Como conseguir o autoperdão?

Feita por >Milena Moraes · 30 out 2017 Desenvolvimento pessoal

Tenho facilidade em perdoar as pessoas quando elas erram comigo, mas, eu errei a um tempinho e desde então fico me julgando, me culpando o tempo inteiro, queria saber o que fazer pra me perdoar.

A melhor resposta 31 OUT 2017

Boa tarde Milena,

Assim como a colega colocou, temos o costume de ser mais flexíveis com outros do que com nós mesmos. O que será que te faz pensar dessa forma? Será que, naquela época, não foi o caminho que tinhas para percorrer? Tente se questionar... A terapia te ajudará bastante.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

6 NOV 2017

Milena que bom que consegue perdoar as pessoas. Isso é maravilhoso. Para você se perdoar é necessário se permitir a conhecer a si mesma e com o tempo isso acontece. Faça um contato e comece o quanto antes a trabalhar essas e outras questões junto com uma ajuda especializada. Boa sorte!

Psicóloga Monica Pujol Psicólogo em Rio de Janeiro

22 respostas

31 OUT 2017

Oi Milena.
Por que costumamos ser mais flexíveis com os outros e rígidos conosco mesmos?
Se sua amiga cometesse o mesmo erro que você cometeu, o que você falaria pra ela? Então! Passe a falar o mesmo pra você!
Seja pra você a amiga que você é para suas amigas!!
Um beijo
Erica Taylor
Niterói RJ

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

31 OUT 2017

Oi Milena, me parece que há sentimentos de culpa ligados a uma baixa auto estima. O processo de psicoterapia auxilia a pessoa e entender melhor seus sentimentos e comportamentos, então nada melhor do que você buscar um psicólogo para explorar esses sentimentos. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

31 OUT 2017

Olá Milena!!

Às vezes erramos e nos cobrando muito que modo como resolvemos o que ocorreu. A situação pode não ter sido dá forma que você gostaria que fosse , porém acredito que foi a forma possível de lidar naquele momento.
Aprender a ver o aprendizado em cada situação, para que num outro momento você possa lidar melhor com o que acontece com você.
Sugiro que você procure ajuda de um psicólogo na sua cidade. Ela pode junto com você, entender essas e outras situações da sua vida que lhe causam sofrimento.

Me coloco à disposição.
Abraço
Elaine
Florianópolis SC

Elaine Hames Psicólogo em Florianópolis

29 respostas

31 OUT 2017

Milena
Existem algumas decisões na vida que nos custam muito, mas no momento, certamente foi o que soube fazer, foi a soluçao encontrada, todas as decisões envolvem perdas, não perdoar é repetir para você mesma, que poderia ter escolhido outra solução, mas para chegar a esse consenso você precisou vivenciar outro enfoque, assim todas as perdas envolvem perder, ganhar, sofrer, amar,etc. Esse é seu momento de aprendizagem.
Recomento que busque ajuda Psicoterapeutica, o autoconhecimento lhe ajudará muito.
Espero que tenha lhe ajudado
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

31 OUT 2017

Olá Milena. Na minha abordagem, a Terapia dos Esquemas, esse autojulgamento se chama modo pai ou mãe internalizado. Quando duante o seu desenvolvimento a criança é muito criticada pelo pai ou mãe, ela tende a internalizar essa postura crítica e passa a se criticar na esperança de não errar mais para não desagradar os pais. É preciso desenvolver o modo adulto saudável que possa intervir e defender-se desse modo pai/mãe internalizado com firmeza, com a convicção de que você é quem manda dentro de você e que essa voz que a critica é como um programa de computador que repete aquilo que aprendeu no passado. Procure se autoelogiar, faça uma lista com suas qualidades, peça às pessoas que te amam lhe apontar algumas qualidades suas. Seja uma boa mãe para você mesma, com a firmeza e determinação de uma leoa que protege suas crias.

Cecilia A. Sakai Psicólogo em Campinas

12 respostas

31 OUT 2017

Boa noite Milena.
O sentimento de culpa aparece em alguns momentos em nossas vidas, e algumas vezes pode provocar sofrimento. Sugiro que você procure uma psicóloga em sua cidade para lhe ajudar a ressignificar algumas questões e lidar com isso da melhor forma possível.
Espero ter ajudado, fico a disposição

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville

260 respostas

31 OUT 2017

Olá Milena,
determinadas situações na nossa vida nos marca e nos deixa pensativos, pensamentos sobre como recuperar algo que perdemos, como voltar a viver sem determinada pessoa ou outras situações. No entanto, todo perdão é uma decisão a qual não esquecemos, apenas aprendemos a conviver com ela, retirando a lição de aprendizado e seguindo adiante, formando aquilo que costumamos chamar de bagagem.
Continue analisando os benefícios do perdão e o quanto facilitaria a sua vida se perdoar, o quanto ficaria mais aliviada.
E para que isso não se torne um padrão na sua vida, tente buscar ajuda psicológica onde um profissional poderá te ajudar a compreender de onde vem esse comportamento.

Atenciosamente,

Amanda Carvalho

Espaço Devir Psicologia Psicólogo em Salvador