Sem emoções

Feita por >Ana Carolina Cazeca · 14 mar 2017 Luto

Perdi minha mãe há pouco mais de um mês, foi um trauma muito grande quando recebi a notícia da médica que ela tinha tido um infarto e falecido. Senti culpa, porque estava com ela quando ela passou mal e fui culpada pelo motivo dela se estressar. Sofri demais naqueles primeiros momentos. Foi sem dúvidas, a pior coisa da minha vida.

Mas depois de tudo, depois das primeiras 24 horas, não conseguia se quer chorar, e até então é como se eu não tivesse perdido a pessoa mais importante da minha vida. Olho fotos dela e não sinto nada. Não é possível que eu seja tão ruim a ponto de não sentir a morte da minha própria mãe. Vocês podem me esclarecer sobre ?

A melhor resposta 15 MAR 2017

Oi Ana,
O processo do luto é vivenciado de forma diferente para cada pessoa, é realmente algo individual. Pelo seu relato acredito que você deva procurar auxilio de um profissional, pois pelo que parece, o fato de você "não sentir" está lhe causando incomodo.
Os seus pensamentos podem estar 'bloqueando' seus sentimentos.

Estou à disposição.

Kelly Leal Psicólogo em Salvador

33 respostas

28 MAR 2017

O processo de luto pode ser diferente, em relação à reações físicas e emocionais, entre as pessoas. Até pela forma que sua mãe entrou em óbito, um trauma (bloqueio) foi instaurado.
É necessário trabalhar em psicoterapia seus vínculos com sua mãe e situações inacabadas que teriam ficado entre vocês, para que você possa elaborar todas as dores do luto.

San Med Psicologia Psicólogo em São Paulo

63 respostas

18 MAR 2017

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

17 MAR 2017

Oi Ana, meus pêsames pela sua perda. Ocorre que em certos eventos traumáticos há uma dessensibilização, um mecanismo de defesa que nos poupa temporariamente do sofrimento em virtude de um trauma muito forte. A partida da sua mãe foi algo muito repentino e, provavelmente, para sua mente lidar com isso você desenvolveu essa dessensibilização no momento. Esse luto é muito particular, cada pessoa vive de forma singular. A questão é que o luto precisa ser vivenciado para não trazer problemas psicológicos no futuro, por isso que todos aqui sugerem que você busque ajuda de um terapeuta. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

15 MAR 2017

O luto, apesar de ser um fenômeno fisiológico pode progredir para uma patologia, geralmente são pessoas que perdem alguém de forma repentina, todas as pessoas, quando sofrem alguma grande perda na vida, passam em maior ou menor intensidade por aquilo que chamamos de processo de luto. Todo luto vem acompanhando das 5 fases: Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Durante 6 meses é natural esses sentimentos, quando se perde alguém a pessoa que fica esta sujeita a sentir que poderia fazer mais.
Sugiro que você procure um profissional que irá lhe auxiliar a atravessar essa difícil fase. Coloc

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

15 MAR 2017

Oi Ana, como está?
Sinto muito por sua mãe. Mas não se abale pelo que parece ser falta de afeto. Lembre-se que nosso cérebro sempre faz o que ele pensa ser o melhor para nós, e quando sofremos perdas muito grandes é comum que depois de pouco tempo passemos por um período de embotamento, ou melhor, uma espécie de "bloqueio afetivo" feito pela nossa mente para que nos adaptemos à mudança que acontece em nossa vida.
É um mecanismo comum de adaptação à mudança.
Se isto te incomoda tanto, pense da seguinte forma: Não parecer estar sentindo não significa não sentir (prova é o incômodo que você demonstra), apenas que por uma questão de autopreservação seu cérebro diminuiu a carga emocional deste momento.
Não pense como uma dificuldade, mas como um aprendizado.

Se quiser conversar mais sobre isto, estou a disposição. E só pra constar, passei pelo mesmo quando perdi meu pai há alguns anos.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

15 MAR 2017

Olá Ana Carolina!
Eu sinto muito pela sua perda! Eu recomendo que você imediatamente busque ajuda, pois parece que você não está sentindo nada, mas o "luto",principalmente devido a uma perda de uma pessoa tão próxima a vc, sendo tão recente e de forma tão inesperada, pode ser muito traumático e levar sérias consequências mais pra frente se não for bem trabalhado. Cada um reage aos acontecimentos de forma diferente, não se sinta indiferente, é apenas a forma com que vc esta lidando com isso nesse momento.
O luto é um processo e é constituído por várias fases.
Agora vc pode não perceber, mas a forma que vc relata é evidente que vc precisa ser acolhida por um profissional! Qualquer duvida, me coloco a disposição! Um abraço!

Daniela Soares Gonzales Faria Psicólogo em Santos

18 respostas

15 MAR 2017

Olá!
Segundo seu relato, é importante pensar que o luto ele é vivenciado de maneira subjetiva e individual para cada pessoa.
Essa questão tem lhe causado incômodo? O fato de não conseguir sentir ou vivenciar o Luto?
É importante que busque um profissional, para trabalhar essas questões que talvez não estejam bem resolvidas.
Caso queira falar sobre isso!

Fico a disposição.

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

15 MAR 2017

Olá Ana!
Desde já lamento sua perda, principalmente desta maneira tão delicada.
Muitas vezes o trauma é tão intenso, que para se proteger, é como se a mente ´´desligasse`` as emoções, anestesiando para poupá-la, mas é fundamental que procure ajuda de um psicólogo pois as emoções virão em algum momento com muita intensidade, é necessário apoio para elaboração do luto, da culpa e responsabilidade que sente e prevenir TEPT, depressão e outros transtornos.

Não deixe de procurar ajuda,

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo