Bullying, piadinhas, risinhos.

Feita por >Flávia · 27 jul 2024 Abordagem psicológica

Desde começo sinto que de uma certa forma a familia do meu esposo nunca gostaram de mim, me tolera por respeito a ele acredito. Devido eu ser introvertida , não que nunca tentei me aproximar, sempre os respeitei, compareci em aniversarios, eventos e com todo respeito a todos eles, porem sou aquela que nao faço panelinha, gosto de ir embora cedo, enfim...aceito a menira como vivem, as sociais que adoram, porem nao me respeitam pela minha maneira de ser. e contudo as piadinhas, risinhos e indiretas, tenho uma certa dificuldade em escutar, audição; confesso que tenho vergonha, mais assim me comunico normal, mais em lugares barulhentos, caso me chamam e nao escuto, vem aqueles risinhos, batidinhas no ombro, da vontade de dizer sim nao ouvi e dai? mais para nao dar o gostinho deles falarem ta vendo? nao falei que ela nao escuta. se vou um fim de semana la, volto arrasada, nao sei como lidar, fico ansiosa e deprimida, gostaria de saber como lidar com as tiranias, e me afasto bem ja tem um tempo, ainda para ter um certo respeito por eles.

A melhor resposta 30 JUL 2024

Olá Flávia!

É natural que você não se sinta bem em um lugar que não é respeitada pelas suas características.

Precisamos pensar em uma forma de você e sua família (que é você e seu esposo) se posicionarem frente aos abusos. Até que ponto são só brincadeirinhas ou passam a ser um abuso a você? Como seu esposo tem lidado com isso?

Outro ponto a se pensar são as coisas que você escuta e do pq essas coisas te machucarem e do pq você não conseguir se posicionar. Muitas vezes a introversão é uma forma de se proteger e se blindar do mundo.
Mas até que ponto isso é eficiente?!

Estou a disposição Flávia.

Atenciosamente,
Ariene Soares

Ariene Soares Psicólogo em Goiânia

29 respostas

2 AGO 2024

Olá Flávia, tudo bem?
Lidar com situações de falta de respeito e piadinhas pode ser bastante desafiador, especialmente em um ambiente familiar. Fale com seu esposo sobre como você se sente em relação à família dele. É importante que ele entenda sua perspectiva e possa te apoiar nessas situações. Talvez ele possa ajudar a mediar algumas dessas interações e fazer com que você se sinta mais confortável. Estabelecer limites claros é essencial. Se você se sente desconfortável em certas situações, comunique isso de maneira gentil mas firme. Por exemplo, se os risinhos e piadinhas sobre sua audição te incomodam, você pode educadamente pedir que sejam mais compreensivos.
Lembre-se de que sua saúde mental e emocional é importante. Você merece estar em ambientes onde se sinta respeitada e valorizada. Caso precise estou à disposição.
Marília - psicólogo de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

30 JUL 2024

Olá Flávia! Primeiro, obrigada pela coragem de ter buscado ajuda. É compreensível que você se sinta desconfortável em relação à família do seu esposo, especialmente se sente que não é bem-vinda.

A introversão e a forma como você se comunica são partes importantes de quem você é, e é natural querer ser respeitada por isso. As piadas e indiretas podem ser dolorosas, e expressar, de maneira calma e assertiva, como isso a afeta pode ser uma forma de estabelecer respeito mútuo.

Além disso, é importante cuidar de si mesma durante esses encontros. Tente se preparar mentalmente antes dos eventos, definir limites e ter uma frase pronta para responder a comentários desconfortáveis. Converse com seu esposo sobre seus sentimentos e busque apoio dele. Reserve um tempo para fazer algo que você goste após esses encontros, para aliviar a ansiedade. Você merece ser respeitada e aceita como é!

Psicóloga | Beatriz Grigoleto

Beatriz Grigoleto Psicólogo em Bebedouro

34 respostas

29 JUL 2024

Bom dia Flavia, sociabilidade sempre reflete questões internas e como você lida com bullying, no caso a forma que você narra o tratamento com a sua audição diminuída. Sendo a família do seu esposo sua segunda família realmente é uma situação complicada. De maneira superficial eu te sugiro valorizar os pontos positivos deles e aumentar sua neutralidade emocional. Para uma analise mais aprofundada para orientações sugiro procurar um profissional da psicologia para seu autoconhecimento, relacionamento conjugal e colocar limites. A disposição. Cordialmente,
Lisiane Hadlich Machado
Psicóloga & Psicanalista

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

211 respostas

29 JUL 2024

Oi Flávia! Grato por se colocar. Quanto ao conceito de Bulluing, não gosto muito de ponderar. Não estou dizendo que seja seu caso, mais, na maior parte das vezes que as pessoas o usam, elas banalizaram. Isso tem acontecido porque elas trocaram a comunicação e convivência direta pela comunicação virtual ou pela fuga das situações de divergências. As verdades e seus valores precisam ter um avaliador interno em cada pessoa. Em outras palavras, as piadinhas, os risinhos, são formas deles afastarem do contato com a construção da vida, vendo de forma ilusória e cega, conforto por suporem uma fragilidade tua. Acontece que cada ser humano, embora se iluda que conhece, pouquíssimo conhece do mundo interno do outro. Organize tua verdade, fortaleça tua autoconfiança. As pessoas que desfazem dela, desfazem sem te conhecer.
Será recomendável que você possa olhar com melhor clareza e maior profundidade, para tuas riquezas, possibilidades e potencialidades internas, contando com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Atenciosamente,

9308 respostas

29 JUL 2024

Existem lugares e situações que, infelizmente, não nos cabem. Contudo, há situações e relações das quais somos obrigados a participar. Sugiro que você faça um exercício de se posicionar sem medo de magoar o outro. Lembre-se de que, quando não podemos mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos. Acredite, você tem muito mais força do que imagina.

João Gabriel do Carmo Severino Psicólogo em Petrópolis

7 respostas

29 JUL 2024

Oi Flávia
Por que você se diminui? Por que você acha que não tem valor?
Talvez o problema não sejam eles e se o problema é eles, por que você se importa com isso?
Por que se deixa afetar? Precisa aprender a se amar, precisa recuperar a tua autoestima.
Pouco importa como eles são, eles são apenas pais e irmãos dele e você não está namorando eles.
Pior seria se eles gostassem de ti. Assim, mostra que é única e eles criticam porque voce tem personalidade, tem o seu jeito, é educada e eles não. Desta forma eles não conseguem te dominar.
Te convido a fazer sessões de Psicoterapia para se conhecer melhor, aumentar a autoestima e a autoconfiança.
Você foca demais neles quando deveria focar em si mesma e não considerar nada o que e como eles fazem.

Abraços

6349 respostas

29 JUL 2024

Boa noite!
De acordo com o seu relato, é válido fazer perguntas sobre como demonstrar respeito de outras formas. Se estar na presença deles não te faz bem, é importante pensar em outros meios para se relacionar e garantir o respeito dos dois lados. Inclusive, conversar com o elo entre você e a família, no caso, o seu esposo, também é uma ferramenta indispensável.
Podemos trabalhar essa demanda.

Edmilson Roger Monteiro Psicólogo em Cafelândia

7 respostas

29 JUL 2024

Nessa situação infelizmente é se afastar cada vez mais, mas, cuidado para não afetar o seu relacionamento com seu esposo, se ele te compreender tudo bem!

Noemia Tereza Barros Dias Friedrich Psicólogo em Aracaju