Quero me separar e falta coragem!

Feita por >Adriana · 28 mar 2023 Separação

Sou casada há 32 anos. Considero meu marido um homem do bem mas quando brigamos ele se transforma completamente. Bebe, algumas vezes quebrou objetos em casa, agrediu nossos animais de estimação, me expulsa do quarto de casal. Já despediu a empregada doméstica como forma de me punir. Recontratei e ele sempre usa a possibilidade de demissão como uma forma de barganhar a reconciliação .A razão pela qual sempre brigamos é que, segundo ele, não lhe dou a atenção (sexual , principalmente) merecida e sou ríspida. Não nego. Tenho uma certa repulsa por ele, justamente pelo comportamento agressivo e pouco maduro. Toda vez que penso em sair de casa (chego até ver imóvel para locação) me dá um medo absurdo da solidão, causa insônia e até náuseas. Como enfrentar esta situação?

A melhor resposta 30 MAR 2023

Olá Adriana, espero que esteja tudo bem com você.

Talvez esses sentimentos que descreve, como "medo da solidão, insônia, e náuseas", não estejam totalmente vinculadas com o fato da separação em si, mas sim com o fato de ter que encarar algo novo, realmente novo, que vai exigir uma reestruturação radical em sua vida, em sua rotina e em seus hábitos. Antes de tomar alguma decisão, é muito importante que você entre em contato com teus sentimentos para compreender em detalhes o que você realmente deseja para sua vida. Se não houver mais nenhuma possibilidade de mudança, de diálogo com seu marido, de vocês evoluírem o relacionamento para outro nível, talvez você precise realmente se organizar para iniciar essa mudança que se apresenta em seu horizonte. Mas para que você chegue as suas próprias conclusões no que diz respeito as suas possíveis escolhas, realmente é necessário mergulhar um pouco dentro de você para entender quais suas reais motivações e aspirações. Neste sentido, um acompanhamento com um profissional de Psicologia pode ser muito útil neste momento. Através deste acompanhamento, em um espaço privado, você terá oportunidade de entrar em contato com teus sentimentos, e se organizar par tomar as melhores decisões em sua vida, pensando muito em seu bem estar mental e emocional, e em seu desenvolvimento futuro. Busque iniciar um acompanhamento psicoterapêutico com esse profissional, para receber o auxilio necessário para compreender seu momento atual, e quais as possibilidades dentro do contexto que está vivendo. Com certeza você terá mais chances de optar por escolhas que te deem tranquilidade, e possam realmente trazer os novos sentimentos que está buscando, deixando os antigos, que tem te causado dor, para trás.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

936 respostas

4 ABR 2023

Adriana primeiramente te aconselho a buscar uma psicoterapia para entender suas travas e seus momentos!
Te espero no meu instagram e youtube me acompanhe por la Psicologa Natalia Martins

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

29 MAR 2023

Oi Adriana
Precisam aprofundar o diálogo e compreender o que está havendo com os dois...
São normais os conflitos, fazem parte do processo de crescimento, prém, precisam ser tratados e resolvidos;
Há uma série de coisas acontecendo e que não são gratuitas:
Com ele: Fica bravo quando briga; bebe; se torna violento, agride, insatisfação no relacionamento sexual
Com voce: Fica brava quando briga; ríspida, tem repulsas no relacionamento sexual.
todas estas coisas precisam ser conversadas, dialogadas, expressar sentimentos referentes a estes.
Não dá nem para pensar em romper, antes de voces conversarem sobre estas coisas... se quiserem que as coisas mudem com cada um, pouco importa se ficarem juntos ou não.
Qual o seu grau de dependência dele? Voce trabalha? Tem filhos? ... isso são questões para serem analisadas
Para um bom encaminhamento, tanto para solucionar e continuarem juntos ou para separar faça Psicoterapia para uma compreensão e segurança nas escolhas e decisões.
Abraços

5912 respostas

29 MAR 2023

Olá Adriana! Obrigado por escrever. Um primeiro passo para organizar as coisas e construir a melhor forma de lidar com a questão, você já deu: escrever aqui. Com trinta e dois anos de casamento, relato de convivência de repetidos conflitos, pode-se ponderar busca das melhores modificações possíveis. A princípio, não precisamos partir de duas ideias: separação e coragem. Desses dois qualificativos, você direciona para solidão insônia e náusea.
Será importante uma avaliação feita com você e um de nós, psicólogos, para que se construa as melhores soluções.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis, a imensa maioria dos líderes endinheirados das religiões, são desonestos, tendo o deus dinheiro e não a ajuda aos mais pobres como intenção. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8757 respostas

29 MAR 2023

Olá, Adriana
Eu sinto muito que você esteja passando por essa situação. Imagino o tamanho do medo que dê passar por esse processo de divórcio, afinal não sei há quanto tempo vocês estão juntos, mas se trata do início de uma nova vida, e tudo que é novo assusta mesmo, já que não nos é algo familiar.
Acompanhei alguns casos de mulheres que desejavam passar por uma separação e não conseguiam fazer isso sozinha, mas com o auxílio de um acompanhamento terapêutico isso foi mais possível, uma vez que a pessoa não se sente mais tão só e sabe que tem alguém para contar como suporte que encoraja e ao mesmo tempo busca acolher e compreender todos os sentimentos vividos nesse momento delicado. Por isso essa é a minha sugestão para ti, acho que pode ser muito rico.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

29 MAR 2023

Sinto muito que você esteja passando por essa situação difícil em seu casamento. É compreensível que você se sinta presa em um relacionamento onde há comportamentos agressivos e manipuladores.

É importante que você saiba que não é responsável pelas ações de seu marido, e que o comportamento dele é inaceitável e prejudicial para você e seus animais de estimação. Não é saudável viver em um ambiente de tensão e medo constante.

Se você está considerando deixar seu casamento, é importante pensar cuidadosamente em suas opções e fazer um plano para sua segurança e bem-estar. Você pode considerar buscar a ajuda com um psicólogo, se você está tendo dificuldades para lidar com seus sentimentos e resolver problemas no relacionamento e sugiro também uma conversa com um advogado para obter orientação sobre suas opções e como proceder.

Além disso, é importante lembrar que você não precisa enfrentar essa situação sozinha. Existem recursos disponíveis, como linhas de apoio e grupos de suporte para vítimas de violência doméstica. Considere procurar esses recursos para obter ajuda e orientação durante este momento difícil.

Lembre-se de que você merece viver em um ambiente seguro e saudável, e que não está sozinha nessa jornada.

Se precisar de ajuda através da psicoterapia, fico a disposição.

Naiara Nadir Trichez Psicólogo em Joinville