Descobri que meu companheiro é usuário de cocaína

Feita por >Dai · 24 nov 2015 Drogas

Descobri que meu companheiro é usuário de cocaína. O que devo fazer? Converso com ele sobre o assunto? Faço de conta que não sei?

A melhor resposta 26 NOV 2015

Arruma um momento certo e conversa com o seu esposo sobre o assunto. Pois é algo que te incomoda.
"Quando a dor de não está vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda" (Freud).
Att, Renata Freitas

1 DEZ 2015

Dai, bia noite. Em primeiro lugar fique calma, depois tenha uma conversa com ele para saber como é o padrão de uso. Coloque-se a disposição para ajuda-lo. Busque informações a respeito das diferentes fases uso, abuso e dependência. Prepare-se conhecendo sobre o assunto.

Rosana Britzki Psicólogo em São Bernardo do Campo

3 respostas

1 DEZ 2015

Minha cara, o uso de entorpecente, tira do usuário sua autonomia, leva ao auge e ao mesmo tempo ao fundo do poço. E a fuga fica cada vez mais constante. Hoje tem muitos grupos de ajuda, tanto para o usuário, quanto para família que e afetada. A terapia e um dos caminhos para a pessoa se olhar nos seus próprios atos., Não fique sozinha neste momento procure ajuda.

Joana José Alves Psicólogo em Barueri

4 respostas

26 NOV 2015

Olá Dai, O melhor seria você conversar com seu namorado, entender como tudo começou. Depois junto com ele pensar em buscar uma ajuda profissional.
Abs
Denise A. Costa

Psicóloga Denise A. Costa Psicólogo em São Paulo

8 respostas

26 NOV 2015

Olá Dai. Existem grupos de ajuda destinados exclusivamente aos familiares dos usuários como o Nar-Anon e o Amor Exigente. Nestes grupos é possível compartilhar e aprender experiências no lidar com o ente adicto. Na internet você encontra informações, endereços e horários das reuniões. Abraços!

26 NOV 2015

dificil nao falar c ele sobre o assunto....penso que vc deve sim falar com calma e se colocar á disposiçao caso ele queira sua ajuda para leva-lo por ex. ate um psicologo e um psiquiatra. mas lembre-se: só se ele quiser sair desta situaçao. caso contrario os resultados nao serao positivos,ok? sandra elena carosio-psicologa e hipnoterapeuta. sao jose do rio preto-s.p.

26 NOV 2015

Olá, Dai.
É importante que você converse com seu companheiro até mesmo para entender como é esse uso e se atualmente o prejudica em algum ambiente ou atividade. Se por essa conversa vocês entenderem que o uso dessa substância é problemático e ele quiser conhecer algum dispositivo para ajudá-lo a diminuir ou interromper o uso, vocês podem procurar saber pela secretaria de saúde da prefeitura da cidade de vocês se existe um CAPSad (Centro de Atenção Psicossocial - álcool e outras drogas).
Atualmente o CAPSad é o recurso público que melhor tem conseguido acolher e oferecer tratamento a usuários de drogas. Nesse lugar existe uma equipe multiprofissional especializada (enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, médicos, etc) que desenvolve muitas ações inclusive junto à família, trazendo a todos mais informações e qualidade de vida.
Os CAPSad geralmente existem em cidades de 70.000 a 200.000 habitantes.
Espero que essas informações ajudem, Dai. Boa sorte!

Luma de Oliveira Psicólogo em Uberlândia

4 respostas

26 NOV 2015

Dai ,

É importante sim , uma conversa , para que você possa entender melhor , que tipo de uso o mesmo esta fazendo e se isso esta trazendo perdas ( afetivas , sociais ) como também entender em que momento ele começou a fazer o uso , o que levou o mesmo a iniciar esse uso. Mostre ao mesmo que ele tem o seu apoio caso deseje , que juntos possam buscar uma solução e conhecer os dispositivos disponíveis para que o mesmo possa diminuir este uso ou até mesmo deixar de faze-lo. Atualmente temos os CAPSad ( Álcool e outras drogas ) onde temos equipe multidisciplinar para orientar no que for preciso.

Espero ter lhe ajudado

Martha Severo

Martha Severo Lopes da Silva Psicólogo em Recife

18 respostas

25 NOV 2015

Olá, Dai.
É importante que você converse com seu companheiro até mesmo para entender melhor como é esse uso e se o prejudica em algum ambiente ou atividade. Se por essa conversa vocês perceberem que o uso da substância é problemático e ele quiser conhecer algum dispositivo de ajuda para diminuir ou interromper o uso, vocês podem procurar saber se existe algum CAPSad (Centro de Atenção Psicossocial - álcool e outras drogas) na cidade de vocês através da secretaria de saúde da prefeitura.
Atualmente o CAPSad é o recurso público que melhor tem conseguido acolher e oferecer tratamento a usuários de drogas. Ele conta com uma equipe multiprofissional especializada (composta por enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes sociais, etc.) e desenvolvem ações inclusiva junto à família, trazendo mais informações e qualidade de vida.
Espero que essas informações ajudem.
Boa sorte, Dai!

Luma de Oliveira Psicólogo em Uberlândia

4 respostas

25 NOV 2015

Olá Dai, eu não tenho muitos dados a cerca do nível de intimidade e abertura que você possui nessa relação. Porém, de toda forma, eu acho imperativo você conversar com ele sobre sua descoberta, e até para saber como ele reage mediante essa informação. Procure agir de forma a demonstrar que se preocupa com o estado de saúde e como isso pode afetar a vida dele e o relacionamento de ambos. Converse abertamente, exercitando a empatia e jamais adote uma postura de julgamento, e sim de total ajuda e compreensão genuína, assim ele verá em você alguém em que pode confiar e será mais fácil manejar essa situação. Eu acho que avaliar o nível de envolvimento e comprometimento da vida dele com o uso dessa droga, através da conversa investigativa e da observação dos comportamentos dele em seu dia a dia (se houve mudança abrupta), vai ser importante para te ajudar a mostrar para ele a importância de a buscar uma ajuda profissional (caso ele esteja aberto para isso) e até mesmo para você avaliar os prós e os contras de continuar nesse relacionamento. Tudo vai depender da sua conversa franca; da empatia genuína; da sua observação mediante essas informações; do nível de comprometimento do uso na vida dele; do engajamento dele em fazer algo a respeito, para que assim, você possa avaliar de maneira mais efetiva, tanto o seu nível de alcance em promover alguma ajuda, quanto avaliar a relevância dessa relação em sua vida e o quanto ela pode ser prejudicial (ou não) para você!
Abraços e força!

Gisele Ávila Psicólogo em São Caetano do Sul

34 respostas

25 NOV 2015

Ola Dai,
Você coloca se forma rápida essa descoberta. Sugiro que procures um profissional para lhe orientar e claro obter maiores informações sobre a rotina familiar, o uso abusivo de drogas, e formas de tratamento. É adequado sim uma abordagem sobre o tema, porem desprovido de culpa ou de ameaças. Abraços

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

25 NOV 2015

Boa noite, Dai!
Ainda que você faça de conta que não sabe, até quando conseguirá manter esse papel? Se está aqui procurando orientação, significa que isso te afetou, concorda?
Seu marido é um homem agressivo? De que forma você pensa em abordar o assunto? Qual sua opinião sobre o uso de drogas? Faça-se esses questionamentos. Irão te ajudar. Abraços!

Jaqueline Bento Psicólogo em Rio de Janeiro

6 respostas

24 NOV 2015

Se isso te incomoda, converse com ele para que saibam como lidar com isso. A honestidade e transparência num relacionamento são valores a se preservar. Qualquer coisa procure um psicólogo para te ajudar.

Psicólogo Alex Pereira Leite Psicólogo em Goiânia