Como disfarçar minhas expressões?

Feita por >Débora · 8 abr 2015 Habilidades sociais

Sou extremamente expressiva, todos a minha volta conseguem perceber meu estado de espírito e por ser muito intensa isso cria uma barreira. Estou sendo treinada para gestão, mas meu chefe me crítica dizendo que preciso esconder o que sinto, disfarçar. Chegou a brincar que "toda manhã colaria um sorriso no meu rosto com fita adesiva". Não percebo isso como defeito, mas como nos diversos meios isso nos torna vulneráveis, quero treinar e dominar essa característica. Obrigada.

A melhor resposta 8 ABR 2015

Oi Débora. Pela sua pergunta, entendi que você anda com a "cara fechada". É isso? Se seu chefe quer colar um sorriso em você, imagino que você pode estar sempre triste ou irritada. Para o que você chama de "expressividade", entendo que você deixa transparecer, de forma bem, clara essas emoções negativas. Naturalmente, seu chefe prefere que você sorria, afinal, gostamos de lidar com gente que esteja sorrindo. Débora, nosso estado de espírito sempre vai influenciar o ambiente de trabalho, mas há situações que devem ser evitadas. Enfim, não dá para ir além, pois faltam detalhes do seu comportamento. No entanto, como isso está lhe incomodando, sugiro que procure um psicólogo para você aumentar seu autoconhecimento e, a partir daí, poder lidar com mais facilidade às diversas situações que a vida nos oferece. Abraço.

Sergio Manzione Psicólogo em Salvador

25 respostas

13 ABR 2015

Debora, boa noite!
O sujeito se comporta de acordo com sua estrutura e jamais consegue disfarçar sua personalidade, porém, deve reconhecer que a convivência em grupo é necessário ser tolerante e receptivo com os demais. Se as criticas do seu chefe estão lhe incomodando, procure um profissional para aumento do seu autoconhecimento para que a mesma tenha uma vida psíquica saudável e facilite sua convivência social.

11 ABR 2015

Dentro de um ambiente organizacional essa característica na maioria das vezes das vezes não conta a favor. Ocupar um cargo de gestão envolve adotar uma série de posturas que podem ou não ser naturais para você.
Recomendo que procure um coaching para se preparar para gestão. No coaching você poderá se planejar e treinar as novas habilidades que precisará desenvolver e discutir sobre as dificuldades que vem enfrentando.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

10 ABR 2015

Olá Débora,
realmente, o corpo fala!
Acredito que a questão de disfarçar seja bastante questionável mesmo.
Do que se trata então:
Quando estamos nas mais diversas relações, as coisas que acontecem nos tocam, e tocam em uma parte, uma subpersonalidade nossa. Então podemos reagir através desta subpersonalidade.
Com a psicoterapia, você pode conseguir ficar mais centrada, mais em si mesma, e, portanto menos reativa e menos identificada com aquela sub que reagiria neste caso.
Assim, você se prepara e pode escolher se é pertinente reagir, e se expressar naquele momento, sem deixar de ser honesta e sincera.
E mais, podendo ainda escolher a forma mais adequada de responder.
Sandra Colaiori
CRP 06/34949-0

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

10 ABR 2015

Bom dia, Débora. Todos nós reagimos às situações do cotidiano expressando-as na fala e nas expressões corporais. Às vezes reagimos de forma tão intensa, que pode nos prejudicar em certas situações. Portanto, conhecermos melhor nossas reações e poder controlá-las pode melhorar a ida pessoal e profissional. Paul Ekman, professor de Psicologia da Universidade da Califórnia, fez uma longa pesquisa, cerca de 40 anos, a respeito da linguagem das emoções em vários tipos de cultura e observou que certas expressões são universais. Reconhecer identificar as emoções pode orientar e melhorar a vida pessoal e profissional. Indico os livros a seguir para você conhecer um pouco mais sobre o assunto: A linguagem das emoções de Paul Ekman, A linguagem do corpo de David Cohen e A vantagem não verbal de Cal K. Goman. Iniciar um processo de coaching, uma vez que você tem interesse na gestão de pessoas seria muito benéfico.

Celia Regina Cordeiro Sampaio Psicólogo em Curitiba

15 respostas

8 ABR 2015

Olá, Débora. Realmente, a questão da expressividade pode ser vista como uma característica positiva e negativa, e acredito que em grande parte, o valor que será atribuído a esta qualidade depende dos olhos de quem vê. Entretanto, compreendo o que seu chefe pode estar querendo indicar, pois no ambiente profissional, especialmente ao nos relacionarmos com o público e com outras pessoas, precisamos ser capazes de conter nossas condições internas e pessoais a um nível em que possamos interagir com os outros sem que humor se apresente como uma barreira. Acredito que na possibilidade de equilibrar seu jeito de ser com uma postura mais acessível. Nesse sentido, acho que a terapia seria uma ótima indicação para ajudá-la a refletir sobre novas possibilidades de gerenciar aquilo que se passa em seu mundo externo, e conciliar essa realidade com o contexto externo.

Renata Corbetta Tavares Psicólogo em Florianópolis