Por que o ambiente influencia no comportamento humano?

Feita por >Priscila · 15 set 2015 Psicologia social

A melhor resposta 16 SET 2015

Ola Priscila, que pergunta complexa!
Em ultima análise, simplesmente sabemos que o ambiente influencia o comportamento humano e simplesmente é assim. É algo da nossa natureza.
Mesmo sendo isso uma constatação, o motivo pelo qual o ambiente nos influência pode ser levado à questões filosóficas e religiosas profundas, que envolvem tentar explicar porque somos como somos e o sentido de assim o ser.
Mas levando para um lado mais pragmático, somos seres que necessitam buscar coisas no ambiente para sobrevivermos (como comida) e evitar coisas que podem nos ameaçar, sendo a habilidade de se ser influenciado por essas variáveis é muito importante e e garante nossa sobrevivência.
E como serem que se desenvolveram socialmente, a adaptação ao ambiente envolve também nos adaptarmos à sociedade e é o que permite que aprendamos coisas os outros e com o mundo. Assim sendo, toda a cultura e vida social dependem diretamente da influência do ambiente sobre nós, o que envolve a influência que esta mensagem (do ambiente) pode fazer em você!

Cultivar Grupo de Psicologia Psicólogo em Curitiba

9 respostas

29 SET 2015

Nós seres humanos somos seres adaptáveis, por isso o ambiente influencia nosso comportamento, esse é um elemento básico que garante nosso sobrevivência e qualidade de vida, por exemplo: quando saímos da caso de nossos pais para constituir vinculo matrimonial nós deixamos para trás alguns hábitos e adquirimos alguns novos hábitos para lidar com a situação atual, assim garantindo suprir as necessidades do novo ambiente em que estamos inseridos, acontece também o contrario, com nosso histórico e bagagem pessoal influenciamos / modificamos o ambiente, é um mecanismo de troca de ambos os lados.

Psicóloga Érika Barra Psicólogo em São Paulo

28 respostas

27 SET 2015

Olá Priscila
Os seres humanos estão inseridos no meio. Por isso são influenciados por ele bem como também modificam o meio.
Se você vive num meio crítico, tenso, provavelmente se sentirá mais insegura e tensa também. Porém se você vive num meio amoroso, provavelmente suas melhores qualidades poderão vir à tona pois você se sentirá segura para expressa-los.
Da mesma forma, pessoas amorosas geram ambientes mais tranquilos e harmoniosos . Por isso é tão importante que as pessoas se conheçam mais, façam terapia, estejam mais em contacto consigo mesmas e possam estar mais centradas, menos identificadas com desejos e impulsos, e assim, mais próximas do eu, participar da construção da PAZ na Terra.

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

16 SET 2015

O ambiente é capaz de influenciar o comportamento humano assim como o comportamento de um humano é capaz de influenciar o ambiente porque nós humanos vivemos em interação.
Se, estamos em um ambiente onde todas as pessoas são muito hostis, provavelmente ficaremos mais na defensiva, no entanto se estamos em um ambiente no qual as pessoas estão muito felizes seremos de alguma forma também contaminados por essa felicidade.
Nós interagimos com as outras pessoas, e também com os espaços, o clima e etc. e por isso somos influenciados e agimos de acordo com a interação.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

16 SET 2015

O ambiente tem um fator importante no comportamento humano, mas isto não modifica a personalidade da pessoa, o ambiente pode alterar alguns comportamentos mas modificar o que a pessoa já traz na constituição da sua personalidade fica um pouco mais difícil.

Jair da Silva Cerqueira Psicólogo em Osasco

64 respostas

16 SET 2015

Ola Priscila,
O ambiente pode influenciar. Por utilizo a expressão pode. Pois nós seres humanos podemos tomar a decisões de diferente formas. A generalização por vezes é muito perigosa. Assim, o que ocorre muitas vezes, é a existência de fatos/eventos que geram pensamentos e sentimentos. As pessoas por sua vez, tentem a analisar esses eventos sob um unico olhar, e muitas vezes de forma negativa. Nessa linha, o comportamento do individuo podera se tornar inadequado a qual regra geral e de convivio. Com o tempo, sempre o mesmo, olhar, os mesmos estimulos podem até fazer com que o pessoa em questão se boicote em prol da manutenção do comportamento ja existente. Abraços

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

16 SET 2015

Olá Priscila, obrigada por seu contato. Nosso corpo reage aos estímulos do ambiente por meio de pensamentos, sentimentos, reações físiologicas e comportamentos. Somos fruto de nossa cultura, pois nossa formação depende de aprendermos com o ambiente e as pessoas ao nosso redor. E no ambiente que satisfazemos nossas necessidades de obter alimento, segurança, afeto, realização e reconhecimento e por isso temos que interagir! Para que haja interação é necessário uma ação e reação! Complexo?

Rosana Delesposte Psicólogo em Macaé