A melhor resposta 1 JUL 2013

Bom dia, Peter!

Baseado em nossos longos anos de experiências e nos resultados obtidos, caso analisarmos estatisticamente a relação entre testes vocacionais e sua forma de aplicação num delineamento fatorial 2x2 (testes vocacionais fundamentados na teoria cognitiva e testes vocacionais fundamentados em teorias não cognitivas) x (testes vocacionais aplicados dentro dos pressupostos éticos e técnicos prescritos pelo Conselho Federal de Psicologia e testes vocacionais online) perceberemos uma ineficiência absoluta dos testes vocacionais online tanto baseados na abordagem cognitiva quanto os baseados em teorias fenomenológicas e humanistas e uma superioridade absoluta dos testes vocacionais que seguem os parâmetros da cientificidade e da ética (aplicados sob orientação de um profissional psicólogo e em ambiente controlado, isto é, consultório).

Conclusão: os testes vocacionais ou de (re) orientação vocacional aplicados em ambientes controlados e monitorados por profissionais psicólogos são eficientes enquanto os testes online são procedimentos pseudocientíficos promovidos por aventureiros, pois internet aceita tudo.

Espero que tenha respondido sua pergunta, Peter.
Obrigado por procurar o MundoPsicologos.com e continue buscando sua vocação, mas usando o bom senso.
Bom dia!
Dr. Miguel

Clínica Dr. Miguel Ângelo Psicólogo em Brasília de Minas

20 respostas

21 MAR 2015

Para responder sua pergunta, faço um paralelo com exames clínicos. Nenhum médico requisita um exame sem antes fazer uma anamnese com o paciente, certo? Isto porque o exame é um instrumento usado pelo médico para confirmar ou não um diagnóstico. O mesmo vale para o teste psicológico. Ela funciona como instrumento que o psicólogo possui para confirmar ou refutar hipóteses construídas ao longo do processo (orientação profissional, psicoterapia, seleção, etc). Sendo assim, o teste feito por si só não é o suficiente para determinar a vocação do indivíduo, outros fatores importantes precisam ser avaliados, tais como valores, motivações, objetivos.

Êxito - Orientação e Desenvolvimento Profissional Psicólogo em Salvador

25 respostas

2 SET 2013

Bom tarde Peter,

Testes psicológicos padronizados segundo uma amostra representativa da população e que no estudo de normatização apresentaram boa precisão e validade, têm um funcionamento crível. Esse funcionamento compara você com a amostra populacional estudada, ou seja, as respostas que apresentar no teste indicarão determinada tendência de interesse profissional, tendo em vista os resultados da população brasileira, presentes na pesquisa científica que padronizou o referido teste.

O teste on-line, ao qual você se refere, possui pesquisas científicas que o sustente?

De qualquer forma, o teste (ou o “testador”) mais válido e preciso sobre sua vocação e interesse profissional é você mesmo. O que, em tudo que sabe sobre as profissões, mais lhe chama atenção? O que naturalmente lhe agrada, mesmo que não saiba o porquê?

É claro que em cada um de nós existem fantasias, medos, angústias... Que nos afastam de nossas verdades, de nossas vontades genuínas. Infelizmente, nenhum teste conseguirá superar esses empecilhos. A escolha profissional muitas das vezes inaugura a entrada na vida adulta, na qual terá vários outros desafios que lhe exigirão decisões firmes e solitárias (solitária no sentido que só você poderá tomá-las).

Bem-vindo aos dilemas da vida adulta. Oriente-se pelo que o faz feliz e conte com a possibilidade de buscar ajuda quando seu saber sobre você mesmo não for suficiente para escolhas e respostas responsáveis aos dilemas de sua vida.

Att.
Paulo Cezar de Oliveira.

Paulo Cézar De Oliveira Psicólogo em Sorocaba

6 respostas

31 JUL 2013

Bom dia, Peter!
A orientação profissional precisa levar em conta diversos elementos da vida da pessoa que está precisando ou desejando definir-se frente ao futuro. É importante compreender que não há algo para ser "descoberto" a respeito da pessoa, que vá ser evidenciado pelos testes psicológicos, por isso geralmente o resultado também não surpreende. E mais importante do que ter o nome da profissão para a qual se encaminhará, é decidir qual o futuro a pessoa deseja, e qual a profissão então melhor se encaixaria neste futuro. Tudo decidido e escolhido com localização e clareza do que se quer. A Psicologia Científica Existencialista trabalha sobre a compreensão do homem como sujeito de suas escolhas, e é a esta condição que temos que devolve-lo, ou da qual temos que localizá-lo. Assim é possível uma escolha lucida de um futuro realizador!

Atenciosamente
Psic. Ana Cláudia de Souza
Consultório Relações - Psicologia e Psicoterapia

Relações Psicologia e Psicoterapia Psicólogo em Florianópolis

31 respostas

1 JUL 2013

Testes vocacionais, assim como qualquer teste de teor psicológico, não existem isolados, sua valia quando aplicados sozinhos e sem um acompanhamento de um profissional perdem em muito. A recomendação é que sempre busque um profissional quando se trata de fazer um acompanhamento vocacional, pois outros fatores não cobertos por um teste vocacional também serão trabalhados.

Rodrigo Bastos Mello Psicólogo em Salvador

23 respostas

1 JUL 2013

O teste vocacional deve ser presencial.

Clínica Psicológica Rosana Laiza Psicólogo em São Paulo

38 respostas

1 JUL 2013

Boa noite Peter.

Alguns profissionais oferecem testes online, outros oferecem o aconselhamento vocacional online, através de conversas via skype. São sessões de 50 minutos, nas quais são abordados aspectos profissionais, pessoais e as dúvidas sobre as questões vocacionais. A pessoa é levada a se questionar e refletir sobre suas vocações e habilidades. Na verdade o trabalho consiste em autoconhecimento, para que se tenha condições de fazer uma escolha vocacional/profissional.

1 JUL 2013

Infelizmente não tenho experiência com testes vocacionais, não posso ajudar você com essa dúvida.

Att.: Rosanna

Anônimo-157845 Psicólogo em Santos