Traumas de infância que afetam a vida adulta, como superá-los?

Feita por >Thiago · 4 dez 2022 Traumas

Fui rejeitado incontáveis vezes na minha infância, até mesmo antes de nascer, cresci sem a presencia do Pai, fui criado pela minha mãe, vó e duas tias, foi uma criação muito difícil devido à varios fatores, principalmente rigorosidade familiar, mas em toda essa criação eu fui reprimido e humilhado, até o ponto de me sentir inseguro o suficiente para eu simplesmente ter medo de falar com as pessoas. Até os 10 anos, eu ainda conseguia agir como cirança expressar alguma animação com a vida, mas após essa idade só houve cincunstâncias e experiências frustantes, que me transformou em um ser infeliz, e que não consegue sentir vontade de buscar algo a mais nessa vida, além da inibição extrema que me faz não consiguir transparecer o que eu sinto emocionalmente, me mostrando alguém muito queto e sem interesse emocional, como um homem feito de ferro e sem alma. Em resumo, hoje tenho 26 anos, trabalho em uma boa empresa, terminei a faculdade, moro sozinho e sou autosuficiente, apesar de todos esses feitos na fase adulta, eu ainda me sinto não pertencente, como aquela criança rejeitada por todos, e com isso não consigo me abrir com ninguem emocionalmente e me afasto de todos que tentam passar por essa barreira, e isso inclui a minha familia. Agora eu pergunto, e creio que alguem aqui poderá me dar uma luz sobre o que fazer, como posso superar esses traumas da infância para conseguir desenvolver minha vida, sem ter que desistir dos meus lações familiares e sociais, devido ao meu medo de ser rejeitado e humilhado por alguém ao demostrar minhas emoções?

A melhor resposta 5 DEZ 2022

Olá, Thiago, te agradeço pela oportunidade de tentar te ajudar.

É como se diz, "a questão não é o que a vida faz com a gente, mas sim o que nós fazemos com o que a vida faz conosco"... E não, Thiago, essa resposta não é fácil, simples, está ao alcance da mão: Revisitar o passado é custoso, desgastante, tenso, dolorosos - entretanto, FUNDAMENTAL. E você já vem dando esses passos, Thiago, seu relato é lúcido, honesto, agora é ter essa companhia para esses mergulhos, tudo em um processo, processo de análise para como consequência haver cura, terapia. Dentro de cada problema está lá a solução nos aguardando.

Espero ter podido ajudar um pouco, Thiago, e fico à disposição para adentrarmos nestas questões.
Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

189 respostas

8 DEZ 2022

Olá Thiago, espero que esteja tudo bem com você.

Quando você começar a compreender que seu presente estará totalmente íntegro quando você elaborar essas situações do passado, que você vivenciou ao longo de sua infância, e que podem estar te causando esse sentimento de incompletude, mesmo com grandes conquistas já feitas em sua idade, você começara a olhar seu presente com outros olhos, e revisitará seu passado não mais como alguém que busca algo que perdeu lá. A reelaboração dessa fase que passou, vai te ajudar na superação desses sentimentos que hoje você relata, e vai te ajudar na construção de um nova subjetividade que estará muito mais alinhada com aquilo que você deseja para seus anos futuros, além de retirar todo o peso de algo que foi vivido no passado, mas não devidamente processado. Sempre é possível atribuir novas significações aquilo que vivemos, mais justas e potencializadoras para nosso avanço pessoal. Muitas vezes precisamos apenas de um bom acompanhamento para que isso ocorra, para que adquiramos a segurança necessária para dar o próximo passo em nossa existência. Por isso, se desejar avançar em seu desenvolvimento, e começar a construir novas formas de se relacionar com sua história e com o mundo, um Psicólogo é o profissional mais indicado para te auxiliar neste momento. Através de um processo de psicoterapia, de forma comprometida e consistente, você vai ter a oportunidade de se conhecer, se superar, e se sentir mais seguro para demonstrar suas emoções e estreitar seus laços familiares e sociais, de maneira saudável e positiva para seu crescimento e expansão.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

928 respostas

7 DEZ 2022

Thiago,
Quando voce era criança foi forçado a se aquietar e só fazer o que as outras pessoas deixavam; se não fizesse o que elas queriam, era castigado. Esta foi a forma como voce foi criado.
Mas agora, voce pode refazer tudo, pode mudar esta realidade;
Só que voce age de forma amarurada, está revoltado, não compreende que funciona a partir dos modelos da infância.
Que ótimo que se desvinculou da família e é bom que se mantenha afastado, pelo menos até voce se curar, até voce recuperar a tua própria forma de ser e de se expressar.
Voce apenas veio através daquela família, daqueles pais, mas voce não é deles
E voce nasceu, não para satisfazer a eles, dar explicações a eles... veio para se realizar.
Faça Psicoterapia para ser auxiliado e resgatar a soberania sobre voce mesmo.
Tudo pode resolver e mudar

5892 respostas

5 DEZ 2022

Thiago, uma pessoa justamente por medos como os seus (rejeição e humilhação) acaba mesmo se afastando dos demais, prefere ficar no isolamento, pois assim evita certas dores que ficam registradas até no seu biológico. Por aqui, não se tem uma receita mágica para você seguir e aplicar, é preciso estar no processo da terapia, falar das suas dores e ressignificar. A verdade é que nem você mesmo se aceita , não se compreende sobre muitos aspectos, ainda ecoam as vozes do passado na sua vida. Agende sua terapia e entre nessa viagem maravilhosa do seu autoconhecimento. É libertador.

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

5 DEZ 2022

Olá Thiago! Obrigado por escrever. Trauma é conceito amplo que pode ter muitos significados e medidas. Digamos que a história, que cada um de nós vivemos, vai temperando e direcionando nossos próximos passos. Cada pessoa é única, organiza as coisas com as riquezas e possibilidades internas que vai conseguindo administrar.
Você ter vinte e seis anos, morar sozinho com autonomia, ter bom trabalho, concluído com faculdade, podem ser feitos muito promissores, mas precisam ser ponderados em relação com a vida como um todo.
Com certeza, pessoas adultas, sensatas, empáticas, respeitosas, flexíveis, experientes, serão de grande utilidade para caminhar com você. É preciso, com todas essas conquistas, organizar mais campos harmoniosos em tua vida, consigo mesmo, com pessoas, com a cultura, com as trocas afetivas mais significativas.
De início, um de nós, psicólogos, poderemos te ajudar muito.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8719 respostas

5 DEZ 2022

Olá Thiago, uma resposta certa e pontual não tenho para lhe dar. Mas sim, fatores da infância afetam diretamente ou indiretamente a vida adulta. Busque terapia, acredito que será de grande valia, para uma melhor investigação e manejo.

Se desejar iniciar um processo terapêutico, estou á disposição!
abraço!

Kássia Pereira Silva Psicólogo em Goiânia

76 respostas

5 DEZ 2022

Ola Thiago como vai, minha sugestão seria olhar para essa armadura de ferro aparentemente sem alma, pois me fez lembrar d um livro que te indico a leitura, se chama " o Cavalheiro Preso na Armadura" e fico a disposição para trabalhar essa leitura contigo na terapia entendendo essa imagem mais a fundo.

Nycolle Chioratto Psicólogo em Curitiba