Por que estou indisposta a me socializar?

Feita por >kim · 21 abr 2022 Desenvolvimento pessoal

Olá, me chamo Kimberly e nos últimos tempos estou tendo muita falta de vontade de me socializar. Basicamente eu estou gostando mais de me isolar e estou achando isso meio estranho por que nunca fui de ser assim. Quando eu penso em sair com os amigos eu ja começo a ter mal estar e sempre acabo cancelando.

A melhor resposta 22 ABR 2022

Olá, Kim.

Li seu relato com muita atenção. A indisposição para se socializar pode ser reflexo de um momento seu. Uma necessidade de estar em solitude. No entanto, penso que como há um mal estar envolvido, pode lhe ser necessário uma avaliação um pouco mais profunda. Já pensou na possibilidade de procurar um psicoterapeuta?

Hugo Henrique Carvalho de Souza
Psicólogo
CRP02/24947

Hugo Henrique Carvalho de Souza Psicólogo em Recife

71 respostas

2 MAI 2022

Olá Kimberlyn. A humanidade como um todo viveu, nos últimos anos, um período muito difícil com o isolamento social devido à pandemia. Ficamos ensimesmados, dentro de casa, e este contexto nos aproximou de questões familiares e também internas; sentimentos que poderiam estar camuflados em meio à agitação social vieram à tona, e nos pegamos frente à necessidade de lhes dar atenção. Caso tenha possibilidade, procure um terapeuta, um profissional que possa ajudá-la a percorrer os caminhos de seu interior e compreender o que estes sentimentos atuais querem dizer a você. Eles em si não são ruins, estão precisando ser olhados pois querem te levar ao crescimento, ao fluir da vida. Não se desespere com estes sintomas, fazem parte de seu processo de crescimento, mas acredito que precisará se aprofundar neles por meio da Psicoterapia. Abraço.

Alessandra Luiza Junta Psicóloga Psicólogo em Americana

32 respostas

25 ABR 2022

Olá Kim! Teve alguma situação social de conflito? O que pode acontecer se você sair com as pessoas? Pode ser reflexo dos seus pensamentos, se você pensa que sair vai ser chato, que pode ter conflito, que não vai gostar, o seu comportamento vai ser ficar em casa. Você pode tentar ficar mais aberta a sair, quando saia antes você se divertia? Se era bom antes pra você porque agora não vai ser mais? Pode ainda experimentar, vai sair se socialize e veja como se sente.
Se essa dificuldade é persistente, busque ajuda profissional
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

22 ABR 2022

Olá Kimberly,
Quantos anos você tem?
Isto é resultado do desconhecimento de si mesmo; desconhece de como voce funciona, como a sua mente funciona.
Pode ser natural, normal como pode ser resultado de traumas e estejas usando o isolamento como defesa.
Precisa ser investigado. Todos, passamos por fazes de evolçução e algumas delas nos marcam mais, impactam mais e a nossa mente se organiza de uma forma. Pela análise corporal é possível saber como a sua mente funciona; cada fase desenvolve também recursos que devem ser usados para se realizar e sair-se bem na vida.
Vamos nos conhecer?

5864 respostas

22 ABR 2022

Olá Kim.
O sintoma que você descreve tenho observado em alguns clientes.
Está associado ao tempo que você passou em isolamento social e como se sentiu nessa época.
Sugiro que procure um psicólogo para tratar sobre o assunto.
Estou à disposição para qualquer dúvida ou esclarecimento.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

666 respostas

22 ABR 2022

Olá!
É necessário fazer uma avaliação melhor do seu quadro. Mas, me parece que seu humor está mais rebaixado que pode ser ocasionado por situações conflitantes e traumáticas no passado. Essas situações quando não são processadas retornam em qualquer momento na nossa vida. O melhor é procurar o tratamento adequado com um profissional qualificado. Boa sorte!

Roberly Freitas Vaz Psicólogo Psicólogo em Goiânia

36 respostas

22 ABR 2022

Oi, Kim! Pode ser que você esteja passando por algum processo depressivo. Convém investir em uma terapia para investigar melhor.

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte

62 respostas

22 ABR 2022

Olá, Kimberly!
Que bom que tu buscou ajuda ☺️
.
Em alguns momentos de nossas vidas é comum nos sentirmos mais pra baixo, termos menos vontade de sair e de realizar tarefas.
.
Porém, quando cedemos ao impulso de nós isolarmos, podemos acabar caindo em uma armadilha.
.
Essa armadilha faz com que cada vez tenhamos menos vontade de sair e socializar, é assim, podemos acabar nos sentindo deprimidos.
.
Desse modo, o melhor a fazer é se esforçar bastante e procurar sair mesmo quando não tem tanta vontade!
.
Aos poucos você vai ver que vale a pena e que mesmo que antes tu não tivesse vontade de ir, quando foi, acabou sendo legal!
.
Espero que fique bem, Kimberly! ☺️

Anônimo-399583 Psicólogo em Novo Hamburgo

56 respostas

22 ABR 2022

Olá, Kimberly! Lendo o seu relato vejo que pode ser importante você olhar esse seu momento atual para descobrir particularidades desses sentimentos e ações desencadeadas. Esses sinais são importantes para um encontro consigo mesmo no intuito do autoconhecimento que possibilita resignificar sentimentos e emoções em prol de um novo olhar e sentir das vivências pessoais. A psicoterapia pode ajudar nesses momentos. Pense nisso!

Socorro Furtado Bastos Psicólogo em Recife