psicanalista clínico utilizará de vários recursos terapêuticos para que esse processo possa beneficiar mais o paciente.
A Psicologia também é uma ciência que trabalha com várias abordagem na busca do equilíbrio das funções cognitivas e comportamentais do paciente através de técnicas, porém não só pode ser exercida pelo profissional da Psicologia já a psicanálise pode ser exercida pelo médico.
Atenciosamente à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

14 ABR 2016

Olá, já lhe responderam certo. Apenas acrescentarei alguns dados...a modalidade da psicoterapia geralmente é mais breve, enquanto na psicanálise o tempo é outro. Não há fixação como na psicoterapia breve, a psicanálise eh uma ação onde analista e analisando tem firmado como intuito elaborações mais profundas do inconsciente. Abracos

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

14 ABR 2016

Adriana, essa dúvida é frequente. E muito interessante!

Ambas atividades profissionais têm suas particularidades técnicas.

Psicólogo é o terapeuta formado na faculdade no curso de psicologia.
Psicanalista não necessariamente precisa ter o curso de psicologia, ou seja, pode ter outra formação profissional (psiquiatra, pedagogo, filósofo, etc.). Para exercer tal especialidade é obrigatória a "formação" em psicanálise.
Por isso, costuma-se afirmar que nem todo psicólogo é psicanalista, pois dentro da psicologia existe diversas abordagens, além da psicanálise.

Espero que tenha te ajudado.

Sara Guerra Carvalho de Almeida Psicólogo em Fortaleza

30 respostas

14 ABR 2016

Boa noite, tudo bem?
Primeiramente quero dizer que a sua dúvida é a de várias pessoas que buscam atendimento na clínica. Vamos lá!

PSICÓLOGO: É o profissional com formação em psicologia que durante a graduação tem acesso a diferentes abordagens teóricas dentre elas a Psicanálise. Caso atue na clínica e escolha tal abordagem, os atendimentos são chamados de psicoterapia psicanalítica ou seja com utilizando técnicas da psicanálise.

PSICANALISTA: É uma formação ou aprofundamento a parte em Psicanálise com várias exigências para receber o título de Psicanalista. Não necessariamente precisa ser psicólogo para fazer, outros profissionais podem buscar tal formação e chamamos de Análise os serviços prestados.

Espero ter ajudado.

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

14 ABR 2016

boa noite!
O psicanalista é o profissional que possui uma formação/ especialização em psicanálise, método criado pelo médico austríaco Sigmund Freud, o psicanalista pode ter formação em diferentes áreas de ensino superior. já o psicólogo tem formação superior em psicologia,ciência que estudar o comportamento humano. O curso tem duração de 5 anos . espero ter contribuído, estamos a disposição!

Psicóloga Glória Libanio Psicólogo em Salvador

17 respostas

14 ABR 2016

O Psicólogo é um profissional que estuda a psicologia como um todo, e suas teorias( abordagens teóricas) e a psicanálise entra como uma abordagem que pode ser escolhida para atuação do profissional. Alguns profissionais como o médico por exemplo, podem escolher a psicanálise e ser um psicanalista. Se Psicólogo ou Psicanalista ambos, estão aptos para escuta psicológica, proporcionando autoconhecimento para seus pacientes.

Ana Carla Teodoro Olimpio Psicólogo em Goiânia

1 resposta

14 ABR 2016

O psicólogo fez uma faculdade de psicologia e aí tem várias especialidades, inclusive a clínica, que é o psicólogo de consultório. O psicanalista fez um curso de formação de psicanálise. Um psicólogo pode fazer uma formação em psicanálise, como também um médico ou outro tipo de formação universitária.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

13 ABR 2016

Olá Adriana,

A psicanálise é a abordagem escolhida pelo psicólogo ou psiquiatra. Existem várias formas de trabalhar com o paciente, teorias e abordagens, dentre elas, a psicanálise.

Espero ter ajudado!
Abraço

Consultório Taináh Alencar Psicólogo em Ribeirão Preto