Por que não consigo ficar sozinho?

Feita por >Junior · 7 mai 2024 Abordagem psicológica

Após um termino de relacionamento eu me vi sozinho, sem nada, tive diversas crises de ansiedade e logo engatei em outro relacionamento, achei que estava melhorando, fomos morar juntos e tudo só piorou, estou pior que antes, tendo diversas crises, dores pelo corpo todo e tenho muito medo dela me deixar, o medo de ficar sozinho me perturba, e não só em relação a ela, mas com qualquer outra pessoa, não fico confortável estando sozinho em casa, tenho medo, meus pensamentos me perturbam, tenho uma enorme necessidade de sair quando fico assim, como posso melhorar isso?

A melhor resposta 8 MAI 2024

Olá!
Eu sinto muito que você esteja se sentindo dessa forma.
Gostaria de entender um pouco mais sobre essa solidão, sobre a história dela, como você a experimenta e como vem lidando com isso. Afinal, percebo que há um medo muito grande sobre a ideia de estar só, mas não sei exatamente como isso se dá na prática. Assim, acredito que uma forma de melhorar essa situação seria buscando um suporte para enfrentar esse medo, por isso te sugiro a possibilidade de considerar um processo de psicoterapia, assim você pode apresentar seu caminho até aqui e juntos você e seu psicólogo podem construir uma nova maneira de se relacionar consigo mesmo.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

955 respostas

15 MAI 2024

Olá Junior!

Suas duas dúvidas - por que não consegue ficar sozinho e como melhor isso - passam por descobrir quais são suas crenças e o que elas representam na sua vida. O que significa para você ficar sozinho? O que te parece tão ruim nessa ideia de estar sozinho em casa? O que houve ao longo da sua vida que pode ter contribuído para tais pensamentos?

Avaliar mais profundamente o seu contexto de vida poderá te ajudar a elucidar mais o motivo pelo qual você tem dificuldade de ficar sozinho. Quanto a como melhorar isso, é necessário trabalhar suas crenças e pensamentos, desenvolver crenças mais saudáveis que te permitam ter uma maior qualidade de vida através de técnicas que envolvem os pensamentos, comportamentos e emoções.

Fico à disposição, terei o maior interesse em poder trabalhar com você nessas questões e auxiliá-lo a desenvolver suas habilidades e mecanismos para enfrentar esses desafios.

Abraço Junior!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

177 respostas

10 MAI 2024

Junior, vc provavelmente tem depressao e ansiedade social, precisa de tratamento psicológico.
Procure ajuda.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3184 respostas

8 MAI 2024

Junior.
Pode não só melhorar, pode e deve curar isso para se realizar na vida.
Isso são bloqueios, traumas que sofreu em alguma das fazes da vida, desde a gestação até os 5/6 anos de vida!
Faça Psicoterapia que tudo se resolve.
Abraços.

6351 respostas

8 MAI 2024

Olá Junior, espero que esteja tudo bem com você.

É muito indicado, em seu caso, que você possa iniciar um processo de psicoterapia com um profissional de Psicologia de sua escolha. Através de um processo de psicoterapia, é possível entender com profundidade de detalhes a origem desse receio de ficar sozinho, da maneira que você relata. Na verdade, pode parecer um pouco contraditório, mas devemos "aprender" a ser sós, e a gostar de nossa companhia como somos, antes de realmente estar preparado para iniciar um relacionamento afetivo com outra pessoa. Quando começamos a apreciar nossa companhia, e a gostar de nós mesmo, nos sentimos mais preenchidos, e temos verdadeiramente algo para compartilhar com o a outra pessoa que está de nosso lado. Esse é um ponto muito importante, e já pode indicar um caminho de melhora para você. No entanto, sem um acompanhamento adequado, o entendimento e a superação dessa questão ficam difíceis, o que pode te trazer mais dúvidas e sofrimento. Por isso, busque esse profissional e inicie seu processo de psicoterapia o quanto antes. Torço por você.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

985 respostas

8 MAI 2024

Bom dia, Junior! Obrigado pela colocação. Ela reflete uma temática muito importante, pouco percebida. Quando ainda não desenvolvemos senso de companhia de nós mesmos, ainda não temos qualidade de companhia para outras pessoas. Em outras palavras, você precisa aprimorar, e muito teu amor próprio, sentir-se companheiro de si mesmo, consolidar entendimento de que todas as pessoas são grupais, mais para serem grupais, precisam estruturar o centro da companhia em si mesmas. Você precisa, na verdade de investir em esportes coletivos de contato, em estudos sérios e consistentes, em trabalho comprometido, em esportes, artes turmas de colegas e conhecidos. Sentindo-se pertencente, participante, entenderá melhor, com a devida harmonia, a socialização, a natureza humana e o convívio harmônico, sem precisar sacrificar tuas essências individuais.
Estarei a disposição para aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9313 respostas

8 MAI 2024

Eu lamento e entendo sua situação! Para poder compreender melhor como você se comporta nos seus relacionamentos, seu medo de ficar sozinho, e seus pensamentos que o perturbam, deve se conhecer seu passado e sua história de vida! Considere a psicoterapia como uma alternativa para enfrentar seus medos, seus relacionamentos e seus pensamentos e superar o que vem enfrentando!

Anônimo-432055 Psicólogo em São Paulo