Como descobrir se tenho autismo na fase adulta?

Feita por >Luis · 12 ago 2016 Autismo

Há pouco mais de um ano, quando minha esposa suspeitou autismo em nosso único filho (na época com quase 2 anos de idade) e em uma cartilha de autismo, tirei sarro, pois se fosse daquele jeito eu também seria autista.

Hoje depois de 3 neurologistas confirmarem o autismo leve do meu filho (agora com 2 anos e 8 meses), surgiu a possibilidade que eu realmente também tenha autismo. Fiz um teste online e tive pontuação 29, quando minha esposa tem pontuação 11 (fizemos essa comparação). O site diz que a partir dos 30 já é suspeito de autismo.

Do mesmo jeito que vários profissionais negaram autismo para meu filho (neurologista, fonoaudióloga e psicóloga) até que o tempo passou e começaram a perceber que realmente era autismo, acredito que isso pode ocorrer comigo e eu ter algum problema.

Alguém tem alguma ideia de como tentar descobrir de uma vez se sou ou não?

A melhor resposta 12 AGO 2016

Olá Luis!
É importante que você procure um profissional para que pessoalmente possa dividir suas angústias e dúvidas sobre o tema, desta forma será possível fazer a avaliação do possível diagnóstico e verificar se existe algo em sua vida que gostaria de trabalhar ou se desenvolver.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

12 JAN 2023

ola! se você estiver precisando de alguma ajuda envolvendo autismo eu posso lhe ajudar, pois tenho experiência em atender pessoas com autismo e tenho pós-graduação nessa área

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 JAN 2023

ola! Você precisa de ajuda? então é só agendar comigo que eu lhe responderei e marcarei da forma mais rapida possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

10 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Tenho experiência de atender pessoas com autismo. Se você quiser entrar em contato é so agendar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

19 ABR 2021

Ola Luiz Bom dia! Para descobrir se você tem autismo ou não é necessário você ir a um neuropsicológo e psiquiatra para obter o diagnóstico

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

21 AGO 2016

Olá Luís.

Seria interessante você buscar uma psicoterapia que te ajudasse no processo de autoconhecimento para descobrir suas potencialidades e desenvolvê laa.

Um abraço.

Maria José

Maria José Machado Jorge Psicólogo em Ribeirão Preto

44 respostas

16 AGO 2016

Pelo seu discurso, provavelmente não deve ser autismo. Será que você esta se sentindo culpado pelo seu filho? Se ele tem um autismo leve não vai atrapalhar a vida dele, vide o jogador Messi, que tem autismo leve e se vira muito bem. Segundo a teoria de Wilhelm Reich, o autismo ocorre durante a gestação, no relacionamento do feto com o útero, outras linhas teóricas têm outras explicações.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

16 AGO 2016

Olá, sou psicóloga, ideia propriamente não tenho.
O que trabalho é um diagnóstico para saber se meu paciente é autista ou não.
Também faço Coach de saúde, para orientação de famílias, até porque existem outras formas que vc talvez não conheça que faz parte do meu tratamento.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

15 AGO 2016

Ola, senhor Luís
Entendo, porém antes de informar como o senhor deve proceder para descobrir se realmente tem autismo, quero que se questione o que mudará na sua vida se descobrir que tem autismo? O senho até hoje vivendo com ou sem autismo ao seu tempo não conseguiu "terminar" os estudos, construir uma família, trabalhar e viver independente com autonomia sobre a sua vida? Precisa mesmo ser rotulado pela ciência para continuar o andamento da sua vida?
Agora se realmente o senhor se incomoda com o fato de ter ou não autismo, a nível de conhecimento pessoa e não social aconselho-o a procurar fazer uma avaliação psicológica com uma neuropsicóloga.
Porém não se rotule, todas as pessoas tem limitações que precisam ser vencidas, mas ao seu tempo porque somos humanos e não máquinas pensantes.
Att. a Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

15 AGO 2016

Boa tarde Luís,
Posso lhe fazer uma pergunta? Por que vc busca tanto a resposta da doença? Por mais que diagnosticassem seu filho como saudável, vc buscou profissionais que dissessem o que vocês queriam ouvir. talvez até para justificarem como é difícil cuidar de uma criança.
Agora você vai buscar de todo jeito um profissional que diga o que vc quer - mostrando assim pouco profissionalismo. Pois independente do que ele diga, só terá crédito se for o que vc quer ouvir.
Você precisa mesmo destas doenças?
abraço e boa sorte.
Soraya Magalhães

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

13 AGO 2016

Bom dia Luiz,
Não fique fazendo testes on line, isso deveria ser proibido. Somente o médico após avaliação, exames físicos, laboratoriais e neuropsicológicos poderá confirmar se você tem ou não espectro autista. porque muitas fatores estão relacionados, inclusive baixo nível de serotonina, deficit de atenção,etc. Não é fazendo teste on line que você irá saber.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

12 AGO 2016

Luis, em raríssimos casos o autismo é diagnosticado na fase adulta. Como você deve ter percebido com seu filho, mesmo com o autismo leve que foi diagnosticado, as características são marcantes.
Você já é casado, o que envolve ter habilidades sociais complexas já desenvolvidas, o que é incomum para pessoas com autismo.
Talvez você possa ter alguma característica relacionada, como a introspecção, por exemplo. O que não é específico do autismo.
Se você tiver alguma característica pessoal que lhe incomode e tenha interesse em desenvolver procure por um profissional de psicologia que trabalhe com desenvolvimento de habilidades sociais. Este profissional também poderá lhe explicar melhor o porque mesmo tirando uma nota alta no teste da internet você não tem autismo.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

12 AGO 2016

Luis, você acha que se você descobrir se você é ou não vai fazer diferença na tua vida?

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André