Atração por uma pessoa mais velha

Feita por >Acn28 · 5 set 2023 Abordagem psicológica

Tenho 22 anos, tenho um relacionamento saudável e feliz, já fazem 5 anos (ele tem a mesma idade). Mas já faz uns meses que estou me sentindo atraída por outra pessoa, mais velha (50 anos, superior a mim no trabalho), não sei explicar mas apenas de ter contato (sem ser físico) acontece isso. Então estou me sentindo um pouco perdida em relação a isso, preocupada. Mas acredito eu que com o mesmo sentimento pela pessoa que já está comigo nesses 5 anos.

A melhor resposta 7 SET 2023

Olá, Acn28.

Não é incomum estarmos em um relacionamento sério com alguém e sentirmos admiração ou atração por outra pessoa. Entretanto entre sentir atração e de fato sair com essa pessoa existe uma distância. Ou seja, sentir atração por esse cara mais velho não significa que não goste ou ame seu atual companheiro. às vezes também, nossa atual relação não se encontra nos melhores momentos, o que nos faz sem percebermos nos encontrarmos em uma situação onde outra pessoa se torna interessante para a gente.
O que te aconselho neste momento e que tire um tempo para refletir sobre seu relacionamento atual, o que você gosta e não gosta nessa relação e nesse parceiro. Como está essa relação? Ela tem estado saudável? O quanto você deseja manter essa relação? etc.

Fique bem! abraços.

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

24 SET 2023

Entendo que você esteja passando por um momento de confusão e preocupação em relação aos seus sentimentos por outra pessoa, especialmente porque você já está em um relacionamento saudável e duradouro.

Autoanálise: O primeiro passo você já deu, que foi reconhecer que esta sentindo algo por outra pessoa, pode-se investigar mais profundamente o que está por trás desses sentimentos. Perguntas como "O que me atrai nessa pessoa mais velha?" e "O que sinto falta ou desejo que não esteja presente em meu relacionamento atual?" podem ajudar a compreender melhor seus sentimentos.

Comunicação no Relacionamento Atual: Abrir uma comunicação honesta com seu parceiro atual é fundamental. Explique seus sentimentos e preocupações de forma respeitosa e aberta. A comunicação aberta pode ajudar ambos a compreender melhor os desafios e encontrar maneiras de lidar com essa situação.

Autocontrole Emocional: A terapia pode ajudar você a desenvolver estratégias para gerenciar seus sentimentos e impulsos emocionais. Isso pode envolver técnicas de regulação emocional, como a identificação de gatilhos emocionais e o desenvolvimento de habilidades para lidar com eles de forma construtiva.

Avaliação do Relacionamento Atual: Juntamente com seu terapeuta, você pode explorar em detalhes seu relacionamento atual. Isso inclui identificar os aspectos positivos e as áreas que podem precisar de atenção e melhoria.

Reflexão sobre Valores e Prioridades: Refletir sobre seus valores e o que é mais importante para você em um relacionamento pode ajudar a tomar decisões mais informadas. Isso também pode envolver discutir como seus sentimentos se encaixam em suas metas de longo prazo.

Tomada de Decisão: Com base em uma compreensão mais profunda de seus sentimentos e em comunicação aberta com seu parceiro atual, você estará mais bem preparada para tomar decisões sobre o seu relacionamento.

Lembre-se de que a atração por outras pessoas, mesmo quando em um relacionamento, é uma experiência comum. O importante é lidar com esses sentimentos de maneira ética e considerada, levando em consideração seus próprios valores e o respeito pelo seu parceiro atual. A terapia pode ser um espaço valioso para explorar essas questões com mais profundidade e clareza.

Anônimo-420553 Psicólogo em Campina Grande

2 respostas

9 SET 2023

Olá,
Existe várias possibilidades para o que está sentindo. É preciso conhecer mais a sua história para refletir para sobre seus sentimentos. Fico a disposição para um encontro on-line para falar como a psicoterapia pode ajudá-la neste momento, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

238 respostas

6 SET 2023

Olá Acn28, espero que esteja tudo bem com você!

Muitas vezes estamos passando por algumas questões em nosso relacionamento, que podem nos deixar mais vulneráveis e susceptíveis a sentimentos por outras pessoas. Por isso, é interessante se aprofundar um pouco mais em sua questão, para que você tenha a possibilidade de entender do que se trata esse sentimento, e o que ele pode estar querendo te dizer sobre seu relacionamento, sobre suas necessidades, e sobre si própria. Além disso, mesmo que estejamos casados, ou namorando, podemos, em alguns momentos, achar outras pessoas interessantes, e isso pode acontecer com seu companheiro também, sem que isso tenha qualquer influência na qualidade, na confiança e na continuidade do relacionamento do casal. Somos seres adultos, e podemos ver qualidades em outras pessoas, mas isso não significa que estamos sentindo algo por ela, ou que precisamos acabar nosso atual relacionamento para ingressar em algo novo, nos baseando apenas por esse sentimentos. Busque se aprofundar um pouco mais nessa questão, e tente compreender como ela se conecta consigo, e com seus desejos e necessidades dentro de um relacionamento. Um profissional de Psicologia pode te ajudar neste sentindo, e se você sentir necessidade, você deve buscar esse profissional.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

924 respostas

6 SET 2023

Olá Acn28! Obrigado por escrever. Esse tipo de atração pode acontecer envolvendo diversos fatores: transposição da figura do pai para essa pessoa, a calma e serenidade que os anos de vida permitem a pessoas mais velhas, resolverem as coisas com mais vivência, sabedoria e simplicidade, minimizando os erros; as particularidades da interação que envolvem performance auto colocadas para pessoas de idade assemelhada (com pessoas mais velhas não é preciso medir conhecimento performance). Os mais velhos fazem diferente porque são mais velhos. Muitas outras possibilidades minimizadoras de competições e comparações, associadas a fazeres experientes desses mais velhos, podem fazê-los atraentes. A questão é a vivência próxima e frequente, a longo prazo.
Permanecendo, incomodando a questão, fale com um de nós, psicólogos.
Abraços!

8680 respostas

6 SET 2023

Oi ACN
Para te explicar claramente precisava fazer diretamente a voce..
Normal o que está te acontecendo e o que sente por esta pessoa mais velha, não é o mesmo sentimento que nutre pela pessoa que namora.
Voces podem ser pessoas conectadas que já viveram, já tem uma história de vida.
Procure conhecer esta pessoa, o que nutre por ela, o que ela pensa de você... convêm conhecer.
Se quiser pode fazer Psicoterapia para identificar a origem e a causa dessa atração.