Sexo e amor

Feita por >Antony · 27 nov 2015 Terapia sexual

Boa tarde, meu nome é Antony, tenho 23 anos.

Bom, minha dúvida é que até hoje, em todos os curtos relacionamentos que já tive, não consigo associar o sexo ao amor.

Tipo: se eu ver um cara e sentir atração sexual por ele, provavelmente, poderemos ter uma relação sexual bacana. Porém se eu encontrar um cara e se formos criando um clima de relacionamento, eu não consigo me estimular sexualmente muito bem, eu tenho dificuldades, como se eu não quisesse fazer sexo com ele! Você pode até achar q é porque eu não me interessei por ele, talvez! Porém isso sempre aconteceu! Então gostaria de saber uma posição de vocês perante a isso! Obrigado!

A melhor resposta 29 NOV 2015

Boa Tarde, Antony! Achei sua pergunta muito interessante e acredito que este tipo de coisa pode acontecer com muitas pessoas. Não existe uma resposta única e definitiva para esta situação, pois depende do significado atribuído para o sexo e para o amor que você foi construindo ao logo de sua história de vida. O ideal seria que você dedicasse um tempinho para refletir um pouco sobre os exemplos de relacionamentos que teve na sua vida (de pessoas próximas, familiares, amigos...), desde a sua infância, e observasse quais pessoas e relacionamentos você toma como modelos adequados e inadequados para serem seguidos. Perceba o que você julga como melhor e pior e veja se isso não tem nenhuma associação com a forma que vê o sexo e o amor. Observe a forma que você tem se relacionado com as pessoas, tanto sexualmente, como amorosamente. Você acredita que existe alguma distinção entre essas duas formas de se relacionar? Acredita que precisam existir separados, podem existir separados ou precisam existir sempre juntos? Sugiro repensar o que você realmente acredita sobre relacionamentos amorosos e relacionamento sexuais. É um processo que poderá te ajudar a compreender o que acontece com você. Caso não consiga sozinho distinguir o que acontece e de que forma poderá modificar isso, já que está te fazendo sofrer, seria importante buscar a ajuda de um profissional que lhe guiasse neste caminho de conhecimento e ressiginficação. Boa sorte!!

Thayane Salgado Psicólogo em Salvador

21 respostas

1 DEZ 2015

Antony! Vamos de incio analisar por dois aspectos: Você pode ser uma pessoa de personalidade sensível que ir para cama com alguém significa ter uma maior envolvimento que o sexual , Procure conhecer primeiro a pessoa, verificar afinidades entre vocês, e a medida que o sentimento crescer e você se sentir pronto, aí sim . Pode ocorrer também que neste período de conhecimento você reconheça que a pessoa não tem nada a ver com você e não ir em frente. Isso é normal. No outro aspecto você sente que está gostando e mesmo assim não consegue se soltar.. Se observe e tente perceber o que de fato ocorre com você. Se você se identificar na segundo aspecto, sugiro que faça um acompanhamento psicológico para descobrir o que realmente ocorreu no período da infância até agora que te fez se fechar para amar e ser amado.

Maria Tiburcio Psicólogo em Vila Velha

30 respostas

30 NOV 2015

Olá Antony, com certeza haverá um dia onde o amor e o sexo que é uma consequência você achará em um parceiro a qual você encontrará, isto acontecerá de forma espontânea e natural e as condições serão da própria vida, assim continue com suas experiencias e vá aprendendo com elas somente desta forma é que podemos aproveitar as lições que experimentamos.

Jair da Silva Cerqueira Psicólogo em Osasco

64 respostas

29 NOV 2015

Ola Antony tudo bem, então eu compreendo que deve ser angustiante para vc essa situação, eu de imediato poderia indica-lo a terapia, por que para poder dar um parecer valido para vc teríamos que saber um pouco mais sobre sua história de vida, e isso apenas em terapia temos condição de fazer, a Terapia Cognitiva Comportamental seria legal para que vc trabalhe seus sentimentos e pensamentos e reestruturando o que estiver faltando estrutura, a melhor forma de lidarmos com aquilo que esta nos colocando em conflito é o conhecimento a fundo disso e sendo assim um auto conhecimento faria vc encontrar todas as respostas para suas duvidas pessoais. um grande beijo me deixo a disposição.

Virginia Fernandes Psicólogo em Santo André

5 respostas

27 NOV 2015

Olá, Antony. entendo sua angústia. A abordagem Cognitivo Comportamental, com a qual trabalho, explica este tipo de comportamentos e sentimentos como sendo parte da sua personalidade, que você vem adquirindo desde que você nasceu, através das experiências que você viveu e de como vivenciou cada uma delas. Cada um de nós encara as coisas que acontecem conosco de acordo com nosso temperamento e aprende a lidar com os novos acontecimentos/relacionamentos de acordo com os resultados que obtivemos nos anteriores. Formamos Esquemas de enfrentamento para as situações e pensamos, sentimos e agimos de acordo com eles. Muitas vezes o que aprendemos nestes Esquemas se mostra fruto de uma visão distorcida de mundo, provavelmente uma que criamos quando éramos crianças, carregamos para a vida adulta, onde ela não caberia mais. E embora continuemos agindo da mesma forma que aprendemos isto começa a nos incomodar de alguma forma e começamos a nos questionarmos se esta forma de pensamento/sentimento/comportamento ainda nos serve... Acredito que seja isto que está ocorrendo com você. Minha sugestão é de que você procure um psicólogo que o ajude a rever estas suas crenças cristalizadas de forma a tentar formular novos esquemas, desta vez mais adaptativos e que te causem menos sofrimento. Espero ter ajudado. Um abraço.

Edith V. C. Andrade Psicólogo em Nova Iguaçu