Meu marido sempre usou maconha, mas agora não aguento mais.

Feita por >Gmab 2005pe · 6 jul 2021 Drogas

Estamos juntos vai fazer 4 anos agora em julho de 2021, eu já sabia que ele usava maconha porém no começo achava que era só Olinda hobby ou sei lá (algo banal) pra ele, nunca me intrometi, ele sabia que eu nunca tinha usado e que não queria nunca usar, sempre respeitou isso é então nunca tivemos problemas, até que depois de um ano juntos eu engravidei e tive meu primeiro filho, desde então achei que ele mudaria e talvez paracetamol de fumar todos os dias, porém nada mudou, passamos a morar juntos na casa dos meus pais pois sou filha única e quando meus pais saiam ele usava e de madrugada também, até que um dia meu filho teve um problema de saúde devido a uma vacina e teve que ficar internado na uti por uns 45 dias mais ou menos e aí que começou o dilema pra mim por que eu passava dia e noite na uti e quando ele
Ia me render eu vinha pra casa porém ele descia da uti e ia fumar embaixo do hospital, desde quando soube pra mim foi a gota d’água pois achava que num momento em que quase perdemos nosso filho ele devia não estar preocupado em usar drogas mais quando fui falar com ele, ele disse que não achava nada demais descer e fumar no térreo do hospital, desde então notei que o uso de maconha dele não era algo que iria passar e sim que estava tornando ele dependente, falei com ele novamente e ele sempre relutante, dizendo que não era viciado, que a anos atrás antes de me conhecer já havia feito uso de outras drogas como cocaina e que conseguiu parar porém à maconha ele não para porque não faz mal à saúde e que ele não é viciado, que quando ele quisesse ele parava mais que não iria parar por mim e sim quando tivesse vontade, só que eu noto que as coisas andam piorando meu filho está hoje com 2 anos e ele usa aqui em casa quase todo dia maconha, usa pra assistir um jogo do time dele, usa pra pegar um ônibus e ir na casa da mãe, usa pra jogar vídeo game, usa pra vê um filme tudo na área externa da minha casa, quando falo ele me ignora, fica bravo, só que não tô aguentando mais, vejo a hora de meu filho crescer e e se deparar com o pai dentro de casa fumando maconha e achando isso normal, não quero isso pra ele, toda vez que meu marido vai na casa da mãe ele pega maconha lá porque aqui onde moramos ele não conhece ninguém que forneça como lá onde a mãe mora que ele tem até com amigos que dão quando ele tá sem dinheiro pra comprar, nisso as coisas pioram porque ele vai na casa da mãe duas vezes na semana e toda ex que vai pega mais maconha, estou que não aguento mais, comecei a dormir em outro quarto, meus pais ficam sem poder se meterem e ao mesmo tempo não sabem do vício dele e eu agora a pouco falei com ele que não estava aguentando mais que ele fosse procurar uma ajuda que ele não estava normal mais ele sorriu e disse que se eu não aceito amanhã ele pega as coisas dele e vai embora pra casa da mãe, eu fiz fiz certo em dizer que não aceito ? Tenho um filho com ele de 2 anos gosto dele, mais tá insuportável conviver com ele assim, amanhã não sei se quando eu acordar e sair daqui do outro quarto ele vai estar ainda aqui ou já vai ter ido embora ou se simplesmente ele vai ignorar e continuar aqui fumando e nessa situação insustentável, me ajudem acham que eu fiz certo em dizer que não estou aceitando mais ? Acham que eu fazer o que ? Porque ele alega que sou louca, que nenhuma mulher acha ruim o marido fumar maconha, que eu sou louca em dizer que ele é viciado por que ele não é, que ele para quando quer ( só que ele quando não usa fica balançando as pernas, impaciente, não do nada sabe, mais quem tá junto percebe que ele fica agoniado, aí começa a ligar pra um amigo ou pra outro pra saber se tem salve (modo como ele chama quando alguém dar a maconha quando ele não tem) enfim ele não se aceita viciado, ele acha que é frescura minha que sou louca e que implico com tudo. Preciso de ajuda alguém fale comigo por favor pra me dar uma orientação. Grata desde já

A melhor resposta 8 JUL 2022

Cara Gmab
Muito simples: diz pra ele escolher ou voce ou a maconha. É claro que ele vai escolher o vício, é dominado por ele...
Então deixe-o ir embora... é muito melhor voce criar o seu filho sozinha do que com um pai drogado que não te ajuda em nada. Ele é parte do problema e não da solução.
Que necessidade voce tem de ficar sofrendo? De ficar ligada a uma pessoa assim?
Se necessário, faça Psicoterapia para se curar, curar a tua dependência emocional até conseguir ser dona da sua vida.
Seu filho vai se orgulher da sua mãe e vai se guiar em ti.
Voce diz que o ama, mas não é amor... é dependência emocional; amor é outra coisa.
Abraços.

5817 respostas

8 JUL 2021

Olá, espero que esteja bem.

Independente de qualquer coisa, é importante você falar abertamente com seu marido sobre essa questão dele com a maconha, e deixar sempre claro qual sua posição sobre isso, qual sua opinião sobre o fato dele usar sempre maconha, principalmente em momentos inapropriados. Realmente, ao contrário do que muitos pensam, a maconha pode viciar sim, dependendo do uso, da frequência, da forma como ela é consumida etc. Embora seu relato seja rico em detalhes, não posso afirmar que seu marido seja viciado. Um ponto importante que você deve entender, é que é muitíssimo raro alguém parar de usar completamente qualquer substância que cause algum tipo de alteração no comportamento do indivíduo como álcool, tabaco, café, por exemplo, de uma hora para outra. Então, você deve aceitar esse fato se quiser continuar com seu marido, porque muito dificilmente ele irá parar de uma hora para outra. O que pode acontecer é ele ir cada vez mais diminuindo esse consumo, até desaparecer, ou até se limitar poucas vezes por ano, ou, usando em momentos que não te incomodem tanto, como nos momentos de lazer, folga, etc. E é importantíssimo também você entender qual o seu limite e tolerância para isso, e se respeitar nesse sentido. Se você achar que não dá mais, é importante você olhar para essa sensação. Mas, é possível parar de usar sim, eu mesmo já vi casos assim, mas vai depender muito da vontade do seu marido. Aconselho você a buscar ajuda de um profissional de psicologia para te dar suporte nesse momento em que está passando, se sentir necessidade, isso com certeza irá te ajudar a atravessar isso de uma maneira menos conturbada. Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

7 JUL 2021

Olá!
Apesar do que muitas pessoas acham, fumar maconha é cientificamente comprovado que causa prejuízos a saúde e vicia sim. O fato do seu marido aumentar o uso e mesmo perto de um divórcio não parar só comprova isso.
Dito isso, você tem seus motivos para não querer que você ou seu filho vivenciem isso e está tudo bem, reconhecer o que é o melhor para você e ser assertiva quanto a isso.
Seria legal trabalhar suas opções para daqui para frente e como você se sente em relação a elas. Recomendo começar uma psicoterapia pois a situação em si já é difícil, e com as mudanças que estão por vir pode ser beneficial a você buscar ajuda profissional.
Permaneço a disposição,
Ingrid Oliveira

Anônimo-390081 Psicólogo em São José dos Campos

40 respostas

7 JUL 2021

Olá, voce está certa em dizer o que sente e até onde o seu limite vai, não se sinta culpada por causa disso. Pelo que você relata de seu marido, ele provavelmente criou um vício em maconha e é algo que ele não consegue largar. Como você diz que algo que não consegue suportar e já pensou em separação, como todo esse processo seria para você? Talvez seria interessante uma última conversa com ele dizendo exatamente isto, que você não consegue admitir este vício na volta do seu filho. Espero ter ajudado

Carolina Duarte Psicóloga Psicólogo em Pelotas