Expôr as emoções

Feita por >Tabs · 1 nov 2019 Habilidades sociais

Passei 1 ano enfrentando muitos problemas, principalmente com meus pais que contribuíram muito com meu sofrimento. Estava forte até então suportando. Mas de uns tempos para cá toda consequência dos problemas estão surgindo, perdi o ânimo para estudar, trabalhar, cuidar da minha família (marido e filha) das tarefas domésticas ,inclusive me alimentar. Sinto a necessidade de chorar e não consigo, vivo com uma angustia que me consome , uma falta de ar um desespero por tentar mudar a minha realidade e não conseguir.

A melhor resposta 2 NOV 2019

Oi...Tabs...
A vida nos cobra atitudes evolutivas. Não estamos aqui para nascer, crescer, trabalhar, casar, ter filhos e morrer. Isto seria patético como ser humano. Estamos aqui para compreender principalmente os conflitos que acontecem com nosso lidar com as coisas.
Tu nasceu para ser tu mesma, lidar com as preferências dos outros, do meio e do sistema de leis e crenças, mas necessariamente não precisas seguir o que te é estabelecido. Deves lutar para ter uma vida tua, como tu gosta e não como outros gostam. Isto é primordial. Esta vida não é um "vale de lágrimas", se torna isso, se tu permitir, se tu te condicionar viver de forma miserável atendendo o que os outros querem de ti. Lute para estabelecer uma forma de vida que tu gosta.
Agora estás casada e deves dialogar com teu marido dizendo o que gosta e que não gosta. Ele vai estranhar muito porque até hoje tu fez o que os outros quiseram, mas deves mudar esta forma de postura. Se ele te ama, ele te ama como tu gosta de ser. Se ele coloca condições é porque é ditador e aí tu decide ficar contigo mesma ou se submeter a um ditador.
Os problemas estouraram agora, mas possivelmente dentro de ti sempre havia uma insatisfação, mas tu não deu bola e a pressão foi aumentando. É lógico que se sente angustiada, vive uma vida limitada, se sente presa... Abra a porta da gaiola e tenha a coragem de começar a voar. Conquiste a tua liberdade, financeira e emocional.
Se teu marido entender, ele vai te apoiar e vai seguir contigo. Por isso, dialogue com ele dizendo que seguir assim, não dá mais.
É importante sim ter um Terapeuta que te auxilie a fazer esta transição.
Bom saber que estás viva! Reaja e lute! Isto é viver!

5876 respostas

2 NOV 2019

Boa tarde Tabs,
Como você mencionou você passou um ano suportando estresse continuo e agora está sentindo angustia,
pode ser que essa situação tenha gerado uma depressão.
Procure um profissional para fazer acompanhamento psicológico e , se for o caso, talvez você precise de medicação.
A medicação é receitada por um psiquiatra para ajudar no transtorno de humor e facilitar o acompanhamento psicoterapêutico.
Você pode acabar com essa angustia, procure ajuda.
Maria da Conceição V. Gioia

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro