É normal ficar presa no sonhos?

Feita por >João Eduardo · 17 jan 2022 Problemas psicológicos

Eu tenho um filho de um mes por isso não ando dormindo nada bem e quando durmo o sono é muito profundo , esses dias , ando tendo sonhos que me confudem da minha realidade e penso que esta realmente acontecendo aquilo comigo e sao normalmente pesadelos muitos sem sentindo , mais suficiente pra me apavorar , e não consigo acordar durante uns 10 a 15 segundos mesmo ouvindo as pessoas me chamando , fico desesperada pq n consigo abrir os olhos e nem me movimentar e ate mesmo enquanto estou sonhando eu ouço as pessoas de fora , mais o sonho Nao me permite sair do cenário que estou , não me parece paralisia do sono pq n estou no meu quarto no sonho , estou sempre em outros lugares , assim como acabei de sonhar que estava na cama com minha irmã e meu filho (minha irma mora com meu pai ) e alguem chamou no portão , e eu pedi pra minha irma ir abrir , porem isso realmente tava acontecendo na vida Real e comecei a confundir os dois ,achando que minha irma ia abrir o portão pra minha sogra q realmente tava chamando , e depois de uns 1 mnt eu percebi q era um sonho , queria acordar para abrir o portao , mais n consegui , só depois dos 15 segundos ( a cama e a casa n eram aonde eu moro)

A melhor resposta 18 JAN 2022

Olá, tudo bem?
A chegada de um bebê altera muita coisa na dinâmica familiar, como o sono de todos os membros. Repare que há certa preocupação no sonho, e não podemos negar que preocupação é um sentimento muito presente na criação de um bebê tão pequeno ainda.
Sugiro que, junto a um profissional, investiguem essas experiências para chegar a sua raiz e assim desfazê-las.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

18 JAN 2022

João Eduardo... realmente os sonhos dizem e são coisas da nossa vida. Enquanto o corpo dorme, descansa, a mente, a alma convive com outras realidades, outras dimensões, a sua mente pode estar recebendo muitas lições com sua mente superior;
Não precisa e não convém ficar assustado; convém sim, quando se deita para dormir, solicitar para que possa se lembrar do significado dos sonhos. Para a alma (mente) não existe espaço e não existe tempo, tudo é aqui e agora. Nossa vida é muito maior do que imaginamos, do que pensamos.
Se puder, faça Psicoterapia para compreender tudo isso e muito mais.
Abraços. Sem medos, sem receios, tudo isso é real.

5931 respostas

18 JAN 2022

Olá João Eduardo! Grato por escrever. Você relata uma situação muito comum e esperada. Certamente dormir é um estado alterado de consciência que faz misturar um pouco os conteúdos dos estímulos do ambiente com os conteúdos selecionados por seu mundo emocional para sonhar. Dormindo ouvimos, dormindo, sentimos calor, dormindo temos alerta visual e assim por diante. Essas trocas não plenamente conscientes, mobilizadas pelo cansaço, pelo estado psicológico, geram esse tipo de conteúdo. Bebê pequeno demanda muita atenção, muita renúncia física, gera apreensão. Com o crescimento do bebê, sua aquisição de confiança e amadurecimento, as coisas tenderão a melhorar. Dependendo do grau de desconforto e da urgência sua, poderá ser aliviador, você poder conversar científicamente com um psicólogo. Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas), sigamos recomendações de instituições como
Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8769 respostas

18 JAN 2022

Boa noite
O que descreve aparentemente é uma questão de estar com um sono irregular.
Quando os bebês nascem vão passando por muitas fases e os primeiros meses é uma adaptação para os pais e o bebê.
Tente reorganizar os horários em que possa descansar, pedir ajuda para alguém próximo também é importante.
Mas calma logo tudo irá se regularizar.

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre