Eu tenho tanatofobia?

Feita por >Anon · 14 mai 2024 Abordagem psicológica

Tanatofobia é o medo irracional ou grande da morte, e eu estou com dúvida se eu tenho ou não. Não tenho muitas memórias da minha infância, mas lembro claramente que alguém falava com frequência que eu ia morrer, isso me assustava tanto que eu desenvolvi insônia desde 7 ou 8 anos por ai. No começo, eu dormia as meia noite por medo da morte, mas o medo foi piorando e então durmo 5 horas da manhã ou as vezes nem consigo dormir. Tem vezes que quando eu tento dormir tranquilamente, minha respiração pesa um pouco e sinto que os movimentos do meu corpo são tremulos por a causa do meu medo. Tem vezes que eu pesquiso sintomas de doenças mortais para ter certeza que não tenho nada disso, e até mesmo fico com falta de ar. Eu estou tentando aceitar que a morte é uma parte natural de todos neste momento, mas está sendo um pouco difícil. Obrigado pela atenção.

A melhor resposta 21 MAI 2024

Olá, Anon!
As fobias tendem a ter um aspecto de medo deslocado, ou seja, existe um medo que está distanciado do seu objeto (aquilo que dá medo) ou o objeto está "escondido" e com isso o medo passa a "colar" em um idéia que parecer ser a resposta, como no seu caso a morte. Contudo, como o objeto não é acessado, a intensidade do medo aumenta a medida que identificamos mais possibilidades de se concretizar. No seu caso, a morte sendo reforçada por manifestações do corpo que são interpretadas - ou buscam ser - por sintomas de doenças mortais.
Este medo guarda um sofrimento que naturalmente busca a sua fonte. O que acontece é que esta fonte é sofrimento e temos uma tendência social a evitar o sofrimento, o que é algo incoerente. A má notícia é que o sofrimento não pode ser evitado. A boa notícia é que de alguma forma você já sofre e através de um processo terapêutico esse sofrimento se transmutará em experiência, em sabedoria, que são exatamente os "materiais" da qual a felicidade é feita.
Bom, sugiro que entre em contato comigo para que possamos explorar este tema juntos e lhe colocar no centro da sua própria vida.

Abraço,
Lourenço Torresini.

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

93 respostas

17 MAI 2024

Anon
Precisa compreender isso, porém é possível em Terapia.
Aguardo
Abraços

6349 respostas

15 MAI 2024

Oi, sou psicóloga e atendo na abordagem da Terapia Cognitivo comportamental. Nessa abordagem vamos trabalhar com seus pensamentos e identificar emoções associadas ao medo da morte, para então trabalhar a raiz do medo. O primeiro passo é ajudar você a ter uma melhor qualidade de vida diminuindo esses sintomas de ansiedade e automaticamente que o leva a insônia. Vejo um ponto positivo quando você diz estar tentando aceitar que a morte é algo natural, mas que ainda não consegue. Durante o processo terapêutico você pode identificar quais pensamentos estão fortalecendo o medo ao invés de minimiza-lo. Chamamos esses pensamentos de disfuncionais nos quais são ideias que aparecem praticamente de forma automática, sem passar por qualquer tipo de reflexão que tenha levado a determinada conclusão lógica. De tal forma que te faz considerá-los como uma verdade absoluta, não sendo capaz de contestá-los. Por isso é muito difícil modifica-los sozinho. Todo esse padrão de pensamentos foi estimulado ao longo da sua vida independente de lembrar ou não. O importante é como pode modificá-los agora para ter qualidade de vida.

Letícia Tack Psicólogo em Vilhena

1 resposta

15 MAI 2024

Olá Anon.
Percebo que o seu quadro é de ansiedade.
Você relata sobre um tipo de medo, é possível que haja outros.
Sugiro acompanhamento psicológico para trabalhar ansiedade e fobia.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

702 respostas

15 MAI 2024

Bom dia, Anon! Obrigado por escrever. Certamente você está partindo de um ponto de chegada desfavorável a você. Começar pelo hipotético diagnóstico é altamente inadequado. O caminho precisa ser o inverso. Alguém de nós, psicólogos, poderá refletir profundamente com você, te conhecer, conhecer tua história, personalidade, metas, rotina de vida, dentre outros aspectos, e te ajudar a enriquecer auto entendimento. Muito provavelmente você vivencia imaturidade, buscando conforto para dúvidas da existência humana, em explicações que não se fundamentam. Também, nós, psicólogos, precisaremos levar em conta que há muita coisa para se conhecer, antes de avaliar, para além desse texto.
Aprofundemos!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9307 respostas

15 MAI 2024

Que bom que trouxe o que sente Anon , falar o que sente é o primeiro passo para que haja a transformação do que te angustia.
Nada como a terapia para conseguir trazer a tona seus pensamentos do subconsciente e assim trabalhar para que haja significativa mudança, existem técnicas que podemos utilizar para o tratamento da ansiedade e consequentemente o tratamento da insônia no seu caso para que com humor e sono equilibrados você possa ressignificar seus sentimentos tanto esse como os outros. Te aguardo.

Carolina Sanches Viviam Psicólogo em São Vicente

1 resposta

15 MAI 2024

Olá, boa noite Anon! Como você traz esse medo incontrolável da morte desde a infância e isso te causa desconforto e afeta seu sono no momento atual, possivelmente sofreu algum trauma ou acreditou que a morte é algo muito ruim. Mas, o que essa morte representa para você? Já parou para pensar o significado da morte e de morrer para você? Olhando mais a fundo e com acompanhamento terapêutico, é possível ressignificar o sentido da morte e lidar com ela de forma mais leve e mais tranquila, sem que continue tirando seu sono e te gerando ansiedade.

Jamille Abss Psicólogo em Campo Grande

3 respostas

15 MAI 2024

É perfeitamente normal ter preocupações sobre a morte, especialmente quando confrontados com nossa própria mortalidade ou quando confrontados com eventos ou experiências traumáticas no passado.
A ansiedade em relação à morte pode se manifestar de várias maneiras e pode ser desencadeada por diferentes situações ou pensamentos. É positivo que você esteja tentando aceitar a morte como parte natural da vida, mas reconheça que isso pode ser um processo desafiador.
Se você sente que esse medo está afetando significativamente sua qualidade de vida, pode ser útil procurar ajuda profissional. Um terapeuta pode ajudá-lo a explorar esses sentimentos e desenvolver estratégias para lidar com eles de maneira saudável.
Enquanto isso, algumas técnicas de autocuidado podem ajudar a aliviar a ansiedade, como exercícios de respiração, meditação, prática de mindfulness ou atividades que o ajudam a se distrair e a se conectar com o presente.
Lembre-se de que é normal ter medo da morte, mas é importante aprender a lidar com esse medo para que ele não domine sua vida. Estou aqui se você precisar de mais apoio ou quiser conversar sobre isso.

Kelli Ortiz Ribeiro Psicólogo em Curitibanos

4 respostas

15 MAI 2024

Olá, boa noite. Não poderia te diagnosticar sem conhecer mais sobre você . Mas pelo que você escreveu, está ocorrendo alguns comportamentos comportamentos que causam medo e ansiedade.
Ficar sem dormir não é recomendado para sua saúde mental, pesquisar sintomas não é bom pois o que está descrito na internet são coisas generalistas e ler isso pode te causar mais sintomas ansiosos e medo. Entendo que é bastante difícil , mas é possível melhorar e ter maior qualidade de vida . Você não precisa acreditar em tudo que você pensa e podemos mudar essa realidade.
Um abraço
Silvana

Silvana Maria Menezes da Silva Psicólogo em Recife