Normal sentir vergonha por estar grávida?

Feita por >LuT · 8 abr 2020 Problemas psicológicos

Não estou grávida, mas sempre senti vergonha me imaginando nessa situação.
Acredito que isso seja resultado de uma relação conturbada com meus pais, que sempre colocaram o sexo como vergonha sem ser casada. Que me reprimiram em tudo em minha adolescência.
Quero engravidar nos próximos meses, mas esse pensamento me perturba.

A melhor resposta 9 ABR 2020

Olá! Grato por participar. Bastante comum de ocorrer, essa sensação de vergonha por estar grávida, pois há um registro cultural de que o sexo é errado, sujo, criminoso, quando, na verdade, o sexo é a essência da continuação da espécie, é uma sensação física, desde que com ética, respeito, reciprocidade, serenidade, muito maravilhosa. Pondere: todos nós nascemos do sexo, inclusive nossos pais e todos os adultos que falam dele passando a ideia de indevido. Na intimidade, todos experimentam repetidas e contínuas percepções do sexo; todos sabem que ele é parte inseparável da vida, é tão gostoso, que a sociedade o torna simbolicamente errado, na tentativa de controlá-lo. Enfrente sua vergonha, não haverá aquele que poderá, com honestidade atirar qualquer pedra. É essencial você internalizar esse raciocínio, e ponderar que o sexo é algo primariamente natural, que envolve a todos, literalmente a todos. Todos, no final, acabam entendendo que quem faz sexo não tem que ser perdoado, mas tem que ser entendido como quem vive a vida em plenitude, inclusive, aos olhos de nossas religiões. O sexo, somente se torna errado, quando não envolve respeito mútuo e responsabilidades sobre suas implicações futuras. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8644 respostas

13 ABR 2020

Olá Lut!
Não é normal sentir vergonha da possibilidade de engravidar. Como você mesma mencionou pode estar relacionado ao sexo ter sido tratado como tabu por sua família e por questões mal resolvidas de hoje integrar sua identidade como adulta.
É indicado que inicie a psicoterapia para explorar a questão mais profundamente.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo