Me arrependo de algo que fiz com 8 anos.

Feita por >Gabi · 17 jun 2024 Abordagem psicológica

Quando eu tinha 8 anos, uma colega de escola me ensinou a pesquisar por jogos eróticos e consequentemente descobri os vídeos pornograficos, não lembro se eu sabia ou não apagar o histórico. Mas escutei do meu quarto meu pai brigando com o meu irmão e ele chorando dizendo que não foi ele. Hoje meu irmão tem mais de 30 anos e eu 22, sinto muito culpa por isso, por ele ter apanhado e ter se sentido envergonhado. Tenho medo de contar pra ele e ele se afastar de mim, assim como se afastou do meu pai.

A melhor resposta 18 JUN 2024

Olá
Entendo que muitas vezes a gente se culpa por várias coisas que não tínhamos capacidade de fazer diferente naquele momento ou nos penalizamos por anos em função de um arrependimento. Me parece que, as vezes, a culpa e o remorso são maiores do que o próprio ato culposo em si, entende? Talvez hoje você sofra mais por essa atitude do que o seu irmão.
Não sei como anda a relação entre você e seu irmão hoje, mas penso se essa relação daria suporte a esse dialogo hoje, abrindo espaço para conversar até mesmo sobre o afastamento entre ele e seu pai, estreitando a relação entre vocês dois.
Caso queira elaborar mais sobre esse assunto, entre em contato para agendar uma consulta! Vai ser um prazer facilitar o seu caminho
Um abraço!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

948 respostas

18 JUN 2024

Oi Gabi
Nada do que você fez foi errado, descobriu o que iria descobrir mais tarde. Isso não foi errado.
Os pais é que se precipitaram e julgaram teu irmão, voce poderia ter intermediado nessa hora, mas provavelmente o medo não deixou e por isso escondeu! Novamente, você apenas se defendeu.
O que podes fazer agora é conversar com o irmão e esclarecer a ele e depois, conversar com o pai sobre o acontecido.
Este fato está afetando o relacionamento entre vocês todos e agora, com 22 anos, você pode resolver e terminar esse conflito, mas não se considerando culpada.
É um conflito que você tem e precisa resolver. Hoje, você é pai e mãe de ti mesma e pode se responsabilizar pelas escolhas e decisões, tem poder e autoridade para resolver isso.
Se precisar de ajuda, pode se apoiar na Psicoterapia.
Precisa se livrar dessa culpa e desse incômodo que te causa angústia e ansiedade.

Abraços

6164 respostas

18 JUN 2024

Bom dia, Gabi! Grato por escrever. Uma menina de oito anos é muito diferente de uma adolescente de vinte e dois anos. O tempo passa, a vida vai ensinando. A vida amadureceu você, amadureceu seu irmão. Certamente hoje, com a experiência que contam, se pudessem viver novamente experiências anteriores, teriam feito diferente. Você está colocando uma situação de culpa aos oito anos, com a visão de mundo que conta aos vinte e dois. Isso não é razoável.
Contar isso a teu irmão, pelo fato em si, não os deverá afastar. Ao contrário, contexto da verdade, temperado com o seu verdadeiro clima arrependimento, em termos gerais, com empatia, deverá aproximar vocês. Pode ser que outros fatores da história e da personalidade de teu irmão, implique na repetição de postura de afastamentos.
Somente por apanhar algumas vezes, por serem acusados de algo que não fizerem poucas vezes, filhos não tendem a se afastar de pais. Há muitos fatores envolvidas para afastamentos como a história de convivência, as personalidades, as interpretações subjetivas das coisas, as fragilidades ou forças psíquicas. Não se culpe.
Tente ponderar, pelo que conheces teu irmão, se será provável ele e aproximar mais ou se afastar. Há pessoas marcantes e e de convivência, das quais, por razões assemelhadas, ele se afastou?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9080 respostas

18 JUN 2024

Boa noite !!! Você era uma criança e agiu como ela, sou favorável a sempre falar a verdade mesmo que tenha se passado alguns anos. Com certeza seu irmão se afastou do seu pai por outros motivos . Os vídeos reforçaram um relacionamento aversivo .

Tania Psicólogo em Curitiba

22 respostas

18 JUN 2024

Acredito que com a idade que vocês tem hoje o problema não tenha mais as dimensões de quando aconteceu, principalmente para o seu irmão. Veja a possibilidade de conversar de uma maneira aberta e leve sobre o assunto, vai te ajudar a tirar esse peso das costas.

Suelly Cristine Lemos de Almeida Psicólogo em Aracaju

6 respostas

18 JUN 2024

Olá Gabi, te aconselho a conversar com o seu irmão e contar a verdade, pois assim você dá a oportunidade de ele te perdoar e de você mesmo se perdoar. Após isso, é importante que você procure um acompanhamento psicológico porque provavelmente você tenha uma probabilidade em sentir culpa não só por esse fato mas por outros eventos cotidianos onde sente que errou. Estou disponível caso queira marcar uma sessão.

Gleicy Portes Psicólogo em Curitiba