Psicólogo especializado em dependência química

Feita por >Lia Dourado · 9 abr 2015 Drogas

Meu cunhado é dependente químico, já teve diversas recaídas e agora pensamos em terapia. Gostaria de saber que procedimento devemos tomar para convencê-lo da maneira correta, não queremos assustá-lo.

A melhor resposta 14 ABR 2015

Uma conversa franca é a melhor maneira, incentivando que ele busque psicoterapia e acompanhamento psiquiátrico, visto que é necessária medicação específica para aliviar os efeitos da abstinência. A terapia vai ajudar ele a lidar com a ansiedade e frustrações que o levaram a buscar uma substância para enquanto a medicação vai aliviar os sentimentos de depressão e ansiedade gerados pela abstinência.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

17 ABR 2015

Olá Lia! Dependência química é doença. Deve haver um diálogo com ele para esclarecer possibilidades. O único que pode tomar essa decisão é seu cunhado. Acredito que após orientação, ele entenda que precisa ir ao médico. Sugiro que procure o psiquiatra primeiramente, porque juntamente com o psicólogo poderá ser feito um bom tratamento. A família também precisa de tratamento, pois todos entram em sofrimento. Att, Psicóloga Celeste.

10 ABR 2015

Inicialmente é importante sensibilizá-lo pela a necessidade do tratamento. A pessoa que sofre de dependência química necessita reconhecer a necessidade do tratamento. Aconselho a procura por um tratamento especializado. A situação da dependência química envolve toda a família e todos sofrem juntos. Qualquer dúvida, entre em contato. É importante identificar o tratamento mais adequado, existem vários modelos.

Espaço Dasein Psicólogo em Brasília

3 respostas

10 ABR 2015

A melhor forma de tentar "convencê-lo" é conversar de forma aberta e acolhedora, fazendo com que ele perceba os danos associados ao uso que ele tem feito das drogas. Após esse fato, é interessante que o mesmo procure uma terapia com alguém especializado na área para que, a partir daí, sejam tomadas outros tipos de encaminhamentos caso sejam necessários. Tudo dependerá da fase em que seu cunhado esteja com relação a esse consumo. A psicoterapia é muito indicada, e dependendo do momento outros tipos de acompanhamento também. O fato da necessidade de internação tem que ser muito bem avaliada, sendo indicada para casos mais graves.
A disposição.

Paulo de Tarso Melo Psicólogo em Recife

1 resposta

10 ABR 2015

ola se ele ja é dependente quimico, o bom seria fazer um tratamento sério tipo internação. Terapia com especialista em dependência química seria mais para usuário de drogas nivel leve a moderado. Pessoas que usam drogas mas ainda tem família e um trabalho. Pessoas que ja perderam tudo o melhor seria internação.Essa questão de assuta-lo não se preocupe com isso, seja firme,ele tem obrigação de se tratar.Não trate ele como " coitadinho" .
Abraço Psicologa Jorgete

Psicóloga Jorgete Onohara Psicólogo em Joinville