É normal o filho querer beijar a boca da mãe?

Feita por >Lilian Macedo · 23 jan 2022 Psicologia infantil

Meu filho tem 7 anos e pede com frequência para beijar minha boca.
Isso acontecia muito quando ele tinha em torno de 5 anos, eu expliquei que beijar na boca é para adultos e namorados. Ele insistiu um tempo e parou, agora voltou a pedir para beijar minha boca e as vezes até me engana, quando vou dar um beijo no rosto dele, ele vira e me beija, então dá risada e diz "beijei", como tirando sarro. Já expliquei, já falei brava e ainda assim, ele insiste.

A melhor resposta 4 FEV 2022

Oi Lilian,
É normal o filho querer beijar a boca da mãe...
Voce é o seu grande e primeiro amor... ele se liga naturalmente a ti, assim como a filha se liga naturalmente com mais força ao pai.
Não há por que se incomodar com isso, depois, daqui a pouco ele vai parar. Ficar brava, negar, evitar só vai piorar o problema interno dele e a construção do relacionamento afetivo com as suas parceiras. Voce é casada? Seu parceiro mora contigo?
Se não tem parceiro, com mais razão ele se permite tê-la como companheira dele.
Se precisar de mais indicativos, solicite, contate.
Abraços

5817 respostas

25 JAN 2022

Olá Lilian, espero que esteja tudo bem com você!

É interessante se perguntar como seu filho, que só tem 7 anos, aprendeu sobre esse tema bem específico que é beijar na boca. Em crianças dessa idade, que ainda estão iniciando a introdução no mundo da linguagem formal, comunicação oral e escrita, essa temática pode ter sido apresentada através de algo visual, como em algum programa de televisão que ele possa ter assistido sem querer. A melhor maneira de iniciar o tema com seu filho é questioná-lo, de maneira natural e espontânea, entendendo também que ele só tem 7 anos, onde ele aprendeu sobre beijar na boca. Onde ele viu isso a primeira vez? Quem falou sobre esse tema? Ao questionar seu filho sobre isso, repito, seja natural, para oferecer um ambiente em que ele se sinta seguro de expressar-se sobre isso. Quanto a implementação da mudança de comportamento, é interessante sempre que ele mencionar ou tentar fazer isso com você, ignore essa atitude, não se detenha tanto sobre esse fato, já que você já deixou claro que isso não era mais para acontecer. Você pode até despistá-lo,sugerindo uma nova brincadeira repentinamente, mudando radicalmente de assunto, comprando algo, se estiverem na rua, algo do tipo, mas não perca o controle. Não é muito eficaz explicar que isso é coisa de namorados, pois ele ainda não entende sobre esses temas. Com o tempo, ele vai tender a esquecer o esquecer o assunto naturalmente.

Esperto ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

24 JAN 2022

Olá Lilian! Grato por escrever. Normal não dá para dizer que é, mas é possível dizer que de alguma forma ele foi levado a aprender. É uma idade idade que dá para explicar que as pessoas como ele, não fazem isso, cuidando muito para não fortalecer, sem se dar conta, esse comportamento. Com o tempo, não recebendo acolhida para esse comportamento, bem como vendo que não é hábito de pessoas da idade dele, fazer isso, ele tenderá a parar. Muito cuidado para não misturar visão sobre o beijo na boca, para o adulto, como se fosse a mesma coisa para a criança. Futebol, basquete voleibol, pega-pega, corrida, natação, dentre outras atividades coletivas, ajudarão muito a todas as crianças dessa idade.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Anvisa, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.