O que eu tenho se encaixa no TDAH?

Feita por >Déverson Albert · 15 abr 2019 TDAH

Tenho uma irmã diagnosticada com TDAH, eu as vezes acho que me encaixo nessa situação, e por vezes não, sou elétrico, mas me perco entre uma tarefa e outra, não gosto que as pessoas tenham contato físico comigo, sou líder de 40 mulheres em um curso técnico, por diversas vezes que tenho que me direcionar a uma pessoa estranha me sinto afugentando, quero correr e fugir, sofro de ansiedade, e estresse, sou garçom a 6 anos, mas sempre tenho medo de atender uma mesa, sou bem espontâneo e alegre, mas cada mesa é um surto novo, não sei o que se passa, e por mais que queira não consigo controlar uma irá que aparece do nada, sou meio confuso quanto a isso, gostaria mesmo de uma ajuda

A melhor resposta 17 ABR 2019

Olá Déverson.
Os sintomas para os diversos transtornos se justapõem, portanto, para um diagnóstico preciso você deve procurar um psiquiatra, pois nós psicólogos somente levantamos hipóteses diagnósticas através de alguns instrumentos clínicos, como a entrevista estruturada e testes psicológicos.
Acredito que a sua preocupação com algumas dificuldades que vem enfrentando estão diretamente relacionadas com pensamentos disfuncionais frente às situações ansiogênicas, como "atender uma mesa", "alguém ter contato físico com você".
Desta forma, sugiro você procurar um psicoterapeuta para que esses pensamentos sejam reestruturados, e proporcionando mudança de comportamento, diminuindo sua ansiedade, melhorando assim seu bem-estar.
Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

20 MAI 2019

TDAH é um transtorno muito grave e que necessita de acompanhamento médico Psiquiatrico

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

16 ABR 2019

Olá Déverson. Diagnósticos são referências para escolhas de padrões de cuidados; personalidades são únicas. Primeiro é importante você passar por consultas psicológicas para detalhar a sua realidade. É enriquecedor não perder o foco de suas habilidades, qualidades e possibilidades, para aprimorar o autoconhecimento. No trabalho, evite focar na mesa "nova"; foque na tarefa, estabeleça, para você uma sequência de ações que farão com que a tarefa será feita na sua completude e regularidade. Organize isso por escrito, faça simulações, com pessoas de sua confiança. Espero ter ajudado. Caso possa contribuir de forma, coloco-me à disposição. Um abraço: Ary Donizete Machado