Malaxofobia?

Feita por >Dinks · 10 out 2021 Fobia

Tenho 19 anos e sempre tive crises de ansiedade quando tentava ter algum relacionamento amoroso, só namorei uma vez a 4 anos atrás e não acabou muito bem, oq só piorou tudo.... eu não consigo confiar nas pessoas, me sinto insuficiente, minha autoestima cai, não durmo direito e nem como.... fico me questionando mil e uma coisas e por medo de me machucar, me autosaboto... eu raramente gosto emocionalmente das pessoas, no período que não gosto de ngm, me sinto super bem comigo mesma e com a vida no geral, mas sempre que tento algo (uma simples conversa por exemplo) as crises voltam forte.....ja pesquise sobre e achei a malaxofobia que se encaixou no que eu sinto mas só um piscicologo para confirmar......preciso de ajuda pois estou passando por isso no momento.

A melhor resposta 16 OUT 2021

DINKS,
Não tente te encaixar num diagnóstico, colocar-se numa caixinha chamada de Malaxofobia... isto só piora a situação.
Trate apenas de resolver o que está te incomodando.
Os incômodos aparecem para resolver os conflitos que estão por traz dos sintomas.
Vamos aos sintomas?
Ansiedade -
Desconfiança -
Baixa autoestima -
Desmerecimento -
Problemas com o sono -
Autosabotagem -
Estes e outros conflitos apurados por voce mesma, são o caminho para resolver.
Então isto é o mais importante, isto é o que precisa ser tratado em Psicoterapia.
Mas a escolha é sempre sua.
O que vai fazer? Voce é dona da sua vida e responsável pelos resultados de cada escolha.

5817 respostas

12 OUT 2021

Olá! A forma que você pensa acaba refletindo nos seus sentimentos. Você pensa que as pessoas não são confiáveis, que é insuficiente, que pode se machucar e ai você começa a se sentir mais ansioso. Quando você está sozinha não tem essas preocupações por isso fica aliviada, talvez assim acabe evitando qualquer tipo de relacionamento.
A terapia vai te ajudar tanto nesse diagnóstico quanto no tratamento adequado para você.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

11 OUT 2021

Ei, espero que esteja tudo bem!
Nos relacionar com as pessoas exige que nos façamos vulneráveis, necessita que a gente confie e acredite que a pessoa não vai nos machucar. Experiências anteriores de relacionamento podem intervir na forma como entramos em relacionamentos novos, podendo criar percepções distorcidas sobre como vemos um possível parceiro.
Corrigir essas percepções e nos abrir com coragem aos novos processos podem ser alvo de uma terapia.
Conte comigo se precisar de algo!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha