Tenho vergonha do meu marido, porque ele fuma maconha

Feita por >Amandha · 25 jan 2018 Terapia de casal

Eu conheci meu marido a três anos, ele era usuário de maconha, sempre deixei claro que eu não aceitava e que se ele quisesse ficar comigo teria que parar de usar, ele aceitou, ficou dois anos sem usar, mas ele retomou contato com um tio que era usuário e acabou voltando a usar, poucos meses depois o tio foi assassinado, e meu marido ficou muito sentido pois esse tio era tudo pra ele, sinto que ele quer ser o tio que morreu e não sei o que fazer, vivemos tão bem por dois anos e ele não sentia falta da droga, mas por influência voltou e agora não quer mais sair. Eu tenho vergonha de ser vista com ele, e não gosto dele perto da minha família. Eu amava ele demais só que agora eu não sei se sinto a mesmo coisa de antes.

A melhor resposta 28 JAN 2018

Olá Amandha, você já tentou conversar com ele sobre como esse comportamento de fumar maconha lhe incomoda? Ofereça para ele apoio, a maconha parece ser uma forma de ele lidar com sentimentos de ansiedade ou que causam desconforto. Ele poderia buscar terapia para lidar com essas questões que são difíceis para ele. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

8 JUL 2022

Oi Amandha,
Ele voltou a fazer uso porque não resolveu o problema, não fez o tratamento, não cuidou da causa de usar...
Precisa fazer tratamento psicoterapêutico para localizar e eliminar, curar a causa de ele usar a droga.
Incite ele a fazer Psicoterapia, caso contrário, poderá ter o mesmo destino do seu tio.
E você? Por mais que goste dele, qual a necessidade de estar ligada a uma pessoa que coloca em risco a família toda?
Por que voce tem necessidade de sofrer?
Também precisa conscientizar da tua demanda interna que escolhe isso ao inves de se dar valor; voce pode escolher seu companheiro e não aceitar quem não te ajuda a construir um futuro de paz e de honra.
Há outros homens sim, porém precisa estar em outro canal energético, outra frequência de onda!
Mas, a escolha é sua! E as consequências também!
Abraços.

5899 respostas

27 JAN 2018

Oi Amandha, acredito que seja interessante entender o que lhe incomoda no uso que seu esposo faz da maconha. Na sua descrição percebi uma não aceitação, mas não consegui compreender de que forma isso te incomoda. Compreende? A partir desse entendimento é que você poderá criar soluções viáveis para sanar a sua angústia. É interessante também dar espaço para que ele possa falar com você da forma que for confortável para ele, você pode sugerir inclusive que ele busque terapia, caso seja do interesse dele. Há várias possibilidades menos danosas ao relacionamento de vocês, então é importante que os dois estejam abertos para o diálogo e que ambos tenham essas questões trabalhadas minimamente.
Espero ter ajudado, Amandha, e me coloco a disposição para maiores esclarecimentos.

Núbia Cristina Farias Barbosa Psicólogo em Fortaleza

49 respostas

26 JAN 2018

Amandha, boa tarde! Seria importante uma conversa com o seu marido para que você possa falar dos seus sentimentos e do seu desconforto frente ao uso dele de maconha. Relembrá-lo que ele passou dois anos afastado do consumo e pontuar a importância desse comportamento pra você. Att, Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

25 JAN 2018

Olá, Amandha.
Creio que você já tenha conversado com ele, sobre os efeitos da maconha, mas é importante reforçar, e dizer para ele como se sente, veja se é possível novamente ele deixar a droga de lado, caso contrário vocês podem buscar uma terapia de casal.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo