Qual teste se usa para comprovar uma hipótese de dislexia?

Feita por >Luana fernandes · 27 nov 2017 Dislexia

ola, gostaria de saber qual teste usar para comprova uma hipotese de dislexia?

e quias os pricipais sintomas nos adultos?

A melhor resposta 28 NOV 2017

Olá Luana.
A avaliação de Transtornos de Aprendizagem é multidisciplinar e deve envolver neuropsicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo e neurologista. Não existe um teste específico que comprove dislexia já que a avaliação precisa contemplar vários aspectos do funcionamento cognitivo da pessoa.
Por ser um transtorno do desenvolvimento ela aparece já na infância (é neurológica), é marcada por dificuldades nas habilidades de leitura podendo afetar também a escrita e a matemática.
Sugiro que visite o site do Instituto ABCD, eles tem vídeos muito bacanas voltando para quem desejar saber mais sobre a dislexia.

Espero ter respondido a sua pergunta.
Abraços.

Tânia Camargo Psicólogo em São Paulo

3 respostas

28 NOV 2017

Olá Luana
A pessoa tem que fazer uma avaliação neuropsicologica, que é feita por um neuropsicologo. Essa avaliação e composta por varios testes. Serve para orientar o médico no diagnóstico e também na reabilitação neuropsicologica.
Boa sorte.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

28 NOV 2017

Luana, a dislexia até recentemente era visto como um problema cognitivo, recentemente pesquisadores franceses tem estudado que a dislexia pode ser um problema relacionado a algumas células oculares. A priori, a dislexia pode ser identificadas através de uma avaliação psicológica (psicodiagnóstico) ou neuropsicológica através de testes psicológicos. Os sintomas mais comuns são dificuldades para o processo de aquisição da aprendizagem da leitura e da escrita, com demora na construção de frases, erros frequentes de ortografia e falta de concentração. Procure um profissional capacitado para fazer o diagnóstico. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza