Como nao sentir magoa dos traumas que aconteceu na infância?

Feita por >Joana · 21 jun 2023 Traumas

Olá, gostaria de compartilhar um pouco da minha história de vida, espero q alguém consiga m ajudar para q eu possa viver melhor com meus sentimentos. Não vou falar meu nome, tenho 32 anos. Vamos a história, então, éramos 5 meu pai, minha mãe, eu e mais 2 irmãos, eu sou a mais nova,desde de que m entendo por gente tenho lembranças de meu pai batendo minha mãe, e eu e meus irmãos sempre tivemos medo dele, não tínhamos um relacionamento de pai e filhos alegre cm amor e brincadeiras, as vezes tinha aqueles momentos mais leves mais nós não relaxavamos totalmente com medo de sermos repreendidos. Eu fui crescendo e sempre vivenciando as agressões contra a minha mãe, além do medo fui criando raiva, desejava que ele morresse pra vivermos em paz, eu era a única que tinha coragem de entrar no meio pra ele parar de bater nela, com o tempo ele adoeceu e morreu foi muito rápido, eu senti um alívio com um sentimento de perda ao mesmo tempo, não sabia o que senti, já fazem 15 anos e até hoje eu sinto isso, não sei como seguir em frente, hoje eu compreendo muitas coisas, talvez ele foi daquele jeito porque não teve amor dos pais também, meu pai perdeu a mãe muito cedo aos 9 anos de idade, meu avô abandonou e deu ele e os irmão pra serem criados pelos tios, ele sofreu muito também e eu compreendo tudo isso, mais não consigo seguir em frente constantemente me vêm na mente esses traumas, a falta de um abraço, de carinho e meu coração se enche de tristeza, eu queria não m afetasse tanto. Obrigado pelo espaço, espero que alguém possa me ajudar a lidar com esses sentimentos.

A melhor resposta 23 JUN 2023

Joana
Traumas são dores, mágoas, sofrimentos oriundos de experiências realizadas; são formas de como a sua mente entendeu e viveu uma situação e hoje, servem de referência para tuas escolhas e decisões. Lembre-se de que o cérebro é uma máquina, um computador e o que está gravado no ego é o que a mente registrou. Muitas informações gravadas são errôneas que podem até ter funcionado quando era criança mas agora não servem mais e precisam ser saneadas, deletadas e colocar novas informações mais atualizadas.
A experiência que voce vivenciou na tua familia foi de sofrimento, medo e decepção... não era a vida que voce queria ter vivido com seus pais. Embora saiba que teu pai também não teve o amor dos pais dele, hoje sente angústia, raiva, medo e muitos valores distorcidos que provavelmente vai sentir mais quando namorar ou pretender casar, porque a referência que tem de homem é o que voce vivenciou.
A única forma é voce ressignificar todas essas experiências e dar um novo significado, através da Psicoterapia, desbloqueio emocional, reprogramação mental.
Algumas muitas pessoas tem estas experiências, outros tem outras, mas todos, podem melhorar e cirrigir, curar.
Abraços

5817 respostas

23 JUN 2023

Bom dia, Joana,
Lidar com o passado é sempre muito pesado quando há tantos traumas envolvidos. Eles compõe a sua personalidade, e justamente nas faltas é que reside a sua própria personalidade, que pode ser moldada pela história agressiva que teve de testemunhar, até mesmo uma maneira protetora pela forma como intercedia pela sua mãe.
Mas para que o passado não te afete, é preciso discernir dentro de você o que são emoções suas e o que são lembranças. É preciso deixar o passado no passado, e dele trazer os aprendizados. Para que a falta de um abraço e um cuidado, por exemplo, não te leve pelo caminho de entrar em relacionamentos com pessoas protetoras, talvez até abusivas, mas que te supram naquilo que sente necessidade.
Quando isso acontece, é como uma repetição. Quem sabe sua mãe não sentia a mesma falta, mas só conhecia esta realidade agressiva? Talvez ela entendesse como a forma do seu paid emonstrar afeto. Pode ter servido pra ela, mas obviamente não serve pra você.
A psicoterapia breve pode ajudar a definir estes limites emocionais entre a maneira que aprendeu a ser e sua própria personalidade, seus potenciais e suas emoções.
Caso tenha interesse, e queira conversar mais, fico à disposição. Sou especialista em terapia breve com mais de 20 anos de estrada.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

23 JUN 2023

Obrigado por compartilhar sua história e seus sentimentos. É compreensível que as experiências traumáticas que você vivenciou em relação à violência doméstica tenham deixado um impacto profundo em você. Lidar com esses sentimentos e traumas não é fácil, mas é possível encontrar formas de viver melhor e encontrar a cura emocional.

É importante reconhecer que você passou por situações difíceis e que seus sentimentos são válidos. A raiva, o medo e a tristeza que você experimentou são reações naturais a um ambiente violento e traumático. A compreensão de que seu pai também pode ter sofrido experiências traumáticas em sua própria infância é um passo significativo em direção à empatia, mas não invalida a dor que você sente.

Buscar ajuda profissional pode ser um caminho importante para você lidar com esses sentimentos e traumas de forma saudável. Um psicólogo pode fornecer o apoio necessário para ajudá-la a processar suas emoções, trabalhar na cura do trauma e desenvolver estratégias para seguir em frente. A terapia pode ajudá-la a entender melhor seus padrões de pensamento e comportamento, oferecendo ferramentas para construir uma vida mais equilibrada e significativa.

Praticar o autocuidado também é fundamental. Isso pode incluir encontrar atividades que lhe tragam alegria, cuidar de sua saúde mental e física, estabelecer limites saudáveis em seus relacionamentos e buscar momentos de relaxamento e autocuidado regularmente. O processo de cura pode ser longo e desafiador, mas é importante lembrar que você merece viver uma vida plena e feliz, mesmo diante das dificuldades que enfrentou.

Tenha paciência consigo mesma e lembre-se de que o processo de cura é único para cada pessoa. Dê-se permissão para sentir suas emoções e buscar o suporte necessário para enfrentar esses desafios. Você é corajosa por compartilhar sua história e buscar ajuda. Com tempo, compreensão e apoio adequado, você pode encontrar o caminho para uma vida mais saudável e feliz.

Naiara Trichez
Psicóloga Clinica
CRP: 12/23883

Naiara Nadir Trichez Psicólogo em Joinville

66 respostas

22 JUN 2023

Bom dia, pelo seu relato, você vivenciou uma infância e uma adolescência bem traumática. Traumas são memórias de longo prazo que não se apagam com o tempo a menos que sejam tratadas com técnicas certas. Busque ajuda de um profissional que seja especialista em traumas e que trabalhe com técnicas como EMDR, Brainspotting, Experiência somática, EFT, TFT entre outras, já que terapias convencionais são pouco eficazes quando se trata de tratamento de traumas.
Espero que eu possa ter te ajudado a esclarecer um pouco mais sobre o assunto.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos