eu sou uma pessoa ruimm?

Feita por >Lice · 11 jul 2022 Ansiedade

Desde pequena eu tenho problemas de ansiedade, mas principalmente com pensamentos ruins e intrusivos que vem me atormentado por toda a minha vida. Quando eu era pequena eu tinha costume de me “esfregar” em objetos, eu tinha 7 ou 8 anos, era em tudo mesmo, cadeiras, mesas, e oque mais me atormenta que uma vez fiz isso no meu animalzinho, só que eu não sabia que era errado, e hoje mais velha me lembro disso com muito sofrimento, as vezes some da minha mente, mas quando volta eu sofro e sofro muito em pensar que fazia isso, hoje eu amo os animais, e jamais faria algo do tipo. Mas estou tão atormentada com esses pensamentos que não estou conseguindo mais viver, acho que sou uma pessoa ruim, que não merece viver, acho que posso fazer mal a alguém, me sinto um completo lixo descartável. Já se passaram 20 anos desde que isso aconteceu, mas me atormenta, estou incapaz de viver minha vida com medo de ser ruim. Não quero ter uma família, por medo de ser uma mãe ruim, tenho medo de mim, vivo continuamente em uma luta comigo mesma.

A melhor resposta 15 JUL 2022

Oi Lice,
Voce vive atormentada por acontecimentos do passado, com sentimento de culpa, acha que fez coisas erradas....
Nada do que fez foi errado. A vida não considera nada errado ou certo, mas tudo é oportunidade de aprendizagem.
Voce recebeu da vida a liberdade e o livre arbítrio, para fazer todas as experiências que quiser; tem a possibilidade de escolher e decidir a cada momento.
Não há nada de errado contigo; o desejo de se tocar é normal e é bom e precisa aprender a se masturbar sim e depois viver a vida que voce escolher e não ficar se sentindo impedida por outros, pelas crenças, pelos ensinamentos.
A sexualidade é a maior fonte de energia, fonte de prazer, alegria e criatividade. Claro que precisa se conhecer, compreender, mas nunca bloquear este sentimento, este desejo.
O que te impede é a moral, é a proibição interna, é o julgamento que faz de si mesma.
A Psicoterapia te ajuda a limpar toda esta barra, descobre a ti mesma e resolve os conflitos que tens e que estão gravados no teu emocional.
Abraços.

5859 respostas

13 JUL 2022

Olá Lice.
Todos os seres humanos tem sua luz e sua sombra, se olhar somente para seu lado sombrio não perceberá o seu lado maravilho.
O seu relato se refere a fazer coisas que não tinha consciência, e então com ingenuidade infantil não tem porque falar em ser ruim. O arrependimento é uma virtude, que te leva a querer ser cada dia melhor como pessoa.
Seus pensamentos podem ser mais assertivos e positivos. Busque ajuda psicológica.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

13 JUL 2022

Olá Lice, espero que esteja tudo bem com você.

É interessante você entender porque está se sentindo desta forma, porque sua autoimagem está tão comprometida ao ponto de você se sentir um "lixo descartável". Um dos primeiros passos para nossa mudança pessoal, em busca de um aperfeiçoamento e de uma melhora em nossa qualidade de vida, é justamente termos uma autoimagem mais justa conosco. Com certeza temos pontos positivos em nossas vidas, em nossa personalidade, que também merecem ser destacados. Se você não está nominando eles, é provável que você ainda não tenha autoconhecimento suficiente para destacar seus lados positivos e seu potencial, e de como poderia usá-los em sua vida. Você precisa entender as origens desses pensamentos negativos que menciona, e um processo de psicoterapia com um Psicólogo, pode te ajudar muito neste sentido. Um Psicólogo pode te auxiliar na busca de seu autoconhecimento, e te fazer compreender porque você apresenta esses pensamentos, e como pode fazer para modificá-los, melhorando também sua autoimagem. Se for possível, inicie um processo de psicoterapia, vai te ajudar neste momento. Não deixe que o medo tire a possibilidade de construir um bom futuro pela frente.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518
(Atendimentos on-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

923 respostas

13 JUL 2022

Bom dia Lice

Entendo sua angustia, mas o que você relata é muito comum entre crianças, faz parte do processo de amadurecimento, não se culpe por isso.
Mas se essa culpa te persegue até os dias atuais seria interessante você passar por um processo terapêutico para que se possa investigar a fundo esse seu sentimento, uma vez que, isso está atrapalhando seus relacionamento amorosos, sua autoestima e sua visão de futuro.

Att.
Claudio Benhame
CRP 06/161840

Claudio Benhame Psicólogo em Santo André

30 respostas

12 JUL 2022

Olá |Lice! Quem bom que você escreveu. O que você relatou é bastante comum de acontecer. Faz parte do conhecimento e exploração das possibilidades de escolha das crianças. Em tempos iniciais de pré-escola e anos iniciais da escola, isso acontece com razoável frequência. Não acontece da mesma forma em outros tempos escolares porque as pessoas vão amadurecendo, sendo direcionadas para os costumes da nossa sociedade e aprendem a lidar com as descobertas e explorações corporais de formas diversas, mas sutis, mais apropriadas (ou não) a cada idade.
Certamente você cresceu, desenvolveu novos entendimentos da cultura, da vida, da sexualidade e saberá lidar com as coisas, conforme tuas vivências vem te ensinando.
Permita-se refletir melhor sobre tua história, integrar esse fato, como algo comum nas crianças; permita-se viver de forma natural e agradável, outros momentos de vida. Nós somos toda a nossa história, mas uma parte não pode dificultar a melhora de outras etapas históricas em construção.
Será recomendável que você conte com a assessoria científica de um psicólogo, para que possa amadurecer formas de viver o agora, conforme tuas evoluções.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" querem é dinheiro - são atores, são falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Resgate as máscara, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8689 respostas

12 JUL 2022

Olá
Independente de alguém te dizer se isso foi errado ou não, tem aí uma linha de raciocínios própria tua. Veja, de um comportamento infantil já crescemos para "vou ser uma mãe ruim e não quero uma família". De fato, uma imensa luta consigo mesma.
Te sugiro buscar um processo de terapia (assim podemos elaborar sobre aquela ansiedade citada lá no início) para que essa culpa possa ser compreendida e assim perdoada. É possível um trabalho muito potente com os sentimentos disponíveis por aí.
Boa sorte no teu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha