Teste vocacional para adultos

Feita por >Flavia Santos · 24 mar 2015 Teste vocacional

Queria saber se existe algum teste vocacional para adultos. Pretendo dar um novo rumo para a minha carreira e preciso de orientação.

A melhor resposta 25 MAR 2015

A orientação de carreira é o mais indicado para este caso.
Esse processo se difere da Orientação Profissional principalmente pelo momento de vida em que a pessoa está, mas possui técnicas semelhantes. Na Orientação Profissional a pessoa geralmente está tomando a primeira decisão de carreira e na Orientação de Carreira a pessoa já tem experiências, porém busca outras atuações que vão compor sua carreira, seja na mesma área profissional ou não.
Ambos os processos possuem uma etapa relacionado ao autoconhecimento, no qual poderá compreender melhor seus valores pessoais, seus interesses e em como isso se relaciona com a sua escolha de trabalho.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

30 MAR 2015

Veja o artigo que escrevi sobre teste aqui nesse Portal.
Trabalho há quase 40 anos facilitando as escolhas certas.
Att.
Psicologa Cida Santos

26 MAR 2015

Como vai Flavia? Vc precisa passar por um processo de reorientação profissional. Nesse caso é melhor que seja individual, para focar em suas questões específicas. Não é necessário fazer testes, estes são úteis somente como complemento do processo.

Thereza Christina Telles Psicólogo em Rio de Janeiro

14 respostas

26 MAR 2015

Olá Flavia! Existem diversos testes que podem ser aplicados por Psicólogos de acordo com a sua necessidade em questão. Depois te um acompanhamento mais esmiuçado do seu caso, o psicólogo irá avaliar qual ferramente seria melhor para lhe ajudar. Normalmente, existem diversas questões envolvidas em nossa vida profissional, as quais também precisam ser trabalhadas. Mas fique tranquila que a Psicologia possui as ferramentas certas para lhe auxiliar, não tenha dúvida.

Abraços

Aline Medeiros

Aline Medeiros Psicólogo em Florianópolis

49 respostas

26 MAR 2015

Olá Flávia, bom dia!
No seu caso recomendo uma orientação de carreira ou o coaching. A orientação vocacional é destinada aos jovens para a escolha profissional.

Boa sorte e sucesso.
Fabiana Reis
Coach & Psicóloga

Fabiana dos Reis Siqueira Psicólogo em Santo André

8 respostas

25 MAR 2015

Flavia, exite sim, assim como existe um procedimento psicoterápico chamado de reorganização de carreira. A ajuda de um psicólogo neste caso é fundamental, portanto, procure um profissional da psicologia que trabalhe com esta área, você poderá conseguir o telefone acessando o conselho regional de Psicologia da sua localidade.

Psicóloga Vanderlúcia Macario Psicólogo em Florianópolis

20 respostas

25 MAR 2015

Prezada Flávia, bom dia!
Sim, a Orientação Profissional existe tanto para adultos quanto para adolescentes. Procure o profissional da psicologia para lhe orientar como é o procedimento e a duração do trabalho.
Parabéns por tomar esta atitude!
Boa sorte!
Att,
Vanessa de Almeida

Anônimo-239812 Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

25 MAR 2015

A orientação de carreira é o mais indicado para este caso.
Esse processo se difere da orientação profissional principalmente pelo momento de vida em que a pessoa está, mas possui técnicas semelhantes. Na orientação profissional a pessoa geralmente está tomando a primeira decisão de carreira e na orientação de carreira a pessoa já tem experiências, porém busca outras atuações que vão compor sua carreira, seja na mesma área profissional ou não.
Ambos os processos possuem uma etapa relacionado ao autoconhecimento, no qual poderá compreender melhor seus valores pessoais, seus interesses e em como isso se relaciona com a sua escolha de trabalho.

25 MAR 2015

Bom dia Flavio, a orientação profissional pode ser feita na vida adulta sim.
Atual chamamos de planejamento de carreira, que faz uso de mapeamento de competência.

att
Samara Oliveira
CRP: 02/17040

Humaniza Psicologia e Serviços Integrados Psicólogo em Petrolina

22 respostas

24 MAR 2015

Flavia, existe um processo chamado reorientação de carreira, ele é voltado para a discussão das escolhas já realizadas, sobre influências que elas sofreram, sua carreira atual, contrapondo com as escolhas e mudanças que pretende realizar, e o que influência tais decisões. O processo se pauta, no autoconhecimento e na utilização de técnicas para facilitar a reflexão do assunto. Em relação ao teste vocacional, este é apenas um dos instrumentos que podem ser utilizados durante o processo. A escolha de qual instrumento utilizar, é realizada pelo psicólogo de acordo com a necessidade de cada caso e característica da pessoa. Este processo é muito útil para tomada de decisão e não se restringe somente a mudança de profissão, mas também ao planejamento de áreas a serem seguidas dentro da profissão já escolhida.
Att, Janaine Bionez

Psicóloga Janaine Bionez Psicólogo em Ribeirão Preto