Medo de evacuar

Feita por >GabiLuz01 · 10 jan 2023 Psicologia infantil

Minha filha tem 2 anos e 6 meses desde que eu realizei o desmame quando ela tinha 1 ano e 10 meses os episódios para evacuar tem se tornado muito difíceis durante o desmame ela acabou ficando ressecada e depois disso ela prende as fezes o que ocasiona de ficar mais dificil para evacuar. Eu não sei mais o que fazer. Toda vez que ela precisa fazer cocô é uma. Labuta muito choro e angústia, mesmo quando não está ressecada.

A melhor resposta 11 JAN 2023

Gabi, boa noite! Espero conseguir te ajudar a entender melhor o que esta se passando com a sua filha e diminuir um pouco da sua angústia.
A amamentação é muito importante, não somente como um processo alimentar mais também formação de vínculo entre a mãe e o bebê, assim amamentação e desmame estão interligados. Uma boa experiência de amamentação constitui o fundamento do desmame.
Para a criança o desmame significa suportar a separação do corpo materno, aceitar trocas e substituições, sobretudo aceitar a convocação para o mundo da cultura, muitos autores consideram o desmame como um organizador psíquico.
Percebemos que a sua filha apresenta sofrimento pela forma como lida com tal ruptura, perder o seio como objeto, deixar de mamar, possivelmente a fez interpretar tal perda como: perda de vínculo, perda de amor, perda da relação materna de cuidado, etc,

Deste modo devemos trabalhar o fortalecimento do vínculo mãe-bebê para que ela possa superar este momento resignificando a relação com o objeto perdido, com a mãe e, para que possa se abria as relações social.

Espero ter conseguido minorar a sua dúvida e me coloco a disposição para quaisquer outros esclarecimentos!

Helynne Andrade Psicólogo em São Bernardo do Campo

12 respostas

19 JAN 2023

Olá Gabi.
Primeiramente, não sei se já tomou esta providência, é necessário levar esta questão ao médico pediatra, para que ele investigue possíveis causas físicas. Descartada esta hipótese, podemos tentar compreender possíveis causas emocionais.
Para tanto, será necessário uma investigação psicológica, conhecer sua história de vida, a história de sua filha desde a gestação e possíveis estressores sociais e familiares. A criança é especialmente sensível a mudanças e crises em seu ambiente. Muitas vezes, basta os responsáveis passarem por atendimento. Noutros casos, sua filha poderá também ser atendida, em ludoterapia
Enquanto isto, importante que você tente lidar o mais tranquilamente possível com sua filha frente ao ato de defecar/segurar as fezes, para se evitar um registro emocional negativo. E fazer uso de medicamentos que possam ajudar (sob a orientação do médico).
Procure um psicólogo.
Forte abraço!

Alessandra Luiza Junta Psicóloga Psicólogo em Americana

32 respostas

11 JAN 2023

Olá! Se você precisar de ajuda é só marcar comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

11 JAN 2023

Sua filha está com problemas, traumatizada pela forma como a mente dela compreendeu como voces lidaram ou estão lidando nesta fase que é o desfralde.
Voce precisa fazer terapia para compreender esta e outras fases de desenvolvimento da criança e saber lidar com ela.
Quanto antes iniciar, a criança vai superar.