Falta coragem de terminar

Feita por >Fadinha · 25 mai 2022 Dependência emocional

Estou morando junto a quase dois anos. Temos uma relação saudável, mas ele está desempregado e por muito tempo aceitei a situação, e hoje isso virou uma cobrança muito grande em ele arrumar emprego. Desde o começo do ano vivemos em conflitos por conta disso. Ele envia alguns currículos e só e já tentamos nos separar e nunca conseguimos e voltamos a estaca zero. Cansei de cobrar e perguntar se ele está enviando currículo, e muitas vezes eh dez da manhã e ele está no computador desde as oito em jogo on-line. Estou cansada desse dilema. Vejo que justifico muito pra mim mesma q ele não consegue emprego como “o mercado está difícil” mas também vejo que está mais difícil pra quem pouco procura. Já tentamos nos separar e dar um tempo, e via isso como um choque de realidade, mas não mudou muita coisa. Ele continua mandando mas sem muito esforço. Não gostaria que o relacionamento acabasse só que estou exausta de viver empacada na vida a dois e enfrento meu próprio dilemas em não querer um novo relacionamento. Mas entendo que a situação só pode mudar com uma ação dele porque eu não tenho ação nisso. Faço terapia.

A melhor resposta 27 MAI 2022

Olá Fadinha.
O diálogo sincero é o melhor caminho, mas também a ação é muito importante. Já conversou com ele sobre a possibilidade de ele também fazer terapia para tratar desse assunto? Se continuarem agindo da mesma forma obterão os mesmos resultados. "Começar a trabalhar antes de arrumar um emprego" é uma forma de gerar renda extra para talvez investir em reciclagens, cursos, atividades físicas e ter outras perspectivas e projetos. Sair do comodismo e ir a campo, conhecer pessoas é um caminho que poderá ajudar na motivação e gerar ânimo. Espero tê-la ajudado. Fico à disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

26 MAI 2022

Você já sabe o que quer. Sabe que a situação não vai mudar, pois a motivação dele não é muito para procurar emprego e é possível que isso não mude.
Você é independente, pois assume as despesas e não há nada que te impeça de tomar a atitude pra mudar essa situação definitivamente

Aline Tavares Guerreiro Psicólogo em Rio de Janeiro

13 respostas

26 MAI 2022

Oii Fadinhaa!!
Que feliz que você faz terapia! É importante levar essa angústia para lá e expressar sobre seus sentimentos quanto ao relacionamento, o que faz com que você continue com ele, o que faz com que você queira se separar... Compreender os limites da relação, as suas expectativas, as suas frustrações...
Ponderar as diversas facetas desse relacionamento é importante para você tomar uma decisão consciente sobre o que está acontecendo!!
É nítida a sua insatisfação!
Um abraço!

Marina Heluy Máximo Marques Psicóloga Psicólogo em Varginha

41 respostas

26 MAI 2022

Oi Fadinha...
Não é suficiente estar fazendo terapia...
Precisa saber mais profundamente sobre si mesma, precisa saber como você funciona, como a sua mente funciona, como ela se organizou para enfrentar a realidade da vida, como se relaciona, como age, como reage, como ama....
Precisa se autenticar, precisa ser uma mulher autêntica e garantir ser valor para si mesma. Só assim atrairá pessoas de valor, escolherá companhias que tenham a mesma conexão contigo. Você está fazendo parte de uma faixa de pessoas que sente falta de companhia, mas escolhe pessoas que, por suas carências, simplesmente se grudam a você e as mantêm inoperantes.
Resolva suas dependências... em consequência, vai escolher ficar sozinha para se curar e assim possibilitar que ele também resolva a si mesmo.
Precisa de Psicoterapia de Autenticação
Abraços... tudo se resolverá.

5943 respostas

26 MAI 2022

Olá Fadinha! Obrigado por escrever. Parece que vocês estão morando junto e com dois anos de conhecimento e convivência, as diversas filosofias, se tornam mais claras. Antes de morar junto, o namoro clássico apresenta essa função.
Outros dados como idade de vocês, formação escolar, experiência profissional, poderiam contribuir muito para análises mais específicas e pontuais.
Quem procura trabalho geralmente encontra, quem procura "o emprego", experimenta maior dificuldade. Quem fica em jogos, se distancia da vida real.
Separar pode ser de diversas coisas ou dimensões. Por exemplo: ele pode se separar dos jogos online, ele pode separar-se da ideia de mandar currículo de se aproximar da ideia de candidatar-se a trabalhos, simples, com vagas concretas, ele pode se separar da ideia de estar jogando das vinte horas até as oito horas. Enfim, há muitas separações que podem ocorrer antes da ideia de separar uma pessoa da outra.
É preciso disciplina, firmeza, constância.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes - A maioria dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos líderes religiosos, querem é dinheiro - são falsos, atores, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Seja ponderado com a máscara, destrua criadouros de mosquitos. Enriqueça o afeto, mas evite aglomerações.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.