Sempre me sinto observada. Não aguento mais isso

Feita por >ana · 15 abr 2020 Psicologia clínica

Não sei dizer ao certo quando isso começou. É uma coisa que esteve comigo desde quando eu posso me recordar. Eu sempre me sinto observada, durante todos os momentos. Como se olhos invisíveis estivessem pairando ao meu redor, de olho em cada ação minha e as julgando. Como se os olhos de todas as fotos estivessem voltados pra mim. Ultimamente eu tenho a impressão de que existe outra pessoa dentro da minha mente monitorando meus pensamentos também. É como se eu tivesse que atuar o tempo todo, cuidando de todas as minhas ações, porque eu tenho medo de que os meus observadores zombem de mim por ter feito algo estúpido.

Desculpem, eu não sei se estou conseguindo explicar direito. Acho que eu nunca consigo passar com clareza o quanto isso me incomoda. Eu já tentei conversar sobre essa assunto com a minha mãe, mas parece que ela não entende muito bem. Também já tentei conversar sobre isso com uma das várias psicólogas com que eu já me consultei, e ela disse que isso poderia ser um reflexo da minha insegurança, ou da criação super protetora da minha mãe, que eu poderia estar com medo de serem os olhos dela me observando e me julgando. Mas não é isso, não é isso. São pessoas diferentes e elas não tiram o olho de mim nem por um segundo. Por exemplo, enquanto eu escrevo isso, eu sinto um desses olhos bem sobre o meu ombro, vendo o que eu escrevo.

Mas também não é como se eles comandassem minhas ações. Bem, mas ou menos. Eles não interferem em nada, mas eu me forço a agir de determinada forma com medo de ser feita de chacota por eles. Eu tenho vergonha de ficar sem roupa por medo de eles zombarem do meu corpo, por exemplo. Também ando com medo de pensar determinadas coisas e a pessoa que está na minha cabeça me destruir, especialmente à noite, antes de dormir. É horrível, eu não aguento mais isso. Não aguento mais me sentir monitorada 24 horas por dia. Eu só quero me sentir normal, fazer o que eu quiser sem medo de algo que eu não posso ver nem controlar. Por favor, alguém sabe o que é isso e como eu faço parar??

A melhor resposta 16 ABR 2020

Olá! Obrigado por participar. Você está com um persistente sentimento persecutório. Como você relata ter se tratado com diversos psicólogos, será interessante você procurar um psiquiatra, e tomar, por um tempo, um medicamento para atenuar esse sofrimento incomodativo. Ao mesmo tempo, você precisa retomar o trabalho com psicólogo. Nós, de fato, somos observados no dia-a-dia, mas as pessoas que nos observam, no mundo social, observam por muitas causa. A principal delas é admiração, por aprendizado, por simpatia, por busca de parâmetros, dentre outras razões. Como ninguém é melhor do que ninguém, também ninguém é pior do que ninguém, isso precisa ser resgatado e consolidado. De outro lado, de fato, preservada dentro de sua casa, de seu quarto, do banheiro, não são pessoas que te olham, são suas impressões psicológicas que fazem você sentir isso. É preciso reencontrar o equilíbrio das forças psicológicas, de forma que a possibilidade razoável retome sua medida correta. Coloco-me à disposição para maiores aprofundamentos. Abraços virtuais! (Fique em casa). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8769 respostas

16 ABR 2020

Bom dia Ana,

Entendo o seu sofrimento, normalmente as pessoas não entendem, mas você pode sim ficar bem e administrar essa situação.

Você tem que buscar ajuda de um psicologo que trabalhe na linha TCC mas que também trabalhe com a psicologia transpessoal,
além de psiquiatra para ajudar na psicoterapia com a medicação.
Estou a disposição caso você queira ,
Maria da Conceição V. Gioia

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro