Banhos todo hora.

Feita por >Bruna · 3 abr 2021 TOC

Eu passo 2,3,4, horas no banheiro, sem nem perceber, chegam as vezes a ser banhos de 5 horas.
E quando não passo muitas horas no banheiro tomando banho, eu procuro tomar banho toda hora, chego a tomar 6 banhos por dia, sem noção de horário.
Teve uma vez, que depois de 30 minutos, me deu uma crise porque senti que precisava tomar banho urgentemente, e foi do nada, eu não entendi, minhas mãos ficaram trêmulas, eu comecei a suar frio, fiquei agoniada, só pensando no momento em que iria tomar banho (eu estava ocupada nesse momento, e estava querendo muito que tudo acabasse, só pensava no banho).
As vezes eu sei que não preciso de banho, mais sinto necessidade e é como se meu corpo me obrigasse.
Só de ver, ou colocar a mão na água, ou quando encosto a mão em algo sujo, ou sento em algum lugar sujo, é como se meu corpo já estivesse todo sujado e implorando por um banho.
Minha mãe me chamou a atenção, e disse que isso pode ser algo, mais eu falei que não era nada, é apenas higiene. Mais também sei que pode ser algo.

Preciso de ajuda, por favor.

A melhor resposta 13 ABR 2021

Olá Bruna.
É provável que você tenha TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo. Porém só um médico psiquiatra é que pode te dar o diagnóstico, ele também pode entrar com medicação se for o seu caso.
A medicação pode diminuir os sintomas, mas não pode mudar a forma como você pensa e age, por isso é necessário procurar um psicólogo, pois com os atendimentos você pode adaptar sua forma de pensar e se comportar, desta forma poderá diminuir este ato de se banhar com frequência, porque segundo estudos, estes seus comportamentos podem estar vinculados a forma como você está pensando sobre sujeira. Talvez algo aconteceu em seu passado que a fez desencadear esta necessidade de muito banho, e você poderá entender o que está acontecendo com os atendimentos psicológicos.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

9 ABR 2021

Bruna, aparentemente vc tem toc.
Procure tratamento.
Se interessar sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

5 ABR 2021

Bom dia Bruna.
O seu quadro é de alguém que tem TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo.
Observe quando iniciou a compulsão pelo banho e tente associar com algo traumático que antecedeu.
Se não conseguir resolver sozinha procure ajuda psicológica.
Abraço, Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

666 respostas

4 ABR 2021

Olá Bruna! Que bom que você escreveu! Tomar banho muitas vezes envolve necessariamente alguns aspectos:
- Sensação de que está suja; - sensação de que está mais vulnerável do que os outros a adoecimentos; - redução de foco em outros aspectos, para concentrar-se em sujeira (perigos decorrentes dessa) e banho.
Não temos alguns dados que ajudariam a compreender melhor, tal como sua idade e quanto tempo faz que está sentindo isso, com o respectivo panorama de início.
As sensações relatadas envolvendo o processo de banho/não banho, de mãos trêmulas, suar frio, agonia, precisam ser conectadas com a sua saúde global e tua rotina de vida.
Será muito importante você pesquisar nossos perfis, escolher um de nós, e passar por uma análise científica mais criteriosa com psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8680 respostas

4 ABR 2021

Oi, Bruna. Todos temos pensamentos estranhos às vezes, mas no seu caso, como você mencionou sintomas como "mãos trêmulas", "agonia" e "suar frio", é melhor que você busque um atendimento terapêutico profissional, para que ele ou ela possa analisar exatamente a razão pela qual seus pensamentos causam sentimentos e sintomas tão intensos na sua fisiologia. Além disso, tomar banho muitas vezes por dia pode ser um comportamento contraproducente, e se você procurar ajuda e aprender a condicionar este comportamento, você pode experimentar uma vida com mais qualidade.
Estou à sua disposição!

Young Sam Otávio Almeida, Psicólogo Clínico

YSOA Psicologia Clínica Comportamental e Cognitiva Psicólogo em Campo Grande

8 respostas

4 ABR 2021

Olá Bruna, ao que parece você desenvolveu TOC, transtorno obsessivo compulsivo, que no seu caso se apresenta pelos compulsão em tomar banho, se lavar, etc.. Você precisa se consultar com um médico psiquiatra, pois provavelmente precisará de tratamento medicamentoso. Aliado a isso, será fundamental você buscar apoio psicológico também, para auxiliar neste processo, na sua ansiedade. Não deixe que esse comportamento atual controle sua vida , busque ajuda o quanto antes.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

4 ABR 2021

Você pode está num quadro de Toc - transtorno obsessivo compulsivo.
Para fechar um diagnóstico é preciso que você passe por um atendimento.
A terapia com maior evidências de resultados científicos, é a terapia cognitivo comportamental.
É tratável com algumas técnicas que visam o retorno a sua rotina de forma funcional.
E trabalha nos pensamentos também.
Estou a sua disposição e posso te ajudar.

Psicóloga Ariane Da Silva Barbosa Psicólogo em Rio de Janeiro