Por que tenho obsessões temporárias por pessoas ou personagens?

Feita por >Oliver.1979 · 9 jun 2024 Abordagem psicológica

Desde a pré-adolescência, tenho experimentado episódios de obsessão temporária por indivíduos reais, tanto famosos quanto desconhecidos, bem como por personagens fictícios. Essas obsessões geralmente têm início de maneira aleatória, frequentemente desencadeadas por uma exposição inicial, como uma imagem, vídeo ou filme. Por exemplo, recentemente, ao assistir a um vídeo curto no aplicativo TikTok, apresentando o personagem Anakin do filme Star Wars, interpretado pelo ator Hayden Christensen, desenvolvi uma obsessão temporária tanto pelo personagem quanto pelo ator. Durante esses períodos de obsessão, experimento uma intensa fixação mental na pessoa em questão, constantemente pensando nela ao longo do dia e até mesmo criando narrativas e fantasias envolvendo-a. Notavelmente, essas obsessões tendem a durar apenas alguns meses, após os quais diminuem gradualmente.

Durante esses períodos de obsessão, é comum que eu negligencie minhas responsabilidades diárias, concentrando-me exclusivamente na pessoa ou personagem em questão. Este padrão de comportamento não é singular e já se repetiu em várias ocasiões, com diferentes figuras de interesse, incluindo celebridades contemporâneas e até mesmo personalidades históricas. É importante observar que essas obsessões tendem a se manifestar principalmente em relação a indivíduos estrangeiros, sendo notável a ausência de interesse similar em relação a artistas brasileiros.

Além disso, embora menos frequente, também experimento episódios de obsessão por pessoas não famosas que encontro em meu cotidiano. Nesses casos, a fixação ocorre após um encontro casual, onde sou atraído pela pessoa e, posteriormente, sinto a necessidade de investigar e obter mais informações sobre ela.

É evidente que eles desempenham um papel significativo em minha vida emocional e comportamental. Gostaria de uma compreensão mais profunda sobre os possíveis motivos por trás desses padrões de comportamento.

A melhor resposta 10 JUN 2024

Olá Oliver!
Espero que esteja tudo bem com você. Seu relato é bastante interessante. Mas como Psicóloga não posso fazer uma análise mais aprofundada somente baseada nisso. Se esse comportamento te traz algum tipo de sofrimento emocional, como você mesmo explicou, o ideal é você buscar ajuda profissional. Você não precisa lutar sozinho suas batalhas. E você pode tornar a sua jornada mais leve e ajustada com a Terapia. A abordagem que eu utilizo, A Terapia Cognitivo Comportamental, é baseada em modificação de padrões de pensamentos e comportamentos que causam sofrimento emocional e estratégias para lidar com desafios futuros. Pesquise a respeito e busque ajuda. Priorize-se! Faça Terapia!

Lívia Thaísa Oliveira Vitoriano Psicólogo em Rio de Janeiro

9 respostas

10 JUN 2024

Olá Oliver!

Seu relato é bastante curioso e ao mesmo tempo demonstra um grande senso analítico, parece que você vem analisando e observando com atenção o que exatamente ocorre contigo nesses períodos. Esse é um ponto importante, considero que seja importante também avaliar os padrões de pensamento e emoções que vêm, se não gerando, contribuindo para a manutenção desses comportamentos.

Como você mesmo apontou, isso têm desempenhado um papel significativo para você, afetando suas ações e emoções, portanto pode ser útil para ti avaliar o significado, as motivações e experiências passadas que possam ajudar a entender o que vem ocorrendo. Para tal compreensão profunda, é necessário mais reflexões e considerações para além do que foi apresentado aqui. Te convido a considerar a possibilidade de terapia para trabalhar essas questões.

Se assim desejar, chame através da plataforma para iniciar esse caminho de autodescoberta.

Abraço Oliver!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

172 respostas

10 JUN 2024

Bom dia, Oliver! Obrigado por se colocar. Parece, a princípio, pelo que você escreveu, fácil a resposta. Você está investindo em outros, em fantasias, em personagens, em imaginações, e não na construção da vida real. Passe a investir em si mesmo, em convivência ética, saudável e real com pessoas reais. Diminua o máximo que puder, pelos próximos vinte anos, (isso mesmo, vinte anos), contato com celular, televisão, internet, redes sociais) e passe a viver a vida de verdade, sendo ator de teatro amador, sendo praticamente de esportes coletivos de contato, sendo estudante comprometido com os estudos, aprofunde trabalho e preparação para o trabalho, interaja e converse de forma direta, ao vivo, com pessoas que sejam éticas e portadoras de hábitos saudáveis.
Crie, desenvolva, cultive, turmas de colegas e conhecidos éticos e saudáveis.
Obsessões envolvem muito tempo dedicado a pouca coisa, de forma repetida e inadequada. Quem planeja rotina de vida que contemple as diversas áreas da vida, com a busca do aprendizado, crescimento pessoal, prática de atividade física, se afastará das obsessões. Ficará mais forte, autônomo, independente, livre.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.