Eu e minha namorada estamos batendo muito de frente: o que fazer?

Feita por >nana · 8 dez 2020 Coaching

Eu e a minha namorada montamos um empreendimento e ultimamente estamos nos sentindo sobrecarregadas. Eu não sinto que faço parte do mesmo porque sempre que ela fala dele para alguém, ela sempre coloca "EU fiz isso, EU fiz aquilo". Pode até ser besteira, mas nunca é "a gente começou, a gente conseguiu". Isso tem gerado brigas, discussões. E sempre que combinamos algo, ela muda a rota. Combinamos de levar umas amigas até o nosso empreendimento para nos ajudar a fazer umas artes, etc. Em casa ela me falou que iríamos comer nos restaurantes mais baratos (porque o nosso empreendimento é em outra cidade) para economizar o máximo que puder, ao chegar lá ela foi para outro restaurante que a conta iria ficar o dobro do que havíamos combinado gastar no jantar. Fiquei puta de raiva, fiz uma cena desnecessária na frente das amigas e fui embora. Não estou me sentindo bem com nada disso e hoje discutimos. Não estou bem, preciso de um tempo de tudo.

A melhor resposta 9 DEZ 2020

Nana. Vc já concluiu q precisa de um tempo de tudo. O q lhe falta o fazer isso,? As vezes precisamos desse tempo para reorganizar nossas ideias. Se vc puder e desejar faca TB terapia. É um importante processo de auto conhecimento.
Se desejar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

16 DEZ 2020

Olá Nana. Bem um namoro, um casamento é uma "sociedade". No caso vocês são sócias em duas situações, na vida pessoal e na profissional. Para algumas pessoas isso é mais difícil, para outras não. Não há como fugir do problema ou tentar fingir que ele não existe, você precisa enfrentar. Muitas vezes antes de definir precisa olhar para dentro de você e entender porque esta deixando que esta situação ocorra, que comportamentos seus, em geral inconscientes, estão levando a isso. Neste caso aconselho buscar apoio de um profissional psicólogo que vai ajudar você se conhecer melhor, superar alguns medos ou pensamentos enganosos, e a tomar a melhor decisão. que seja o de se posicionar com mais firmeza.
Espero te ajudado. abraços
Juliana Zen
CRP07/05213

Anônimo-314586 Psicólogo em Caxias do Sul

15 respostas

9 DEZ 2020

Olá Nana! Obrigado por escrever. Bater de frente com coerência, convicção, doçura, flexibilidade, negociação é maturidade. Pelo relato isso não está acontecendo. Vocês precisam amadurecer. Você relata que tem empreendimentos em comum, que trabalham em outra cidade. Em que medida vocês se conheceram mais profundamente antes de colocar dois papéis concomitantes? (namorada e sócia).
Namoro é uma experiência que, na maior parte das vezes, não dá certo. Escolhemos namorar de um ponto de vista (mais distante), namoramos de outro ponto de vista (mais próximo|), por isso passamos a ver coisas que não víamos. De outro lado, cada ser humano é muito rico de possibilidades, características, modificações. Há momentos em que precisamos nos afastar um pouco, para ver melhor, para pensar com mais calma, para sentir saudades, para ver a maior quantidade possível de caminhos. (de longe). Dentro do caminho, outros caminhos, ficam fora). O caminho escolhido precisa ser visto de fora dele.
Espero ter ajudado. Caso necessite, estarei à disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.