Por que não consigo sentir emoções?

Feita por >umaadolecentequalquer · 25 mai 2021 Habilidades sociais

tenho muita dificuldade em ter emoções. vejo as pessoas demonstrando felicidade ou tristeza e eu sou simplesmente incapaz de sentir. por exemplo: minha avó morreu no dia do meu aniversario, eu era muito apegada a ela. mas no dia da sua morte fui incapaz de sentir tristeza. isso me deixou muito mal, e sinto culpa e raiva por não conseguir chorar por ela. e é a mesma situação sempre, acabo afastando as pessoas de mim ,porque não sinto o peso das minhas palavras ou ações. isso me deixa frustrada. mais percebo que tenho emoções. sentir raiva por não sentir nada é sentir alguma coisa...... porem oque eu realmente queria poder sentir eu não sinto. por isso tento mascarar ou fingir uma emoção. o caso é tão serio que posso chorar de soluçar em qualquer momento. só basta eu querer.

A melhor resposta 1 JUN 2021

Boa noite, fingir sentimentos também não vai resolver seu problema. A culpa pode estar dificultando seus sentimentos. De qualquer forma recomendo fazer terapia.
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

27 MAI 2021

Olá, é possível que você esteja com algum bloqueio emocional. Observe outros aspectos da sua vida para saber se apatia se repete.
Estou à disposição.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

672 respostas

27 MAI 2021

Oi...
Tres coisas sobre o que expôs:
1 - Voce está se sentindo obrigada a manifestar ou expressar sentimentos para se adequar aos que outros exigem. Isto é querer se adaptar aos outros;
2 - Provavelmente voce tem bloqueios emocionais, consequência de experiências passadas que te foram muito sofridas e agora, para não sofrer, simplesmente o ego desliga o acesso e voce não sente nada, não sofre nada;
3 - Não se sinta culpada... apenas perceba o que está acontecendo e procure sim ajuda para desbloquear estas emoções. Solicite ajuda a um bom Psicoterapeuta para compreender e acessar estas emoções e curá-las, resolvê-las. Só assim, poderá usufruir do teu momento presente sem deixar-se manobrar pelo teu passado.
Por voce não expressar, não sentir e vivenciar tuas emoções, pode ser considerada fria, "sem coração" por outras pessoas que se valem do julgamento. Não dê atenção a elas e refugia-te no teu interior, pacifique teu coração.
Investigue através da Psicoterapia.

5934 respostas

26 MAI 2021

Olá! Obrigada por sua participação.
Precisamos avaliar melhor seu caso. Pelo seu relato pode ser que seu organismo não esteja funcionando adequadamente e seja um dos fatores que esteja te impedindo de sentir essas emoções. Busque um profissional da psicologia que se identifique. Ele poderá te orientar melhor sobre o seu caso e possivelmente te encaminhar para tomar medicamentos.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Um grande abraço,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

26 MAI 2021

Olá Umaadolescentequalquer! Grato por escrever. Ainda que você faça uma pergunta, teu texto indica outra questão: Por que as emoções são vivenciadas por você de forma indireta, secundária?
Certamente há repressão, direcionamento que você se acostumou a fazer, que precisa ser decodificado, para ser transformado em caminho harmônico, natural, espontâneo de expressar emoções. Vamos redirecionar e amadurecer.
Será importante você trabalhar isso em caminhada científica com psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes: façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a saúde quanto para a economia, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8769 respostas

26 MAI 2021

Olá,
emoções são muito mais que tristeza e alegria, sentir culpa, raiva e frustração é sentir emoções. Mas o que me parece é que você está se culpando por não apresentar um comportamento dito pelo os outros com o ideal. A psicoterapia é um processo que vai ajudá-lo(a) a reconhecer melhor as suas emoções e também a respeita-las. Chorar é uma reação fisiológica do nosso corpo, observe esse seu "basta eu querer", provavelmente ele deve está ligado a algo, mesmo que não seja emoções negativas.
Um abraço,
Letícia de Paulo CRP-04/59677

Letícia de Paulo Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

51 respostas

25 MAI 2021

Olá!
Emoções não apenas tristeza e alegria. Quando você relata que ficou mal, e sentiu culpa e raiva por não conseguir chorar, você está sentindo suas emoções.

Letícia de Paulo Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte