Traumas sexuais da infância e adolescência podem ser superados?

Feita por >Maria · 23 ago 2023 Traumas

Fui criada por uma mãe narcisista maldosa e sem empatia, e dentre violências físicas, psicológicas e emocionais, houveram as sexuais também. Ele me detalhava suas relações sexuais desde meus 4 anos, me tocava e constrangia, beijava, bem como sugeria práticas com os pets da casa. Além disso, houve um estupro e abusos por parte da minha tia e seu marido. Hoje, adulta, não consigo sentir desejo sexual ou prazer em relações. Faço terapia há alguns anos, mas seria possível ressignificar a líbido na minha vida?

A melhor resposta 25 AGO 2023

Olá Maria,
é possível sim superar nossos traumas e ressignificar nossas vivências e experiências. Você esta no caminho certo em buscar a psicoterapia e para um bom desenvolvimento é preciso ter uma boa relação com o mesmo. Tente mudar de profissional e mudar assim a forma como as coisas estão sendo trabalhadas. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

24 AGO 2023

Bom dia Maria, pelo seu relato você passou por muitos traumas que marcaram negativamente sua vida.
Traumas são memórias de longuíssima duração que não se apagam com o tempo a menos que sejam tratadas com técnicas
certas. Busque ajuda de um psicólogo que seja especialista em traumas e trabalhe com técnicas como EMDR, Brainspotting,
Experiência somática, EFT, TFT entre outras, já que terapias convencionais são pouco eficazes nesses casos.
Espero que eu possa ter te ajudado a esclarecer um pouco mais sobre o assunto.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

24 AGO 2023

Oi Maria
Com certeza os traumas, de qualquer espécie podem e devem ser superados... não avançamos sem antes superar estes conflitos.
Se estás fazendo terapia há alguns anos e ainda não superou, mude de profissional, porque já devia ter compreendido e superado, Claro que não é o terapeuta que resolve, mas a não compreensão exata do conflito pode fazer o cliente não se dar conta do que realmente deve fazer.
A permanência do conflito indica que ainda não conscientizou do significado dos atos realizados e que caracterizaram os traumas.
Abraços

5817 respostas

24 AGO 2023

Olá Maria! Obrigado por escrever. Traumas sexuais não somente podem, como devem ser superados. De fato, a imensa maioria das pessoas que vivenciaram traumas superam. Cada pessoa é única, cada história é única, cada forma de sentir, interpretar é única.
Converse profundamente, desarmadamente com seu (sua) psicólogo (a). Ouse integrar seu todo. Ouse integrar as forças do trauma a teu favor. Aprofunde entendimento, reflexão de dinâmica de amadurecimento das significações.
O rio não é o mesmo rio, as pessoas não são as mesmas pessoas, estão em constante construção.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.