Eu fui abusado na infância?

Feita por >antAguiles · 16 mar 2022 Traumas

Eu não lembro como começou, mas por volta dos 6 anos de idade eu tive interações sexuais com uma das minhas irmãs (ela tinha 12 anos de idade). Isso deve ter durado até os meus 10 ou 12 anos.
Eu não costumo lembrar disso como um trauma, porém sinto muita vergonha e na época eu sentia muita culpa.
Eu lembro que no começo ela "pedia" para que eu esfregasse minhas genitais nas dela (na época eu não fazia ideia de que ela estava se masturbando e não fazia ideia do que era masturbação) e lembro que eu não gostava, fazia "obrigado" e em troca ela ficava abraçada sem roupa comigo. Essa era a parte que eu sentia prazer. Com o tempo eu fui começando a sentir prazer com as outras interações e até comecei a eu mesmo procurá-las. Mesmo assim, em algumas situações pontuais eu me senti obrigado a fazer algo que eu não queria. Durante esse tempo eu não queria por exemplo sentar ao lado dela na mesa, por exemplo. Acho importante também citar que na época ela sabia que nós somos meio-irmãos, porém eu não sabia. Não sei se isso faz diferença, mas é um detalhe.

Pois bem, a minha dúvida é: Esse tipo de interação foi normal ou poderia ser classificada como abuso sexual? Eu realmente ainda não sei como, mas tenho certeza que esse período influenciou na forma como eu me relaciono afetivamente hoje.

A melhor resposta 23 MAR 2022

Precisamos esclarecer o que pode ser considerado abuso; sim é tudo o que ficamos submetidos, contra a nossa vontade, mas muitas coisas que os pais fazem com seus filhos também poderia ser considerado abuso, pois as crianças não têm poder de escolha e de decisão. Em se tratando dessas experiências com a tua irmã, penso ser muito mais coisas referentes aos padrões e dogmas impostos pela sociedade, pela cultura. O sentimento de culpa não é pelo certo ou errado praticado e sim por descumprir com uma norma social.
Para a vida, nada e certo e nada é errado. Tudo é aprendizagem. Isto não tira a responsabilidade pelas consequências, pelos resultados das escolhas e das experiências.
Se voce está se sentindo mal, hoje, por causa destas experiências vivenciadas, sente culpa ou vergonha, isto sim é motivo de resolver porque está te incomodando. Pode sim fazer Psicoterapia para resolver isso.
Abraços

5900 respostas

18 MAR 2022

Sim Aguiles, é abuso sexual.
Pessoas abusadas nem sempre desenvolvem traumas, algumas relatam culpa pelo prazer que sentiram.
Sugiro acompanhamento psicológico para trabalhar afetividade e relacionamento sexual saudável.
Estou à disposição.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

670 respostas

17 MAR 2022

Ola como os dois eram crianças, acredito que não caracteriza abuso. Mas se isso te incomoda e atrapalha seus relacionamentos é importante procurar terapia.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

17 MAR 2022

Olá AntAguiles! Grato por escrever. Do ponto de vista externo, das estatísticas, você viveu uma situação desigual. Uma pessoa de doze anos (outro estágio de desenvolvimento), forçou outra pessoa de seis anos a fazer algo que inicialmente não lhe era prazeroso. Ocorreu violentação do tempo de maturação sexual. Importante hoje, é ponderar como você pode melhorar a forma de interpretar, sentir, organizar-se para o futuro, tendo esse relato como parte da tua história.
Para tanto será recomendável que conte com a assessoria científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8728 respostas

17 MAR 2022

Olá!
Bom o mais importante é entendermos como você está se sentindo e de que forma isso pode lhe trazer interferências e sofrimentos. Vocês eram crianças e mesmo sentindo prazeres nenhuma sabia muito o que estava fazendo. Mas a partir disso o que vem influenciando e em que momentos essas lembranças influenciam tuas vivencias atuais. Não precisa lidar com isso sozinha, a terapia tem um papel fundamental e pode lhe auxiliar, me coloco a disposição.

Dyenifer dos Santos Psicóloga Psicólogo em Selbach

11 respostas

17 MAR 2022

Olá
Mais importante que a experiência factível em si, precisamos avaliar como isso te impacta hoje. Avaliar os efeitos que isso tem nas suas relações e como você se posicionar diante delas hoje é uma forma de ver como o passado se faz presente. Não podemos mudar o futuro, mas podemos mudar a maneira como lidamos com ele.
Isso daria um conteúdo bem rico para a terapia. Recomendo que considere entrar nesse processo, pode te beneficiar muito.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

17 MAR 2022

Olá!
Você não disse que idade ela tinha na época. Isso faz diferença para consideração do abuso. Agora, o mais importante são seus sentimentos em relação ao ocorrido. Se isso causa vergonha e culpa até hoje, é preciso procurar um profissional para cuidar disso. Indico uma abordagem psicanalítica.
Abraço!
Alexandre Jorge Rodrigues - psicólogo

Alexandre Jorge Rodrigues Psicólogo em Juiz de Fora

5 respostas

17 MAR 2022

Boa noite antAquiles
Como influencia hoje a tua história de vida? Nas idades que descreve a tua meia irmã estava no auge da descoberta da sexualidade e tu estava sem entender aprendendo sentimentos que traziam culpa e prazer.
Essa é a tua história de vida como cada um de nós temos, o importante é saber como tu lida sobre isso, quais sentimentos são presentes e como te afetam.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre