Me sinto um lixo por isso

Feita por >Anonimato89 · 15 set 2023 Abordagem psicológica

Dói falar e pensar sobre isso. Quando eu era mais novinha, lá pros meus 12 aos 14 anos eu enviava fotos do meu corpo pros meninos. (Eles já eram maior de idade)Parecia tão certo... eu era tão nova. Agora, com 19, as vezes penso sobre isso e me sinto sem valor por ter feito isso. Um deles fez até figurinha (espero que ele não tenha mais). Penso se quando eles se juntam entre si falam sobre mim, falam sobre meu corpo. E isso tá pesando demais, tá doendo demais. Alguns já namoram, outros já casaram. Mas mesmo assim, dói. Dói tanto. Me sinto um lixo por ter feito isso. Morro de vergonha e arrependimento. Sei que não deveria ligar se eles falam, ou o que eles pensam sobre mim. Mas eu ligo. Ligo muito. Fico preocupada se eles pensam mal de mim, ou se eles debatem uns com os outros sobre como eu sou sem valor(eu moro em uma cidade pequena, então todos eles se conhecem) fico com medo de eles terem mostrados pra outras pessoas e se eles ainda tem essas fotos. Me sentindo mal em relação a isso, não sei como lidar com isso...

A melhor resposta 25 SET 2023

Olá! Consigo imaginar o quão delicada é essa situação. No período da pré-adolescência/adolescência com a descoberta do novo corpo, com todas as transformações, os impulsos à flor da pele e a pouca maturidade é possível que decisões ruins sejam tomadas. Saiba que era uma muito jovem e não tinha maturidade, portanto não tinha a real noção das consequências do que fez, ao contrário das pessoas mais velhas as quais se expôs, que possuíam uma maior maturidade que você e podem ter se aproveitado da situação. É importante que busque ajuda de um Psicólogo para que trabalhe essas questões com maior profundidade, mas saiba que as suas decisões do passado falam sobre o passado, não definem o seu presente. O seu valor como pessoa não deve ser medido conforme a opinião de terceiros, pois você é a protagonista da sua vida e tem o poder e o direito de recomeçar e mudar sua trajetória. Se perdoe!

Jôse Adaiane Balbino da Rocha Psicólogo em Maceió

8 respostas

4 JAN 2024

Olá, lamento muito que esteja se sentindo assim. Mas lembre-se, quando tomou essas decisões, você não tinha a maturidade que tem hoje, e na época, lidou com isso do jeito que dava conta, a partir das percepções que tinha naquele momento.

Se perdoar será um exercício importante para seguir em frente e ressignificar isso. Você não precisa lidar com isso sozinha, conte com apoio profissional.

Fico à disposição!
Abraços,
Psicóloga Luiza França

Luiza França Psicólogo em Belo Horizonte

12 respostas

3 DEZ 2023

Olá, existem momentos na nossa vida que olhamos pra trás e não nos orgulhamos de certos comportamentos, mas devemos olhar pra frente, tentar esquecer o passado e fazer algumas coisas diferentes .
Sempre alguém vai nos desvalorizar, mas como lidar com isso faz toda a diferença. Às vezes somos tão duros com a gente mesma que não precisamos de ninguém para jogar na "cara" o nosso passado, por que nós mesmos nos culpamos e somos nossos algozes . É tempo de olhar pra frente e ter compaixão de você mesma. Recomece.

Fico a disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

16 SET 2023

Olá Anonimato89! Obrigado por escrever. Entendemos a situação. Somente você sabe o desconforto que está sentindo. Será importante você conversar sobre como se sente, de forma mais profunda, com pessoa de profundíssima maturidade e confiança. De outro lado, com o objetivo de contribuir, coloco algumas reflexões. Uma pessoa de doze anos é completamente diferente de uma pessoa de dezenove anos. Isso vale tanto para você, quanto para eles. Há muitas pessoas que foram expostas dessa forma, por imaturidade, por indução indevida de outras mais velhas com caráter ruim.
Esse tipo de coisa, embora tenha fotos do passado, embora você tenha vivenciado, embora eles tenham vivenciado, não são acessíveis como atuais para as pessoas.
Tranquilize-se, evite pensar nisso, se possível, mas tenha em mente que para isso ter a intensidade de validade e vivacidade é preciso que todos vocês (envolvidos), vivenciem a repetição daquela época. Isso é impossível. Todos aprendemos, ao viver que as coisas que vivíamos e fazíamos aos onze anos, hoje entendemos como daquela idade, não adequadas para os dezenove anos. Aquela vivência não é razoável para você, mas também não é razoável para eles. Qualquer exposição seria ruim, inadequado, infantil para todos.
Sugiro que pesquise nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e reflita mais profundamente sobre o desenvolvimento humana, sobre a construção da identidade pessoal.
Abraços!