Como esquecer uma paixão virtual?

Feita por >Ana · 18 mar 2021 Dependência emocional

Estava em um site para aprender idiomas, sendo que conheci um rapaz, entre algumas conversas percebi que tínhamos muitas coisas em comum, ele me paquerou e começamos a conversas sobre relacionamentos, vida e muitos outros assuntos, sendo que ele sempre jogava algumas indiretas tipo que desconfiava de mim, sobre estar conversando com outros caras ou coisa do tipo, tivemos discussões, ele disse que não confiava em mim, fiquei péssima então pedi desculpas por algo que não tinha feito e voltamos a nos falar, porém depois de alguns dias percebi que ele estava frio, perguntei o que era ele voltou novamente a dizer que nao confiava em mim e que iria me bloquear, discutimos ele me bloqueou. Fiquei péssima, fiz algumas contas fakes para poder falar com ele para entender o pq de tudo aquilo, ele me chamou de louca e disse que eu estava assediando ele. Eu não sei lidar com essa situação ,quero procurar por ele mas acho que não devo pois parece que ele me odeia. O que devo fazer?

A melhor resposta 19 MAR 2021

Oi Ana, boa tarde!

Hoje é muito comum nos relacionarmos e encontrarmos pessoas através de aplicativos e sites de relacionamentos.
Mas uma coisa é muito importante perceber que o outro pode criar uma fantasia sobre a relação assim como você pode fantasiar a outra pessoa pelo que ela mostra.

É preciso ir com calma e com alguns princípios e referenciais. No relacionamento virtual precisa caminhar para um encontro real, com possibilidades de conhecer um ao outro de forma honesta e sincera.
Muitas vezes esses relacionamentos virtuais são perigosos pois, neles a pessoa mostra só o que ela quer, só o que lhe convém.

A nossa mente é capaz de criar uma fantasia e acreditar nela, por exemplo se apaixonar por palavras e ideias que o outro nos fala, mas é muito importante trazer essa paixão para realidade.

Tome cuidado com essa tentativa obsessiva de tentar encontrá-lo, aceite que não há disponibilidade no momento.
Agora, recomendo que você busque ajuda terapêutica para se fortalecer sua identidade, para saber o motivo da sua sede de amor e sensação de perda. A vida é cheia de possibilidades e caminhos. Comece se amando, se cuidando, aumentando a sua autoestima e seu amor por você mesmo, eu garanto que vai melhorar a sua forma de se relacionar com as pessoas.

Um abraço

Psicólogo Neimar Sérgio ( Atendimentos on-line)

Neimar Sérgio de Souza Psicólogo Psicólogo em Brasília

22 respostas

19 MAR 2021

Olá Ana! Traga o centro das tuas interações para si mesma. Conheça e interaja com dez pessoas reais de forma significativa. Isso multiplicará contatos e, como a interação real é muito mais viva, completa e forte do que a virtual, você estando bem consigo mesma, se tornará interessante aos outros.
Atenciosamente:

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8654 respostas

19 MAR 2021

Ana, o q vc deve fazer. Sinceramente esquecer. Parece que ele perdeu o interesse. E pode ser q ele esteja usando desculpas para não querer.
Vc parece estar dependente emocionante dele e disso vc precisa cuidar. Precisa fazer terapia para recuperar sua auto estima entre entre outras necessidades

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

19 MAR 2021

Olá Ana, vamos lá. Pelo seu relato, o rapaz não quer mais contato com você e é preciso respeitar está decisão dele. Não o procure e nem tente se explicar. Se está muito difícil para você lidar com esta rejeição, sugiro você buscar apoio psicológico. Na terapia você irá se fortalecer e enxergar o seu valor entre outras coisas.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga - terapia online e presencial

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

19 MAR 2021

Olá Ana! Grato por escrever. Arranje um amor real! Paixão é cega, absoluta, irracional. Paixão virtual não apresenta um milésimo, de fato, de uma paixão real. Virtualmente há muito espaço para fantasia, pouco espaço para prática, para a realidade. Real e profunda mesmo, há uma pessoa por quem você deve nutrir respeito, admiração: você mesma!
A pessoa que se apaixona, deposita nos limites da outra, expectativas e qualidades, que estão em seus sentimentos, fantasias e pensamentos. A outro não é isso. O convívio por anos, sempre prova que ao conviver, muitas fantasias não acontecem.
Troque as trocas virtuais por trocas reais, organize rotina de vida saudável e produtiva.
Será aconselhável que você conte com a ajuda científica de um psicólogo para resgatar o centro do amor próprio, em trocas inteiras e reais, sem precisar abrir mão de tua essência.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, máscara obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.